Cabelos bonitos no verão! 7 dicas para cuidar dos fios no calor
Publicado em 29 de novembro de 2018 19:02
Por Purepeople
Os cabelos merecem um cuidado especial no verão! Com tantos banhos de mar, piscina e exposição solar em excesso, é natural que os fios fiquem mais ressecados, não importa o seu tipo de cabelo. Para driblar - e evitar! - a falta de brilho e a quebra, a dermatologista Camila Marçal, do Instituto da Pelle Madureira, listou dez dicas para você aproveitar a estação mais quente do ano sem prejudicar as madeias!
Confira 7 dicas para cuidar do cabelo no verão!
Leave-in e cremes com FPS protegem o cabelo do sol durante o verão
Em casa, hidratar o cabelo com máscaras, ampolas e óleos vegetais é fundamental
Para manter a saúde dos cabelos no verão, a dica é apostar em shampoo e condicionador para cabelos oleosos
Não deixa de usar o secador ou a chapinha no verão? A dica é usar um protetor térmico no cabelo para evitar ressecamento
Chapéus são essenciais para proteger os cabelos durante o verão!
O sal do mar e o cloro da piscina costumam deixar o cabelo ressecado. Por isso, jogue água doce para dar brilho e maciez
O cabelo pode ficar mais ressecado no verão por conta do sol e da água do mar e da piscina. Aprenda a cuidar dos fios com 7 dicas de dermatologista!
Veja + após o anúncio

Não é só a pele que precisa cuidados no verão. Os cabelos tendem a ficar mais secos por causa do sol, que acaba retirando a umidade natural dos fios. No entanto, o mercado da beleza está preparado para a estação mais quente do ano. É que diversas linhas de shampoo, condicionador e leave-ins vêm com FPS para bloquear os efeitos do sol nos fios. Além disso, vale preparar a rotina de haircare também: água fria e hidratações caseiras ajudam a hidratar as madeixas. Confira as dicas!

1 - Filtro solar também nos cabelos!

Assim como um protetor solar para o corpo e para o rosto são essenciais, um filtro para os fios também é fundamental! Segundo a dermatologista, o FPS pode ser encontrado em produtos finalizadores, como leave-ins. "Eles formam uma película na haste do fio, diminuindo a perda de umidade e formando uma barreira de proteção contra os raios UV", explica.

2 - Ducha de água doce e fria depois do banho de mar ou piscina

O sal do mar e o cloro da piscina costumam deixar o cabelo ressecado. Por isso, a dermatologista indica. "Após mergulho no mar ou piscina, procure lavar os fios com água doce para evitar o ressecamento pela água salgada ou pelo cloro. Caso não tenha uma ducha por perto, use uma garrafinha de água mineral", aconselha. Além disso, a água fria também é mais saudável para os cabelos. "A água quente estimula a oleosidade do couro cabeludo e abre as escamas dos fios, contribuindo para o ressecamento e a perda de brilho", explica a dermatologista.

3 - Bonés e lenços são bem-vindos!

Além dos produtos de cabelo com filtro solar, a dermatologista também aconselha criar uma barreira física nos fios. Os aliados? Acessórios! "Invista em lenços, bonés ou chapéus UV para proteger os cabelos e o couro cabeludo".

4 - Hidratação com máscaras e ampolas são fundamentais

Hidratar os fios em casa, logo depois da praia e da piscina é essencial! As máscaras de tratamento podem ajudar, mas se o tempo for curto, as ampolas podem garantir o brilho e a maciez que os fios desidratados pelo sol e pelo mar precisam. "Há uma diversidade de ampolas no mercado que promovem uma recuperação rápida dos fios".

5 - Óleos vegetais também hidratam o cabelo no verão

Os óleos também ajudam no cuidado dos cabelos, e podem ser usados de várias formas, tanto em produtos quanto na forma pura. "O óleo de coco é uma excelente opção para uma hidratação profunda dos fios, assim como os óleos de amêndoas e de semente de uvas. Já o óleo de abacate proporciona, além da hidratação, um fortalecimento dos fios", indica.

6 - Aposte em shampoo e condicionador para cabelos oleosos

Se o seu cabelo for oleoso ou se os fios começarem a ficar oleosos no verão, a dica da dermatologista é apostar em linhas de shampoo e condicionador que equilibram a produção de sebo. "Couro cabeludo oleoso pode precisar de higienização mais frequente durante o verão, pois o ambiente úmido aumenta a proliferação de fungos. Use shampoos e condicionadores específicos para esse tipo de queixa".

7 - Protetor térmico antes do secador

Não deixa de usar o secador ou a chapinha no verão? A dica é usar um protetor térmico nos fios antes mesmo de ligar os aparelhos. "O uso de protetores térmicos e a utilização do aparelho, a uma distância de, pelo menos 15 cm, ajudam a diminuir os danos", explica a dermatologista. Eles podem ser encontrados em forma de leave-in ou óleo capilar.

(Por Beatriz Doblas)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Beleza Cabelo Verão Principais notícias Viva o Autocuidado
Sobre o mesmo tema
Cabelo oleoso: Saiba qual shampoo ter na sua rotina de cuidados com os cabelos!
Cabelo oleoso: Saiba qual shampoo ter na sua rotina de cuidados com os cabelos!
31 de janeiro de 2024
'Mamava e mamaria': Essa foi a reação da web ao ver Ana Maria Braga tentando ver a barriga sarada de Cauã Reymond na Globo. Vídeo!
'Mamava e mamaria': Essa foi a reação da web ao ver Ana Maria Braga tentando ver a barriga sarada de Cauã Reymond na Globo. Vídeo!
5 de outubro de 2023
Notícias similares
Onda de calor afeta seu cabelo? 4 erros que você provavelmente comete os fios nos dias mais quentes
Onda de calor afeta seu cabelo? 4 erros que você provavelmente comete os fios nos dias mais quentes
14 de novembro de 2023
Qual perfume feminino floral usar no Verão? 5 opções perfeitas para mulheres vaidosas em dias de calor
Qual perfume feminino floral usar no Verão? 5 opções perfeitas para mulheres vaidosas em dias de calor
30 de novembro de 2023
De biquíni preto com cintura alta, Paolla Oliveira faz stand-up nas Maldivas e web elogia corpo da atriz: 'Um glúteo é um glúteo'
De biquíni preto com cintura alta, Paolla Oliveira faz stand-up nas Maldivas e web elogia corpo da atriz: 'Um glúteo é um glúteo'
28 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias