'BBB 24': Yasmin Brunet tem lipedema? Saiba o que é a doença e entenda como ela pode afetar o dia a dia
Publicado em 31 de janeiro de 2024 17:04
Por Maria Luisa Pimenta | Reality show e TV
Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos.
Yasmin Brunet afirmou que tem lipedema, doença que ainda é pouco conhecida mas que atinge muitas mulheres. Entenda melhor!
Yasmin Brunet tem lipedema? Modelo confessa que lida com doença no dia a dia Lipedema, doença que Yasmin Brunet confessou ter, causa dores nas regiões com acúmulo de gordura Yasmin Brunet revela que precisará fazer cirurgia por causa de lipedema Yasmin Brunet revela que tem lipedema em conversa no 'BBB 24' Yasmin Brunet fala sobre lipedema no 'BBB 24'
Veja + após o anúncio

No 'BBB 24', Yasmin Brunet confessou que tem lipedema. Durante uma conversa na casa, ela explicou que lida com a doença e que, inclusive, precisará fazer cirurgia por conta disso. Mas afinal, o que é lipedema? Entenda o que é essa condição e como ela pode afetar o dia a dia de quem a possui.

O que é lipedema?

O lipedema foi caracterizado como doença apenas em 2022, mas a verdade é que ele atinge cerca de 10% das mulheres brasileiras. Segundo a cirurgiã vascular Dra Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, o lipedema é uma condição marcada pelo acúmulo de tecido gorduroso nos membros. As áreas mais afetadas costumam ser as coxas, culotes, quadris e pernas.

"Frequentemente, a paciente com lipedema passa a vida como uma 'falsa magra', isto é, magra da cintura para cima, mas com pernas grossas. Muitas vezes, acredita que esse é o padrão de corpo familiar, já que o lipedema realmente pode afetar várias mulheres da família, então não pensa que pode ser um problema. E, como até pouco tempo o lipedema não era considerado uma doença, a literatura científica sobre seus mecanismos ainda é muita escassa", explicou.

Como o lipedema é uma doença relativamente 'nova' na literatura, acaba sendo difícil encontrar um diagnóstico rápido. Além disso, é comum que o lipedema seja confundido com outras doenças, como obesidade e celulite.

Lipedema impacta no dia a dia

O acúmulo de gordura nos membros vai além de uma questão estética e traz diversos impactos no dia a dia da pessoa que sofre com essa condição. O principal deles é a dor ao toque. "Não é incomum que a portadora de lipedema estranhe ao se submeter a uma drenagem linfática ou massagem relaxante, já que experiência, que deveria ser agradável, geralmente é acompanhada de dor e sensibilidade ao toque", explica a Dra Aline Lamaita.

A especialista explica ainda quais são os outros sintomas do lipedema. O acúmulo de gordura desproporcional nas regiões citadas anteriormente é um deles. Além disso, é comum encontrar a presença de nódulos. "Fique atenta também à evolução desses nódulos: se eles crescerem, o tamanho das pernas aumentar e a pele começar a dobrar, como se fosse flácida, provavelmente trata-se de lipedema", orientou a Dra Aline.

Outro ponto importante é que a gordura é muito mais difícil de ser eliminada. "O grande problema é que a gordura do lipedema é doente, e frequentemente, não reduz somente com hábitos básicos como dietas e prática de atividade física. Esse deve ser outro sinal de alerta para buscar ajuda profissional", esclarece.

Qual é o tratamento do lipedema?

Muitas pessoas acreditam que a lipoaspiração é o principal tratamento para lipedema. Dra Aline Lamaita explica que ela pode realmente ser útil, mas não é a principal medida em todos os casos. "Não basta apenas retirar essa gordura, pois não se trata simplesmente de um acúmulo de gordura qualquer. O lipedema é uma doença sistêmica, então somente fazer uma lipoaspiração não resolve", explica. "Em casos mais iniciais, somente o tratamento clínico pode ser suficiente para controlar a doença. Quando isso não acontece, a lipoaspiração pode ser indicada, assim como nos casos mais graves da doença, em que há limitação do movimento", afirma a especialista.

O tratamento de lipedema deve ser realizado em conjunto com um cirurgião vascular, endocrinologista, nutricionista e fisioterapeuta, sendo que, em determinados casos, ortopedistas e cirurgiões plásticos também podem ser necessários. Dra Aline dá algumas dicas de como o lipedema pode ser controlado.

"Mudanças no estilo de vida com adoção de uma alimentação anti-inflamatória e prática regular de atividade física são estratégias importantes para controlar a evolução do lipedema. Mas outras medidas devem ser adotadas, como uso de meias de compressão e medicamentos e realização de sessões de fisioterapias, tratamentos vasculares e até lipoaspiração para retirada do tecido doente", explica.

Sobre
Palavras-chave
BBB BBB 24 Entretenimento Famosos brasileiros Reality Show TV TV Globo
Tendências
Todos os famosos
Top notícias BBB 24
Últimas Notícias
Larissa Manoela se revolta ao ser chamada de 'baixinha' e web reage: 'Precisa desse drama todo?'
Larissa Manoela se revolta ao ser chamada de 'baixinha' e web reage: 'Precisa desse drama todo?'
26 de abril de 2024
Polêmica sobre contrato, briga por testamento e mais: veja intenso desabafo de Florinda Meza sobre herança de Roberto Bolaños
Polêmica sobre contrato, briga por testamento e mais: veja intenso desabafo de Florinda Meza sobre herança de Roberto Bolaños
26 de abril de 2024
Últimas Notícias