Denúncia contra Rachel Sheherazade é aceita e vídeos do SBT serão avaliados
Publicado em 27 de março de 2014 às 12:51
Por Purepeople |
A Procuradoria Geral da República (PGR) aceitou nesta quinta-feira (27) a representação feita pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) contra a jornalista Rachel Sheherazade, do SBT. A parlamentar solicita uma investigação, alegando que a âncora do "SBT Brasil" cometeu na bancada do telejornal o crime de apologia e incitamento à tortura e ao linchamento, caracterizado no artigo 287 do Código Penal. De acordo com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, os vídeos que mostram a opinião exposta por Rachel no "SBT Brasil" sobre o caso envolvendo um grupo que puniu um menor infrator no Rio de Janeiro serão avaliados. "Não se pode pregar contra o Estado democrático. Isso é muito sério", opina Janot. "Se você faz um discurso de ódio para a sociedade, não há como controlar o que ocorre depois por aí", completa. Em nota enviada ao Purepeople, Jandira Feghali explica que seu pedido de investigação se justifica. "As pessoas não podem se sentir legitimadas por um discurso neofascist
Denúncia feita contra Rachel Sheherazade foi aceita pela Procuradoria Geral da República (27 de março de 2014)
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, solicitou a análise dos vídeos do 'SBT Brasil'
A deputada federal Jandira Feghali fez uma representação contra Rachel Sheherazade
Rachel Sheherazade está sendo investigada por causa da opinião que emitiu no 'SBT Brasil'
Um menor infrator foi preso pelo pescoço a um poste no Rio de Janeiro
Rachel Sheherazade ao lado do patrão, Silvio Santos
Rachel Sheherazade apresenta o telejornal 'SBT Brasil' ao lado de Joseval Peixoto
Veja + após o anúncio

A Procuradoria Geral da República (PGR) aceitou nesta quinta-feira (27) a representação feita pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) contra a jornalista Rachel Sheherazade, do SBT. A parlamentar solicita uma investigação, alegando que a âncora do "SBT Brasil" cometeu na bancada do telejornal o crime de apologia e incitamento à tortura e ao linchamento, caracterizado no artigo 287 do Código Penal.

De acordo com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, os vídeos que mostram a opinião exposta por Rachel no "SBT Brasil" sobre o caso envolvendo um grupo que puniu um menor infrator no Rio de Janeiro serão avaliados. "Não se pode pregar contra o Estado democrático. Isso é muito sério", opina Janot. "Se você faz um discurso de ódio para a sociedade, não há como controlar o que ocorre depois por aí", completa.

Em nota enviada ao Purepeople, Jandira Feghali explica que seu pedido de investigação se justifica. "As pessoas não podem se sentir legitimadas por um discurso neofascista e sair por aí julgando e executando outros cidadãos. E, no geral, os executados em sua maioria são os mais pobres e negros", diz. "Não queremos que se crie um paradigma na televisão de incitação à violência na busca da audiência e do lucro. É preciso repensar o que está sendo feito", critica.

Polêmica

Em fevereiro deste ano, um adolescente foi espancado e preso nu pelo pescoço a um poste através uma trava de bicicleta por homens no Aterro do Flamengo, na Zona Sul da capital fluminense. O jovem cometia furtos na região. Com a notícia, Rachel Sheherazade, que ficou conhecida por causa de suas opiniões fortes, deu o seu parecer sobre o fato no "SBT Brasil".

"No país que ostenta incríveis 26 assassinatos a cada 100 mil habitantes, que arquiva mais de 80% de inquéritos de homicídio e sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível. O Estado é omisso, a polícia é desmoralizada, a Justiça é falha. O que resta ao cidadão de bem que, ainda por cima, foi desarmado? Se defender, é claro", disse.

"O contra-ataque aos bandidos é o que chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limite. E, aos defensores dos Direitos Humanos, que se apiedaram do marginalzinho preso ao poste, eu lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido", encerrou Rachel.

Concessão

A representação protocolada por Jandira Feghali também responsabiliza o SBT. A deputada sugeriu à Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) que interrompa o repasse de verbas oficiais ao SBT durante a investigação da Procuradoria Geral da República.

As verbas são repassadas às emissoras de rádio e TV por causa das propagandas e campanhas do governo federal exibidas nos canais. Em 2013, por exemplo, o SBT recebeu R$ 150 milhões da União. Jandira pediu ainda, em último caso, caso não haja uma resposta firme da emissora sobre o assunto, uma análise da concessão do canal de Silvio Santos.

Já Rachel, se for condenada, poderá pegar detenção de 3 a 6 meses ou pagar multa, conforme prevê o Código Penal. Em fevereiro, em entrevista ao Purepeople, Rachel Sheherazade minimizou as representações feitas contra ela.

"Eu não me vendo, nem me dobro. Minha palavra, eles não podem cassar, pois vivemos numa democracia. E, neste país, todo cidadão tem direito, garantido pela Constituição, de expressar suas opiniões. Enquanto tiver o aval da minha emissora, o espaço para opinar livremente, é isso o que farei".

Leia aqui a entrevista completa de Rachel Sheherazade!

(Por Anderson Dezan)

Sobre
Rachel Sheherazade
Rachel Sheherazade
Record TV volta atrás em decisão importante sobre 'A Fazenda 16' para tentar salvar programa de Rachel Sheherazade. Entenda!
14 de setembro de 2024 às 11:31
Todos os itens
Palavras-chave
Polêmica Política TV Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Adeus pilantragem! Grávida, Fátima vai ser desmascarada em 'Vale Tudo' por Afonso ao ser flagrada na cama com César
Adeus pilantragem! Grávida, Fátima vai ser desmascarada em 'Vale Tudo' por Afonso ao ser flagrada na cama com César
10 de julho de 2025
Celso Portiolli e 11 de setembro: como a data trágica com atentado histórico nos EUA marcou para sempre vida do apresentador do SBT?
Celso Portiolli e 11 de setembro: como a data trágica com atentado histórico nos EUA marcou para sempre vida do apresentador do SBT?
11 de setembro de 2025
Notícias similares
Zezé Di Camargo x SBT: antes da polêmica, fotos de gravação do especial de Natal mostram Graciele Lacerda emocionada, filha bebê de vermelho e Paula Fernandes convidada. Veja!
Zezé Di Camargo x SBT: antes da polêmica, fotos de gravação do especial de Natal mostram Graciele Lacerda emocionada, filha bebê de vermelho e Paula Fernandes convidada. Veja!
15 de dezembro de 2025
Nada de patrocínio em 'A Fazenda 2025': Record revela real relação de Ministério do Governo Lula com o reality
Nada de patrocínio em 'A Fazenda 2025': Record revela real relação de Ministério do Governo Lula com o reality
15 de setembro de 2025
Últimas Notícias
Últimas Notícias