Retenção de líquidos: nutróloga explica consequências e dá dicas para evitar inchaço no corpo
Publicado em 21 de março de 2022 18:26
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
Você sabe o que é retenção de líquidos e seus efeitos no corpo? A seguir, a médica Fernanda Cortez tira dúvidas sobre a questão para se manter saudável.
Retenção de líquidos: nutróloga explica consequências e dá dicas para evitar inchaço no corpo Retenção de líquidos: nutróloga explica consequências e dá dicas para evitar inchaço no corpo Dieta com alimentos de origem natural, como frutas e legumes, vai te ajudar a evitar o inchaço Retenção de líquidos pode causar efeitos mais visíveis na pele como celulite Alimentos como açúcar contribuem para a retenção de liquídos pois são inflamatórios, conta nutróloga
Veja + após o anúncio

Você já se sentiu mais inchada que o normal em determinados períodos do mês? Ou então aquele jeans que fica certinho no corpo não fechou de um dia para o outro? Isso pode ser um reflexo da retenção de líquidos.

Recentemente, a influenciadora Jade Picon apontou ter sofrido com essa questão dentro do "BBB 22" ao explicar sua aparência diferente depois da eliminação. Ao Purepeople, a nutróloga Fernanda Cortez conta mais sobre o assunto.

"A retenção de líquido corresponde ao acúmulo anormal de líquidos dentro dos tecidos do organismo e pode surgir devido a alterações hormonais, consumo excessivo de sal, ficar parado muito tempo na mesma posição ou falta de atividade física regular, também é muito comum acontecer quando a pessoa está acostumada com uma certa rotina/alimentação, e muda os hábitos drasticamente", afirma médica, especializada em Nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), e em Endocrinologia pela Harvard Medical School.

Onde é possível notar com mais frequência a retenção de líquidos?

"A retenção de líquido pode ser percebida por meio do inchaço de uma ou mais partes do corpo, sendo mais frequente de acontecer no rosto, barriga, pernas, braços e costas. Além disso, é comum que exista a diminuição da quantidade de urina produzida e liberada por dia", conta Dra. Fernanda.

Ela ainda dá uma dica certeira: "Uma forma de saber que é retenção de líquido é pressionando o local que está inchado por cerca de 30 segundos, caso a região fique marcada é indicativo de que há o acúmulo de líquidos no local".

Como combater e tratar esse excesso de líquidos?

De acordo com a médica, é importante entender a razão de sua retenção. Além de massagens que nesse controle, existem alimentos que possuem a função detox, até mesmo sucos e a própria água. Outro ponto importante é evitar alimentos inflamatórios como açúcar, glúten, leite de origem animal e álcool.

"No caso de alteração hormonal, o mais indicado é procurar um médico especialista e fazer uma avaliação dos hormônios femininos como estrógeno e progesterona, ou hormônios da tireoide ou esteroides, para iniciar o tratamento mais adequado que pode ser feito com o uso de medicamentos indicados pelo médico", pondera a nutróloga.

Os tratamentos via endovenoso personalizados para a necessidade de cada paciente em estado inflamatório, possuem absorção maior para o organismo, tornando o processo mais rápido e efetivo.

"Além disso, práticas do dia a dia já ajudam a evitar, como praticar atividades físicas diariamente, manter uma alimentação saudável, beber bastante água, de 2 a 3 litros por dia, na sua forma natural, com gás, aromatizada ou em chás sem açúcar, chás diuréticos também são uma ótima opção", acrescenta Dra. Fernanda.

Na hora de cozinhar, a nutróloga também tem apontamentos importantes: "Uma alternativa para também evitar a retenção de líquido é usar sal com baixo teor de sódio ou usar ervas aromáticas para reduzir o consumo do sal, ou evitar adicionar sal às refeições".

Palavras-chave
Beleza Beleza & Estilo Corpo Dieta Galeria Vertical
Sobre o mesmo tema
Beleza em dia na gravidez: descubra como evitar estrias, hidratar rosto e manter mais cuidados com corpo
Beleza em dia na gravidez: descubra como evitar estrias, hidratar rosto e manter mais cuidados com corpo
27 de fevereiro de 2024
Dieta rigorosa e treino pesado: Brunna Gonçalves explica corpo mais seco e fantasia de R$ 500 mil na Sapucaí
Dieta rigorosa e treino pesado: Brunna Gonçalves explica corpo mais seco e fantasia de R$ 500 mil na Sapucaí
12 de fevereiro de 2024
Notícias similares
Com cheiro de perfume importado: 5 perfumes nacionais que vão te fascinar por serem idênticos ao La Vie Est Belle
Com cheiro de perfume importado: 5 perfumes nacionais que vão te fascinar por serem idênticos ao La Vie Est Belle
7 de dezembro de 2023
Esses 4 perfumes do Boticário são 'gêmeos' de perfumes importados e vão te deixar com cheiro de rica gastando pouco
Esses 4 perfumes do Boticário são 'gêmeos' de perfumes importados e vão te deixar com cheiro de rica gastando pouco
12 de dezembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias