Biografia
- Nascimento : 17 de junho de 1966, Palmares, Pernambuco
- Idade : 58 anos
- Signo : Gêmeos
- País : Brasil
Sikêra Júnior é um apresentador de telejornal brasileiro conhecido por sua personalidade e comentários polêmicos. Desde 2020 apresenta o telejornal "Alerta Nacional" na RedeTV!.
Em fevereiro de 2023, Sikêra é internado em UTI por conta de uma otite bacteriana severa em hospital de Manaus, no Amazonas. Por não ser um paciente quieto, a equipe médica optou pela sedação.
Nascido José Siqueira Barros Júnior em 17 de junho de 1966 na cidade pernambucana de Palmares, Sikêra ingressou no rádio aos 14 anos na sua cidade natal. Depois, migrou para outras emissoras até chegar à TV Alagoas em 2000 como repórter.
Em 2012 passou a apresentar o programa "Plantão Alagoas". Quatro anos depois ganhou notoriedade ao desejar na TV que usuários de maconha mereciam morrer até o Natal e ele ser vítima de um ataque cardíaco um pouco depois.
Já em 2018, migrou para a afiliada da RedeTV! em João Pessoa para apresentar o "Cidade em Ação". No ano seguinte, trocou a Paraíba pelo Amazonas e se tornou âncora do "Alerta Amazonas", da TV A Crítica, igualmente afiliada da RedeTV!.
Em janeiro de 2020 o programa se torna nacional e ganha o novo título. Sikêra também já mostrou seu lado ator no filme "Exterminadores do Além contra a Loira do Banheiro".
Na carreira, Sikêra reúne polêmicas por conta de suas falas racistas, machistas, misóginas e homofóbicas. Durante a pandemia de Covid-19, defendeu o uso da cloroquina. Em 2020, chegou a contrair a doença.
Em parelelo às polêmicas foi indicado ao Troféu Imprensa de Melhor Apresentador de Jornal em 2021.