Pele descascando de sol? Veja como cuidar e como evitar manchas neste verão
Publicado em 18 de novembro de 2018 06:08
Por Purepeople
O verão já está na nossa porta e o desejo de ficar bronzeada pode fazer com que muita gente tome sol de forma excessiva. O resultado? Pele descascando por causa da queimadura solar! E o assunto é sério: segundo a dermatologista Mariana Marteleto, os riscos são vários. "O risco de uma pele descascando pode vir a gerar mancha, ressecamento e, mais para frente, lesões de fotoenvelhecimento, que são manchas relacionadas ao sol".
Como cuidar da pele descascando depois de tomar sol: dermatologista explica!
Ficar com a pele descascando pode gerar manchas de sol e ressecamento
Exagerar no sol e ficar com a pele descascando pode gerar lesões de fotoenvelhecimento, que são as manchas solares
Se a pele começou a descascar depois de tomar sol, a dica é aumentar em dobro a hidratação com cremes hidratantes
Segundo a dermatologista, a pele descascando de sol demora cerca de 3 semanas para se regenerar
A pele descascando de sol também pode gerar diminuição de colágeno, gerando flacidez e rugas
Para quem está com a pele descascando por causa do sol, a dica é evitar exposição solar enquanto a pele se regenera
Para evitar manchas na pele descascando de sol, a dica é evitar aplicar produtos de beleza na área queimada
Veja + após o anúncio

O uso do filtro solar, seja ele um protetor físico ou químico, é fundamental! E para quem não aplica o produto na hora de tomar sol, o risco de ficar com a pele descascando é muito maior. Se esse é o seu caso, a palavra de ordem, agora, é caprichar na hidratação durante cerca de 3 semanas - que é o tempo médio que a pele tem para se regenerar da queimadura - para evitar manchas solares. "É uma hora em que a pele precisa restaurar a hidratação. Cerca de 21 dias é o tempo de renovação da pele mas, claro, varia de pessoa para pessoa, da idade e do grau da exposição solar", explica a dermatologista Mariana Marteleto.

Os riscos da pele descascando: 'Lesões de fotoenvelhecimento'

Ficar com a pele descascando vai muito além de desconforto e da sensibilidade. Segundo a dermatologista, o fotoenvelhecimento é o principal risco. "O risco de uma pele descascando pode vir a gerar ressecamento, mancha e, mais para frente, lesões de fotoenvelhecimento, que são manchas relacionadas ao sol, diminuição de colágeno da pele, a pele tende a ficar mais flácida, com mais ruga", explica. Além disso, a situação também pode abrir portas para um futuro câncer de pele. "Se você está descascando, isso demonstra que você se expôs em excesso ao sol e, aí, você está se expondo a um fator de risco para desenvolver um câncer de pele", alerta a dermatologista.

Como cuidar da pele descascando: 'Evitar nova exposição'

Se a pele começou a descascar, será preciso apostar em uma série de cuidados, e o primeiro deles é: evite puxar as pelinhas! "Se você puxa a pele que está descascando, você não está dando tempo para ela se recuperar sozinha. A pele vai soltar enquanto outra pele está sendo produzida por debaixo dessa que está soltando", explica a dermatologista, que ressaltou outros cuidados. "Aumentar em dobro a hidratação, evitar uma nova exposição solar, aumentar a ingestão de água e evitar usar qualquer produto que seja de tratamento para pele, porque é uma hora que a pele precisa restaurar a hidratação. Se o queimado tiver sido no colo e você usa cremes de tratamento para rejuvenescimento, por exemplo, suspender isso e focar só na hidratação", indica.

Como evitar que a pele descasque

Para quem gosta de tomar sol e quer prevenir a pele de queimaduras e bolhas, Mariana Marteleto dá as dicas. "Nunca se expor por um tempo prolongado, sempre preferir horários em que a radiação ultravioleta é um pouco mais leve, que é de 8h às 10h da manhã e, depois, às 16h. Nunca tomar sol sem passar protetor solar, que deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, não adianta aplicar na hora", indica. E é sempre bom lembrar: é preciso reaplicar depois o filtro depois que entrar na água e depois de alguma atividade física. "Isso tudo diminui a eficácia do produto e tira o protetor solar".

(Por Beatriz Doblas)

Palavras-chave
Beleza Pele Verão Principais notícias Estética Beleza & Estilo Lifestyle Beleza & Estética
Sobre o mesmo tema
Qual o melhor demaquilante para pele sensível? Veja esses 3 que não agridem a pele!
Qual o melhor demaquilante para pele sensível? Veja esses 3 que não agridem a pele!
16 de fevereiro de 2024
Sua pele é oleosa? Veja opções de protetor solar para curtir o verão sem preocupação!
Sua pele é oleosa? Veja opções de protetor solar para curtir o verão sem preocupação!
8 de dezembro de 2023
Notícias similares
Qual perfume feminino floral usar no Verão? 5 opções perfeitas para mulheres vaidosas em dias de calor
Qual perfume feminino floral usar no Verão? 5 opções perfeitas para mulheres vaidosas em dias de calor
30 de novembro de 2023
Duas semanas depois de retirar costelas, Andressa Urach passa por novo procedimento estético junto com o namorado. Veja!
Duas semanas depois de retirar costelas, Andressa Urach passa por novo procedimento estético junto com o namorado. Veja!
27 de março de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias