Biógrafo lança livro sobre briga judicial travada com Roberto Carlos
Publicado em 20 de maio de 2014 16:01
Por Purepeople
Paulo Cesar de Araújo, o autor da biografia "Roberto Carlos em detalhes", que foi vetada pelo cantor após uma briga judicial, lança o livro contando a sua saga terminada no engavetamento da obra em 2007, por ordem da Justiça. À época, Roberto entrou com uma ação contra o jornalista para vetar a venda do livro, que falava sobre a sua vida pessoal e carreira, e venceu o processo, que se baseou na legislação em vigor. Paulo é o autor do novo livro "O réu e o rei - Minha história com Roberto Carlos, em detalhes", que narra a saga da briga entre ele e Roberto Carlos nos tribunais e como aconteceu os encontros dos dois. Nele, o jornalista conta que durante uma audiência um juiz pediu à Roberto que autografasse um álbum levado por ele e tirasse uma foto. O livro é publicado pela Companhia das Letras, editora com a qual o jornalista tem contrato desde 2009. Segundo o jornal, o novo livro de Paulo foi mantido em segredo para se afastar de mais polêmicas que surgiram depois que um debate sobre a
Roberto Carlos
Roberto Carlos volta a ser alvo de jornalista que escreveu biografia não autorizada: 'Oportunismo', disse o empresário do cantor ao jornal 'O Globo' sobre novo livro contando sobre a briga judicial de Roberto e biógrafo
Roberto Carlos disse que é a favor de biografia não autorizada desde o livro sofra 'ajustes'
Roberto Carlos processou jornalista que escreveu sua biografia; livro foi vetado em 2007
Roberto Carlos entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal, através do seu Instituto Amigo, para interferir em decisões sobre biografias no Brasil
Roberto Carlos lançou a sua própria biografia no final de abril de 2014
Veja + após o anúncio

Paulo Cesar de Araújo, o autor da biografia "Roberto Carlos em detalhes", que foi vetada pelo cantor após uma briga judicial, lança o livro contando a sua saga terminada no engavetamento da obra em 2007, por ordem da Justiça.

À época, Roberto entrou com uma ação contra o jornalista para vetar a venda do livro, que falava sobre a sua vida pessoal e carreira, e venceu o processo, que se baseou na legislação em vigor.

Paulo é o autor do novo livro "O réu e o rei - Minha história com Roberto Carlos, em detalhes", que narra a saga da briga entre ele e Roberto Carlos nos tribunais e como aconteceu os encontros dos dois. Nele, o jornalista conta que durante uma audiência um juiz pediu à Roberto que autografasse um álbum levado por ele e tirasse uma foto.

O livro é publicado pela Companhia das Letras, editora com a qual o jornalista tem contrato desde 2009. Segundo o jornal, o novo livro de Paulo foi mantido em segredo para se afastar de mais polêmicas que surgiram depois que um debate sobre as biografias veio à tona.

De acordo com o jornal "O Globo" desta terça-feira (20), Paulo Cesar poderá voltar a travar uma briga com o Roberto. "Roberto Carlos ainda pode entrar na Justiça contra a publicação. Mas eu espero que ele não faça isso", espera Otávio Marques da Costa, publisher da Companhia das Letras em entrevista ao jornal.

"O ambiente no poder judiciário e também na sociedade me parece muito favorável para que a liberdade de expressão prevaleça", completou ao afirmar que o livro vetado, "Roberto Carlos em detalhes" ainda está com as vendas proibidas.

Já o novo livro, "O réu e o rei" já está com as vendas às portas. A tiragem inicial é de 30 mil exemplares, e 20 mil já chegarão em breve às lojas, podendo ser lançados no Rio e São Paulo ainda nesta terça-feira (20).

Sobre a novidade do livro, o empresário do cantor, Dody Sirena, chamou o anúncio da obra de oportunismo: "Nem eu nem o Roberto Carlos estávamos sabendo disso. É muito oportunismo! Vou ligar agora para o advogado".

Pela nova lei, qualquer pessoa pode impedir uma biografia de ser publicada caso o livro não tenha autorização. O assunto foi levado para o Supremo Tribunal Federal e para o Congresso. Na Câmara dos Deputados, houve uma mudança sobre a nova lei, que descarta a autorização para a publicação de uma biografia. A questão, porém, segue no Senado.

A favor da privacidade, Roberto Carlos voltou atrás ao dizer no "Fantástico" que concordava com a publicação de biografias não autorizadas, desde que os livros sofressem "certos ajustes". "Que não fira a liberdade de expressão e o direito à privacidade", disse o cantor.

Recentemente, Roberto fez um pedido oficial ao Supremo Tribunal Federal para participar, por meio de sua organização, o Instituto Amigo, das discussões referentes à biografias lançadas no Brasil.

Sobre
Roberto Carlos
Roberto Carlos
Roberto Carlos explica 'piti' em show e faz apelo aos fãs: 'Meu negócio não é falar'
21 de julho de 2022 18:29
Todos os itens
Palavras-chave
Música Famosos brasileiros
Sobre o mesmo tema
'Pela primeira vez...': Larissa Manoela faz forte declaração sobre novo livro de Britney Spears e web a compara com cantora. Entenda!
'Pela primeira vez...': Larissa Manoela faz forte declaração sobre novo livro de Britney Spears e web a compara com cantora. Entenda!
31 de outubro de 2023
Enzo Celulari fez fofoca sobre casamento de Sasha Meneghel? Novo motivo da briga entre famosos vem à tona
Enzo Celulari fez fofoca sobre casamento de Sasha Meneghel? Novo motivo da briga entre famosos vem à tona
24 de janeiro de 2024
Notícias similares
Luto em 2024: mortes de famosos como Ziraldo, Dani Li, Zagallo, Quinho do Salgueiro e João Carreiro chocam fãs
Luto em 2024: mortes de famosos como Ziraldo, Dani Li, Zagallo, Quinho do Salgueiro e João Carreiro chocam fãs
7 de abril de 2024
Quem foi Dani Li, cantora que morreu aos 42 anos após uma semana de internação? Conheça carreira da artista
Quem foi Dani Li, cantora que morreu aos 42 anos após uma semana de internação? Conheça carreira da artista
25 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias