O mood vintage vai invadir o seu closet: as peças retrô que são trend da estação
Publicado em 10 de janeiro de 2019 12:45
Por Purepeople
A cada lançamento de coleção, desfile de passarela ou mesmo, a cada clique de street style, o que a gente percebe é que a moda está em constante mutação e se reinventa a cada estação. Mas isso não quer dizer que bebemos sempre do novo o tempo todo, ao contrário, a moda ensaia também vários retornos do que já foi tendência no passado. Ás vezes esse ´comeback´ é fiel a origem, outras vezes é uma versão repaginada.
Retrô: os óculos de sol ovais, que tem lentes bem pequenas foram um dos itens mais buscados no Pinterest em 2018.
Clássico dos clássicos: pochete com monograma da Gucci
As sandálias papete caíram no gosto das fashionistas.
Óculos + estampa retrô
Camila Coutinho: óculos retrô
Vic Ceridono + Camila Coutinho: óculos com pinta de antiguinhos
Pra usar atravessada: pochete com monograma clássico da Louis Vuitton
A pochete pretinha nada básica com logo tendência de Yves Saint Laurent + estampa de poá repaginada
Papete para os dias de calor
Papete: a trendsetter Alexa Chung
Bolinhas em looks mais formais: Kate Middleton escolheu um modelo clássico da Dolce & Gabbana
Poá pra acender o look
Marina Ruy Barbosa com camisa em poá azul
Essa é a bolsa mais famosa do mundo: Birkin Bag da grife Hermès
No detalhe: mais uma bolsa Hermès (de Kim Kardashian)
A reedição da Saddle Bag da Dior foi vista nos dois últimos desfile de prêt-à-porter da marca.
Hannah Chan escolheu um modelo vermelho para o desfile cruise da marca
Assim como a cantora e modelo Lou Doillon, que usou uma saddle pretinha do desfile masculino da Dior
Veja + após o anúncio

O mais interessante é que muitas vezes até trends que foram polêmicas no passado retornam com mais força e propósito no universo da moda. As pochetes do anos 80 foram rejeitadas na época e tiveram seu retorno triunfal em 2018, seguindo firme e forte em 2019. O mesmo aconteceu com as sandálias do tipo papete, aquelas que torcemos o nariz lá atrás nos anos 90 e recentementeadotamos como item must have no look do dia. Estilo é se permitir experimentar!

vintage x retrô

Inicialmente os dois conceitos parecem significar a mesma coisa mas, na essência, vintage é a peça originalmente antiga, aquela que contém história e você pode ter encontrado no armário da sua mãe, herdado da avó ou, ainda, comprado em um brechó. Já a peça retrô é aquela que remete a um estilo antigo, mas é nova - isto é, ela carrega características da moda de outros tempos, porém é um lançamento atual. De uma forma ou de outra, garimpando no baú da família ou na loja da sua marca favorita, o mood antiguinho voltou com tudo e vai fazer a sua cabeça no verão.

como aderir ao estilo

A inspiração vem das últimas décadas e as referências são inúmeras. Cardigãs são eternos e bons aliados mesmo em dias quentes, eles quebram aquele galho quando você precisa encarar um ambiente com ar condicionado, né? As franjas das melindrosas do século 20 voltaram inclusive em looks com pegada boho - é a moda se reiventando. Há também as peças clássicas e atemporais dos anos 60 como os vestidos trapézio ou os vestidos acinturados. A estampa de poá também tem um perfume antiguinho e voltou forte nessa temporada, inclusive em versões revisitadas. Dos anos 70, o brilho dos paetês e o lurex se revelam imbatíveis, bem como o mood coloridão dos anos 80, com biquinis asa-delta, camisetões, cinturas mais altas e shape baggy (alô, mom jeans!) e, recentemente, as peças em neon dos anos 90 e os óculos do tipo máscara voltaram a figurar nos looks das fashionistas de plantão.

sunglasses

Os óculos escuros são provavelmente os itens retrôs/vintage mais populares. Antes de qualquer coisa, vale dizer que eles são uma injeção de estilo na sua produção. As armações redondinhas de metal dos anos 70 e os modelos oitentinha de acetato são presença confirmada nessa temporada, além dos grandões com pegada 90´s.

it bag

Uma it bag é um bem eterno, desses que vai viver por muitos e muitos anos com você. A Birkin da Hermès é um desses itens vintage que nunca sai de cena e volta e meia aparece em um look fashionista das famosas. Há pouco tempo, foi a vez da Saddle Bag da Dior fazer um revival fashion direto do túnel do tempo. Original da época ou em versão reeditada, a bolsa virou febre décadas depois de seu primeiro lançamento. A moda é assim e o segredo é encontrar um equilíbrio entre o velho e o novo, buscando aquilo o que mais combina com o seu estilo.

(Por Veronica Fantoni)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Principais notícias Moda Tendência
Sobre o mesmo tema
Big Brother Brasil 24: 3 peças de roupa que são sucesso na mala dos participantes
Big Brother Brasil 24: 3 peças de roupa que são sucesso na mala dos participantes
10 de janeiro de 2024
Unhas para o Halloween: essas são as quatro cores de esmalte que você vai querer usar!
Unhas para o Halloween: essas são as quatro cores de esmalte que você vai querer usar!
20 de outubro de 2023
Notícias similares
Peach Fuzz é a cor Pantone para 2024: 12 fotos de looks de famosas com esse tom para copiar já!
Peach Fuzz é a cor Pantone para 2024: 12 fotos de looks de famosas com esse tom para copiar já!
8 de dezembro de 2023
Look vazado foi a grande tendência do Carnaval 2024! 15 fotos de Bruna Marquezine, Jade Picon e mais famosas que apostaram no estilo
Look vazado foi a grande tendência do Carnaval 2024! 15 fotos de Bruna Marquezine, Jade Picon e mais famosas que apostaram no estilo
13 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias