Patrocinada
Ano novo, vida nova! Descubra como fazer o seu próprio ritual com essas dicas
Publicado em 23 de dezembro de 2021 13:50
Por Purepeople Brasil | Redação
Apaixonados pelo universo de celebridades, beleza e estilo, TV, séries e muito mais!
Se você deseja aproveitar esse momento de balanço e virada de ano para focar na sua força espiritual e expandir seus horizontes mas não sabe como fazer, confira as dicas a seguir!
Ano novo, vida nova! Descubra como fazer o seu próprio ritual com essas dicas
É possível criar um ritual próprio e dedicar atenção à sua força espiritual: meditação, oração, jejum, música, criatividade e ritual espiritual são alguns caminhos
A oração é uma das formas mais tradicionais de exercer a espiritualidade e é possível se colocada em prática em qualquer momento do dia
O ritual da oração já faz parte da rotina de muita gente desde a infância e com o tempo percebemos que podemos ser autores das nossas próprias orações
A meditação oferece uma via para pensarmos nos sentido mais profundo de nossa existência
Como a meditação é uma prática que exige um certo nível de concentração, uma boa dica é tentar praticá-la em pequenos intervalos de tempo durante o dia.
O jejum é uma prática espiritual muito antiga e permanece presente em muitas culturas. Seu exercício é simbólico e significa disciplina e autossacrifício
Música para ritual: a utilização de músicas para louvor é bastante comum em muitas religiões pelo mundo.
Veja mais detalhes na matéria e descubra qual o ritual pode se encaixar melhor na sua rotina
Veja + após o anúncio

Há diversos motivos para entrar em contato com nosso lado espiritual. Além de ser uma atividade terapêutica, essa reserva de tempo é um convite à meditação acerca dos nossos corpos, nossas mentes e nossa conexão com o sagrado. Se você deseja adquirir força espiritual, expandir seus horizontes a respeito da espiritualidade é a solução adequada. Mas como fazer isso?

A verdade é que há muitas formas de exercer a religiosidade, a depender do que você deseja alcançar. Porém, é notável que esse tipo de prática é capaz de nos deixar mais relaxados e estáveis emocionalmente, ou seja, é extremamente benéfico quando se pratica o bem. Confira as possibilidades de rituais que o WeMystic, parceiro do Purepeople, reuniu para você!

MEDITAÇÃO COMO RITUAL

A meditação é uma prática mental cujo intuito é ir se desfazendo dos pensamentos, a fim de obter mais foco no cotidiano. Isso porque os nossos pensamentos são extremamente descontrolados. Afinal, quem nunca perdeu o foco do que estava fazendo após pensar demais?

A meditação, portanto, oferece uma via para pensarmos nos sentido mais profundo de nossa existência. Exercê-la é estar em sintonia com a ideia de que há uma essência, e devemos tratá-la de maneira sagrada. Como é uma prática que exige um certo nível de concentração, pode parecer meio difícil no início. Tente praticá-la em pequenos intervalos de tempo durante o dia.

A meditação da atenção plena é a mais fácil de ser praticada, portanto, é bastante maleável para qualquer momento do dia. Ela consiste essencialmente em estar concentrado na atividade realizada no momento, por exemplo, dirigir, escovar os dentes, almoçar, etc. Sendo assim, basta que você observe atentamente suas emoções e pensamentos, mas sem se deixar envolver por eles.

Essa pequena atividade pode te ajudar a encontrar aspectos inconscientes do seu ser e trabalhá-los de maneira responsável. Com a meditação, você alcançará mais clareza mental sobre sua vida, além de mais calma e paciência para lidar com os desafios. Por isso é importante se empenhar nessa prática, já que ela traz tantos benefícios.

ORAÇÃO COMO RITUAL

A oração é uma das formas mais tradicionais de exercer a espiritualidade. Desde pequenos, somos ensinados a rezar para agradecer ou para pedir ajuda em alguma questão. Sendo assim, pode parecer estranho quando descobrimos que podemos - e devemos - ser os autores de nossas próprias orações.

Além disso, ao invés de direcionar suas preces apenas para figuras divinas, tente entrar também em contato consigo mesmo, informalmente. O importante é abrir a mente e o espírito para a religiosidade.

JEJUM COMO RITUAL

O jejum é uma prática espiritual muito antiga, e mesmo assim, presente até hoje em inúmeras culturas. Seu exercício é simbólico, e significa disciplina e autossacrifício. Isso porque passar períodos em jejum faz com que os órgãos não tenha que processar e digerir alimentos, e acredita-se que dessa forma, haveria mais conexão entre espírito e corpo, pois os dois estariam unidos, com as atenções voltadas para a desconexão momentânea com os acontecimentos mundanos.

Contemporaneamente, vários tipos de jejum podem ser praticados, desde o sexual, até mesmo o de consumo. Você pode ficar um tempo, por exemplo, sem comprar nada, ou estabelecer para si uma abstinência tecnológica, utilizando-a apenas quando necessário. Dessa forma, o aprofundamento do copo com o espírito se daria de forma orgânica.

MÚSICA PARA RITUAL

A utilização de músicas para louvor é extremamente comum em muitas religiões pelo mundo. Os Hindus, por exemplo, acreditam que a música possui papel fundamental na busca do espírito pela iluminação.

Hoje em dia, são diversas as fontes de músicas devocionais: católicas, evangélicas, música gospel, cantos gregorianos, pontos, músicas instrumentais. Encontre seu estilo favorito e inicie seu dia com uma playlist.

CRIATIVIDADE E RITUAL ESPIRITUAL

Osho fala muito a respeito do ritual espiritual ser uma via de conexão com a criatividade. Para ele, a criatividade é uma característica divina pelo poder de criação de novas formas, além de ser o momento de contato do espírito com a realidade material.

Portanto, quando ele diz a respeito de colocar a criatividade em todos os lugares possíveis, ele atenta para a natureza divina desta prática. Criar seu ritual espiritual nada mais é do que dar continuidade à citação de Osho.

A partir de nossa pequena lista de rituais acima, você poderá pensar a respeito de suas atividades diárias e de que maneira encaixar as atividades. Lembrando somente de três aspectos necessários:

1. INTENÇÃO CORRETA

Aproveite o início do ritual para se concentrar em seus objetivos de evolução pessoal. Lembre-se da importância de se comprometer com as práticas que irá realizar. Busque refletir o que você busca tanto em suas ações quanto em suas palavras e pensamentos. Jamais se esqueça de suas intenções enquanto dá prosseguimento aos rituais. É importante fixar o pensamento em ideias elevadas, pois isso trará a você resultados enriquecedores.

2. ESFORÇO CORRETO

Erros e empecilhos são naturais e fazem parte de todos os processos. Portanto, ao cometer um erro ou encontrar dificuldades, não desista. Encare os empecilhos como um mal necessário para seu aprendizado e prossiga pelo seu caminho.

Caso seja necessário, tente refletir a respeito dos problemas que está tendo, a fim de tentar resolvê-lo. Algumas questões serão mais facilmente resolvidas do que outras, não desanime e siga em frente, mesmo que em velocidade reduzida.

3. CONCENTRAÇÃO CERTA

Você irá perceber que é mais fácil atingir um objetivo quando você sabe o que deseja. Portanto, não tenha medo de estabelecer objetivos tangíveis, bem como qual atividade vai exercer e por quanto tempo você se ocupará com ela. Assim, suas atividades e seu ritual te manterão com a atenção plena ao mesmo tempo em que você pode ir expandindo, lentamente, a durabilidade.

Tais diretrizes são inspiradas no Nobre Caminho Óctuplo de Buda. Criando um altar simples para cada ritual, você trará mais profundidade, significado e maior sensação de bem-estar para sua vida.

(Texto por WeMystic)

Palavras-chave
Astrologia Bem-estar Principais notícias Beleza & Estilo
Sobre o mesmo tema
Ano Novo, perfume novo: quatro fragrâncias importadas lançadas este ano para usar em 2024
Ano Novo, perfume novo: quatro fragrâncias importadas lançadas este ano para usar em 2024
30 de dezembro de 2023
Ano novo, cabelo novo! Gkay, Virgínia e mais 6 famosas que mudaram radicalmente a cor e corte em 2024
Ano novo, cabelo novo! Gkay, Virgínia e mais 6 famosas que mudaram radicalmente a cor e corte em 2024
2 de fevereiro de 2024
'BBB 24': Botão da desistência é apertado novamente! Brothers se assustam com barulho e temem nova eliminação. Assista o vídeo!
'BBB 24': Botão da desistência é apertado novamente! Brothers se assustam com barulho e temem nova eliminação. Assista o vídeo!
24 de janeiro de 2024
Quem é o novo namorado de Anitta? Cantora confirma romance e avisa: 'Ano mais feliz da minha vida'
Quem é o novo namorado de Anitta? Cantora confirma romance e avisa: 'Ano mais feliz da minha vida'
28 de janeiro de 2024
Juliette faz grande revelação sobre vida amorosa para novo concurso que promete oportunidade dos sonhos: 'Tem que ser real...'
Juliette faz grande revelação sobre vida amorosa para novo concurso que promete oportunidade dos sonhos: 'Tem que ser real...'
14 de novembro de 2023
'Delícia!': Andressa Urach grava novo vídeo adulto com novo namorado, Lucas Ferraz, após experiência decepcionante
'Delícia!': Andressa Urach grava novo vídeo adulto com novo namorado, Lucas Ferraz, após experiência decepcionante
16 de fevereiro de 2024
Notícias similares
O que fazer na lua minguante? Essas dicas de autocuidado são perfeitas para a lunação!
O que fazer na lua minguante? Essas dicas de autocuidado são perfeitas para a lunação!
4 de novembro de 2023
Esses são os presentes que TODA mulher de touro gostaria de ganhar!
Esses são os presentes que TODA mulher de touro gostaria de ganhar!
9 de abril de 2024
Cheiro de mulher rica, sim! Você precisa conhecer estes perfumes nacionais que são sucesso de vendas
Cheiro de mulher rica, sim! Você precisa conhecer estes perfumes nacionais que são sucesso de vendas
22 de novembro de 2023
Black Friday: A Echo Dot mais potente já lançada está com 25% de desconto na Amazon!
Black Friday: A Echo Dot mais potente já lançada está com 25% de desconto na Amazon!
24 de novembro de 2023
Descubra os 3 signos que vão ganhar mais dinheiro em 2024 e passar o novo ano sem crise financeira
Descubra os 3 signos que vão ganhar mais dinheiro em 2024 e passar o novo ano sem crise financeira
16 de novembro de 2023
Por que a separação de Bruna Biancardi e Neymar aconteceu agora? Astrologia explica o que contribuiu para fim da relação
Por que a separação de Bruna Biancardi e Neymar aconteceu agora? Astrologia explica o que contribuiu para fim da relação
8 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Lavagem de roupa suja? Que nada! Reencontro de ex-brothers do 'BBB 24' mira em piadas e decepciona web: 'Um desperdício'
Lavagem de roupa suja? Que nada! Reencontro de ex-brothers do 'BBB 24' mira em piadas e decepciona web: 'Um desperdício'
17 de abril de 2024
Iza serve sensualidade ao fazer ensaio de fotos nua após anuncio de gravidez do primeiro filho
Iza serve sensualidade ao fazer ensaio de fotos nua após anuncio de gravidez do primeiro filho
17 de abril de 2024
Davi não foi o primeiro homem negro a ganhar o 'BBB'; entenda
Davi não foi o primeiro homem negro a ganhar o 'BBB'; entenda
17 de abril de 2024
Lembra? Um detalhe de clássico filme dos anos 80 VIRALIZOU depois de crime de idoso morto virar notícia internacional
Lembra? Um detalhe de clássico filme dos anos 80 VIRALIZOU depois de crime de idoso morto virar notícia internacional
17 de abril de 2024
Daniel Alves é flagrado com Joana Sanz em passeio 23 dias após ser solto
Daniel Alves é flagrado com Joana Sanz em passeio 23 dias após ser solto
17 de abril de 2024
Estas quatro cores de esmalte são as principais tendências de unhas para 2024
Estas quatro cores de esmalte são as principais tendências de unhas para 2024
17 de abril de 2024
Últimas Notícias