"Terra e Paixão" contará com muitas reviravoltas graças ao retorno de Agatha (Eliane Giardini) à Nova Primavera. Em breve, o público da novela das 9 da Globo ficará sabendo de um grande segredo escondido pela mãe de Caio (Cauã Reymond), que fará todos deixarem para trás o ar de vítima que a ex-esposa de Antônio (Tony Ramos) apresentou ao fazer sua estreia no folhetim de Walcyr Carrasco.
De acordo com informações da colunista Carla Bittencourt, do Notícias da TV, divulgadas neste sábado (12), nos próximos capítulos, descobriremos que a mulher abandonou Gentil (Flavio Bauraqui) e o seu filho, Jonatas (Paulo Lessa), por interesse no dinheiro do grande produtor rural da região.
Gentil deverá contar ao filho que sua ex ficou preocupada quando engravidou do rapaz, pois nenhum deles tinha dinheiro o suficiente para criar uma criança, em cenas previstas para serem exibidas a partir do dia 23 de agosto.
Logo mais, veremos um flashback da ex-presidiária conhecendo o pai de Caio no bar de Cândida (Susana Vieira). A moça, que na época trabalhava como garçonete no estabelecimento, chamará a atenção do fazendeiro. O personagem de Flavio Bauraqui será responsável por narrar o passado da personagem.
"Agatha veio de longe tentar a vida na cidade... Era nova, não conhecia nada... Tinha uma prima distante que trabalhava no bar da Cândida e ajudou... Ela não era como a prima, como as meninas do bar, que se vendiam por dinheiro", afirma.
"Cândida se afeiçoou a ela, eram quase que como mãe e filha... Tinham uma ligação que eu nunca vi, porque Agatha, antes de vir para cá, tinha ido a um convento... Desistiu de ser freira, mas possuía aquela qualidade angelical... Cândida viu isso e a protegeu. Agatha ajudava com as coisas do bar, mas era só...", seguirá.
Depois, o pai de Gentil contará para ele que Agatha desapareceu durante a gravidez e voltou já segurando o bebê nos seus braços. Ela, naquele tempo, alegou que teve o neném em uma casa que ampara mulheres grávidas e justificou sua decisão de não dar luz ao menino em Nova Primavera.
"Eu te amo muito, Gentil. Mas tenho planos mais altos. Agora que o menino nasceu, eu vou ter minha oportunidade... Estou conhecendo um homem muito rico, Gentil", explicou.
"Passei a vida toda sem dinheiro, Gentil. Sem nada, só olhando o que as pessoas têm e pensando: 'Quando é que vou ter, quando é que vou ter?'. Gentil, vou deixar esse menino com você. Cuida dele, Gentil. Não cuidei ainda, mas queria que se chamasse Jonatas. É um nome da Bíblia, vai ser bom. Eu quero outro destino", anunciará Agatha no flashback.
Então, também será mostrado como a mulher quebrou o coração de Gentil ao revelar que precisava deixá-lo para poder ter a chance de uma vida melhor. O pai de Jonatas conta para o filho que descobriu onde a ex estava trabalhando e tentou conquistá-la de volta. Em resposta, Agatha disparou: "Eu te amo. Mas amo mais a vida que quero ter. Aconteceu... O homem que eu esperava! O homem que eu sonhava".
Gentil explica para Jonatas que, em seguida, descobriu que ela tinha se casado com Antônio e revela que eles nunca mais se falaram desde então.