Chocolate ou alfarroba? Dicas de expert para escolher a melhor opção!
Publicado em 25 de março de 2018 06:17
Por Purepeople
Conheça os benefícios para a saúde do alimento conhecido como 'chocolate saudável'
Chocolate ou alfarroba? Veja benefícios de cada um
A alfarroba é conhecida como 'chocolate saudável' e enquanto o produto comum tem 23% de gordura, ele tem apenas 0,7%
Tanto o chocolate quanto a alfarroba possuem benefícios, quando consumidos de forma moderada
Você pode substituir o chocolate por alfarroba nas receitas doces
Dr. Theo Webert alerta que o consumo de alfarroba também deve ser moderado: 'O ovo da Páscoa de alforroba não deixa de ser um alimento calórico, portanto seu consumo deve ser moderado. É importante ficar atento também se aos produtos industrializados foram acrescentados açúcar, gordura e outros ingredientes que podem deixar os ovos ainda mais calóricos que o chocolate tradicional'
Chocolate ou alfarroba? Veja qual é a melhor opção no momento de escolher os ovos da Páscoa!
A alfarroba é rica em flavonóis, que combate os radicais livres
O chocolate pode fazer parte da dieta, desde que não haja exageros
O chocolate, derivado do cacau, além do sabor característico, é conhecido por ser um alimento que estimula a produção de serotonina, que é uma substância do cérebro ligada à sensação de prazer e bem-estar além de ser fonte energia
Quando o assunto é doce, é difícil resistir ao chocolate
Veja dicas para consumir o chocolate sem prejudicar a saúde
Veja + após o anúncio

Se você é do tipo que prepara receita fit em casa para aliviar o desejo de comer doce, mas não resiste à tentação dos chocolates, saiba que há outra opção semelhante e de menor caloria! É a alfarroba, também conhecida como carob, apontada como um substituto saudável do tradicional cacau. Para saber mais sobre esse alimento, o Purepeople conversou com o nutrólogo Dr. Theo Webert, que tem pacientes famosos como Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. Confira!

Você sabia? O chocolate tem mais gordura do que a alfarroba

Alimento indispensável na rotina de várias pessoas, inclusive para Sabrina Sato, o chocolate é conhecido por estimular a produção de serotonina, uma substância do cérebro ligada à sensação de prazer e bem-estar, além de ser fonte de energia. De acordo com o nutrólogo, a alfarroba tem ainda mais benefícios: "É uma espécie de vagem e sua polpa é extraída, torrada e moída para obter o pó, que é utilizado em substituição ao cacau por ter um valor nutricional maior, menos gorduras e calorias".

O médico também explica que, em comparação ao chocolate, que tem 23% de gordura, a alfarroba tem em torno de 0,7% de gordura e açúcares naturais. "É rica em polifenóis - antioxidantes que combatem os radicais livres, desaceleram o envelhecimento das células e previnem doenças. Também é um alimento rico em fibras, que regulam o funcionamento do intestino, tem baixo índice glicêmico, e a farinha de alfarroba pode contribuir para a redução dos níveis do colesterol. Outro benefício do alimento é o alto índice de vitaminas, cálcio e ferro".

'É possível preparar pães e bolos com a farinha de alfarroba'

É difícil resistir ao chocolate? Tudo bem, o chocolate, quando consumido de forma moderada, só tem vantagens. No entanto, a alfarroba, além de ser um fruto com muitos benefícios, pode ser usada como farinha na substituição e é uma ótima escolha de alimento para quem está passando por dietas restritivas.

"A farinha de alfarroba também pode ser usada no preparo de alimentos como pães, bolos, biscoitos, tortas e em outras receitas, em substituição à farinha comum. Na indústria, também pode ser encontrada em outros alimentos como em barrinhas e em pó".

'O ovo da Páscoa de alfarroba também é um alimento calórico'

Em datas comemorativas como Páscoa, em que o consumo de chocolate é ainda maior, é preciso ficar atenta para não se perder na substituição. Ainda que seja mais saudável, principalmente para quem sofre de distúrbio alimentar e que deseja perder peso, o consumo de chocolate e alfarroba durante a Páscoa, por exemplo, deve ser moderado, alerta Theo.

"O ovo da Páscoa de alfarroba não deixa de ser um alimento calórico, portanto seu consumo deve ser moderado. É importante ficar atento também se aos produtos industrializados foram acrescentados açúcar, gordura e outros ingredientes que podem deixar os ovos ainda mais calóricos que o chocolate tradicional".

(Por Helena Marques)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Lifestyle Dieta Saúde Bem-estar Beleza & Estilo Boa forma
Sobre o mesmo tema
Como usar calça cargo em visual elegante ou casual na Primavera-Verão? Expert reúne dicas com a peça de roupa
Como usar calça cargo em visual elegante ou casual na Primavera-Verão? Expert reúne dicas com a peça de roupa
3 de novembro de 2023
Mariana Rios revela a verdade sobre namorar ex de melhor amiga: 'Pessoas especiais'
Mariana Rios revela a verdade sobre namorar ex de melhor amiga: 'Pessoas especiais'
11 de outubro de 2023
Notícias similares
Home spray: 3 opções para deixar o ambiente mais cheiroso e aconchegante!
Home spray: 3 opções para deixar o ambiente mais cheiroso e aconchegante!
22 de fevereiro de 2024
3 motivos para comprar um kindle ao invés de um tablet para a leitura
3 motivos para comprar um kindle ao invés de um tablet para a leitura
7 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias