Caetano Veloso

Caetano Veloso

Profissão : Cantor / Compositor
nascimento : 7 agosto 1942
idade : 72 anos
signo astrológico : Leão
País : Brasil

últimas notícias de Caetano Veloso

  • , Quarta-feira 24 setembro 2014, 14:36

    Foto reportagem

    Caetano Veloso concorre na categoria geral do Grammy Latino com melhor música

    Caetano Veloso concorre na categoria geral do Grammy Latino com melhor música

    Caetano Veloso vai representar o Brasil na categoria geral da próxima edição do Grammy Latino, que acontecerá no dia 20 de novembro, em Las Vegas. O cantor é o único representante do país concorrendo com músicos de todo o mundo. Confira a lista completa aqui. A música "A Bossa Nova é Foda", do...

    • 6
  • , Terça-feira 26 agosto 2014, 10:23

    Foto reportagem

    Caetano Veloso e Vera Fischer prestigiam show de samba, no Rio de Janeiro

    Caetano Veloso e Vera Fischer prestigiam show de samba, no Rio de Janeiro

    Vera Fischer curtiu a noite desta segunda-feira (25) no lançamento do álbum Bossa Negra, de de Diogo Nogueira e Hamilton de Holanda. O show aconteceu no Theatro NetRio, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Vera foi simpática com os fotógrafos e posou sorridente para as câmeras. Caetano...

    • 7

Biografia de Caetano Veloso

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, ou simplesmente Caetano Veloso, é um músico, compositor, arranjador e escritor, famoso por ter feito muitas canções de sucesso, como "Alegria, alegria". Internacionalmente conhecido, é considerado um dos maiores artistas da música brasileira. Nascido em uma das cidades mais antigas do país, o município baiano de Santo Amaro, que depois ficou conhecido como Santo Amaro da Purificação, em 7 de agosto de 1942, é o quinto dos oitos filhos do funcionário público dos Correios, José Teles Velloso, falecido em 1983, e de Claudionor Viana Teles Velloso, a centenária dona Canô, nascida em 1907.

Na adolescência, influenciado pelo movimento da Bossa Nova e declaradamente pelo estilo de João Gilberto, pela música de Luiz Gonzaga, assim como pelos ritmos da região do Recôncavo Baiano, como o samba de roda e as cantigas do candomblé, desistiu de trabalhar com cinema e começou a pensar em seguir uma trajetória musical. É em 1960, quando se muda com a família para Salvador, que Caetano começa a viver mais intensamente a experiência artística: escreve críticas de cinema para o "Diário de Notícias", na seção de filmes do jornal dirigida por Glauber Rocha, e começa a tocar em bares ao lado da irmã, a cantora Maria Bethânia. Três anos depois, conhece Gilberto Gil, Gal Costa (ainda Maria da Graça) e Tom Zé, e realiza seu primeiro trabalho musical assinando a trilha sonora das peças "A Boca de Outro", de Nelson Rodrigues, e "A Exceção e a Regra", de Bertolt Brecht, montagens do diretor baiano Álvaro Guimarães.

Em 1964, ao lado dos novos companheiros, participa dos eventos de inauguração do Teatro Vila Velha, dentre os quais o show "Nós, Por Exemplo", lançando um novo tipo de estrutura de espetáculo musical que se consolidaria pouco tempo depois. No ano seguinte, Maria Bethânia é convidada a substituir a cantora Nara Leão no show "Opinião", no Rio de Janeiro, e Caetano também se muda para a cidade. Lança seu primeiro compacto simples, que trazia duas músicas: "Cavaleiro" e "Samba em Paz". Ainda no ano de 65, conhece, enfim, João Gilberto, e participa do espetáculo "Arena Canta Bahia", dirigido por Augusto Boal, e apresentado no Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC, em São Paulo.

A década de 60 ainda traria muitos acontecimentos na vida de Caetano. Em 1967, apresenta "Alegria, Alegria", no terceiro Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record, acompanhado do conjunto argentino "Beat Boys", juntamente com Gil, que apresenta o clássico "Domingo no Parque", ao lado do grupo "Os Mutantes", banda formada por Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Rita Lee. Naquele momento, o movimento tropicalista, inspirado na filosofia antropofágica do Modernismo brasileiro, já propagava a necessidade de uma arte brasileira autêntica. O marco da geração é o lançamento do disco "Tropicália ou Panis et Circencis", em 67.

O momento político tenso e agravado em 1968 pelo decreto do Ato Institucional Nº5 ou AI-5, faz com que Caetano seja preso em 69 e parta para o exílio político em Londres, onde se aproxima ainda mais de Gil e do compositor Jorge Mautner, ambos também exilados na cidade. Antes da partida, Caetano deixa as bases de voz e violão do próximo disco, "Caetano Veloso", que receberam o arranjo de Rogério Duprat. De Londres, envia canções a grandes intérpretes brasileiros, como Gal Costa, Maria Bethânia, Elis Regina, Erasmo Carlos e Roberto Carlos. Um marco da década de 70 foi o lançamento do LP "Caetano e Chico juntos e ao vivo", em 72, com músicas de Chico Buarque cantadas por Caetano e vice-versa, depois de três anos de exílio. Em 1976, Caetano, Gil, Gal e Bethânia se encontram novamente. Dez anos após o lançamento do show "Nós, Por Exemplo", os "Doces Bárbaros" estreiam no Anhembi, em São Paulo, para comemorar uma década de carreira solo dos componentes.

No início da década de 80, lança o álbum "Outras palavras", com grandes sucessos da carreira, como "Lua e Estrela", e conquista o primeiro disco de ouro. A parceria com Chico Buarque, iniciada ainda nos anos 60, continua: em 86, estreia na TV Globo o programa mensal "Chico e Caetano", em que os dois artistas interpretaram músicas do repertório e receberam como convidados grandes nomes da música internacional, a exemplo do compositor e instrumentista argentino, Astor Piazzolla, e do maestro Tom Jobim.

No final de década conquista dois prêmios, Shell e Sharp, ambos no mesmo ano de 89. Artisticamente, a carreira de Caetano se diversificou bastante. Nos anos 90, escreve o livro "Verdade Tropical" (1997) e ganha a categoria MPB do Video Music Brasil, em 1998. Depois conquista o melhor álbum e melhor álbum de MPB por "Livro", no Grammy e no Grammy Latino, respectivamente, em 2000. Recebeu ainda o Prêmio Multishow de melhor cantor em 2001 e, dois anos depois, canta na cerimônia do 75º Oscar. Caetano Veloso seguiu, paralelamente, escrevendo artigos para jornais e revistas e compondo trilhas para cinema e tendo muitas das suas canções inseridas em grandes obras da sétima arte.

Depois de ter sua música na cena final do filme "A Flor do Meu Segredo" (1994), de Pedro Almódovar, o diretor espanhol convidou o compositor a cantar no set "Cucurrucucú Paloma", no filme "Fale com Ela". Caetano compôs ainda para "Tieta do Agreste"(1996), de Cacá Diegues, e dirigiu trilhas sonoras, a exemplo de "O Coronel e o Lobisomem" (2005), "O Bem Amado" (2010) e "Reis e Ratos" (2012).

Em 2006, com influências do rock, lança o álbum "Cê" e o CD e DVD "Zii E Zie - MTV - Ao Vivo, em 2010. No ano seguinte, emplaca mais um álbum, "Caetano e Maria Gadú - Multishow - Ao Vivo", e segue em turnê com a cantora. Produz e dirige ainda o CD e o show, "Recanto", em 2011, que marca o retorno de Gal Costa ao cenário musical.

Caetano foi casado duas vezes. O primeiro casamento foi com Dedé Gadelha, em 1967. Com ela teve dois filhos: Moreno, em 1972, e Júlia, que nasceu em 79, mas faleceu dias depois. Em 1986, já separado de Dedé, se une à atriz e produtora Paula Lavigne, com quem ficou casado 19 anos. Com Paula teve dois filhos: Zeca e Tom, nascidos em 1992 e 1997, respectivamente. Caetano é avó de Rosa e José, filhos do seu primogênito, o músico Moreno Veloso.

Caetano Veloso em fotos

relacionadas a Caetano Veloso

  • Chico Buarque

    nome : Chico Buarque
    Profissão : Cantor
    nascimento : 19 junho 1944
  • Di Ferrero

    nome : Di Ferrero
    Profissão : Cantor / Compositor
    nascimento : 11 junho 1985
  • Marcelo D2

    nome : Marcelo D2
    Profissão : Cantor
    nascimento : 5 novembro 1967
  • Allyson Castro

    nome : Allyson Castro
    Profissão : Cantor
    nascimento : 12 Outubro 1979
  • Maria Gadú

    nome : Maria Gadú
    Profissão : Cantora
    nascimento : 4 dezembro 1986
  • Lulu Santos

    nome : Lulu Santos
    Profissão : Cantor / Compositor
    nascimento : 4 maio 1953
  • Carlinhos Brown

    nome : Carlinhos Brown
    nascimento : 23 novembro 1962
  • Elba Ramalho

    nome : Elba Ramalho
    Profissão : Atriz / Cantora
    nascimento : 17 agosto 1951
  • Regina Casé

    nome : Regina Casé
    Profissão : Atriz / Produtora
    nascimento : 25 fevereiro 1954

Principais notícias de Caetano Veloso

  • , Terça-feira 25 dezembro 2012, 10:56

    Foto reportagem

    Morre, aos 105 anos, Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, na Bahia

    Morre, aos 105 anos, Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, na Bahia

    Claudionor Viana Teles Veloso, também conhecida como Dona Canô, mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia, morreu nesta terça-feira (25), dia de Natal. Ela tinha 105 anos e faleceu em casa, na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano. O velório do corpo de Dona Canô será...

    • 5
  • , Segunda-feira 30 dezembro 2013, 16:18

    Foto reportagem

    Caetano Veloso está namorando a médica Luana Moussallem, de 38 anos

    Caetano Veloso está namorando a médica Luana Moussallem, de 38 anos

    Caetano Veloso está namorando a médica de 38 anos, Luana Moussallem, segundo o colunista Ancelmo Gois, do jornal "O Globo". O casal foi visto no último sábado (28) no espetáculo "Elis, A Musical", no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. O cantor vai passar o Réveillon...

    • 8
  • , Domingo 10 fevereiro 2013, 14:28

    Foto reportagem

    Nova namorada de Caetano Veloso é a comissária de bordo Emily

    Nova namorada de Caetano Veloso é a comissária de bordo Emily

    A identidade da morena, com quem Caetano Veloso trocou beijos no show de Luiz Caldas, no último dia 6, foi revelada. Emily nasceu na Bahia, é comissária de bordo e já morou em Londres. A baiana está na casa dos 30 e poucos anos e é íntima da família do cantor. As informações são da coluna...

    • 5
  • , Quarta-feira 4 setembro 2013, 19:28

    Foto reportagem

    Caetano Veloso é tema musical de beijo gay na TV da Argentina

    Caetano Veloso é tema musical de beijo gay na TV da Argentina

    Caetano Veloso foi a trilha musical escolhida pela emissora El Trece, da Argentina, para o primeiro beijo de Guillermo e Pedro na novela "Farsantes". A música escolhida pela produção da trama foi "Pecado", gravada em espanhol pelo cantor no final da década de 90. A cena foi pauta de todos os...

    • 5
  • , Segunda-feira 9 setembro 2013, 17:59

    Foto reportagem

    Caetano Veloso aproveita dia livre para relaxar e mergulhar em praia do Rio

    Caetano Veloso aproveita dia livre para relaxar e mergulhar em praia do Rio

    Caetano Veloso aproveitou o dia de folga ensolarado desta segunda-feira (9) para ir à praia do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Usando bermuda rosa no estilo surfista, Caetano, de 71 anos, chegou ao local e relaxou durante a tarde sentado na cadeira e de olhos fechados, sem deixar de se...

    • 8

Últimas notícias de
Caetano Veloso

Voltar para as notícias dos famosos

+ Lidas de
Caetano Veloso