Protetor solar físico e químico? Especialista diferencia termos e cita onde usar
Publicado em 4 de outubro de 2018 14:13
Por Purepeople
Você sabia que existe mais de um tipo de filtro solar? Além do protetor em cápsula, que deve ser ingerido, o bloqueador da radiação solar tradicional é dividido em dois grupos de acordo com as suas características: físico e químico. Em entrevista ao Purepeople, a dermatologista Karla Assed esclarece o que os difere e ainda revela em que ocasião usar cada um deles.
Aprenda a diferenciar o protetor solar físico do filtro químico
Em entrevista para o Purepeople, a dermatologista Karla Assed esclarece qual é o melhor para cada ocasião
Para ficar o dia todo exposta aos raios solares, opte pelo físico
Quando a exposição ao sol for cotidiana, aplique o químico
O protetor físico tem propriedades que fazem a pele refletir os raios solares
Já o químico, deixa os raios solares entrarem na pele, mas diminuir a energia da radiação
Hoje em dia, outros modelos de bloqueadores existem devido a tecnologia
O filtro em cápsula é o que mais está chamando a atenção ultimamente
Veja + após o anúncio

Muitos conhecem a importância de utilizar o filtro solar diariamente, mas poucas pessoas sabem que existem dois tipos de protetor: o químico e o físico. Assim como aplicar o bloqueador no cabelo, conhecer o produto que será usado na pele é essencial, principalmente se ela for repleta de acne. Mas qual será a diferença entre os dois itens e qual pode ser considerado o melhor? Em entrevista para o Purepeople, a dermatologista Karla Assed esclarece em quais ocasiões eles deverão ser aplicados e revela outros estilos de protetor solar, um dos principais aliados contra a flacidez.

Diferença entre os dois tipos: 'Absorvem a radiação ultravioleta'

A principal característica que difere o filtro químico do físico está na maneira em como a pele reage quando fica exposta aos raios solares. "O filtro químico possui moléculas que absorvem a radiação ultravioleta, que é altamente energética, transformando-a em radiação de baixa energia", declara a especialista do All Clinik ao explicar: "Assim, de fato, ele cria uma proteção química na camada cutânea, reagindo com a radiação solar e impedindo sua penetração na pele." Diferentemente desse, o físico faz uma proteção por fora da pele. "Já o protetor físico, também chamado de inorgânico, é composto por minerais como dióxido de titânio e óxido de zinco, que ficam sobre a pele sem absorção", aponta a diretora médica da clinica Karla Assed ao esclarecer: "Com a cobertura, os raios batem e são refletidos pelo filtro."

Qual escolher: 'Mesmo que esteja nublado ou chovendo'

Para não ficar com a pele vermelha, é recomendado utilizar o bloqueador mais adequado para cada situação. "O ideal é usar o protetor químico todos os dias, mesmo que esteja nublado ou chovendo", reforça a profissional lembrando da importância de aplicar o produto durante as estações mais frias do ano: "Se tem claridade, tem radiação solar." Já para passar o dia na praia ou na piscina, Karla sugere: "Quando você for se expor diretamente ao sol por mais tempo, aplique o físico."

Outros tipos de protetores: 'Fotoprotetores orais'

Além desses dois estilos, outro modelo tem chamado a atenção, principalmente por ser uma invenção tecnológica ao vir no formato de uma cápsula. "Quando a luz solar atinge a pele, radicais livres são liberados desencadeando reações que prejudicam o funcionamento das células que, com o desgaste contínuo, perdem a capacidade de se defender e dão lugar a manchas, flacidez e até câncer de pele", relata a dermatologista ao indicar: "Os fotoprotetores orais atuam justamente na prevenção desse efeito indesejável sob a pele, neutralizando a ação dos radicais livres relacionados à agressão da pele pela luz."

(Por Fernanda Casagrande)

Palavras-chave
Saúde Beleza Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Lip oil, Lip balm e Gloss labial: Entenda a diferença e saiba quando usar cada um!
Lip oil, Lip balm e Gloss labial: Entenda a diferença e saiba quando usar cada um!
12 de novembro de 2023
Protetor solar em bastão! Confira 3 opções que são tendência para o verão
Protetor solar em bastão! Confira 3 opções que são tendência para o verão
11 de fevereiro de 2024
Notícias similares
Fotos de Maiara magra chocam internautas após mudança radical: veja como o corpo da cantora mudou ao longo da carreira
Fotos de Maiara magra chocam internautas após mudança radical: veja como o corpo da cantora mudou ao longo da carreira
3 de abril de 2024
Maiara, criticada por magreza extrema, exibe corpo esbelto em biquíni rosa e mostra o que come para manter o peso. Veja fotos!
Maiara, criticada por magreza extrema, exibe corpo esbelto em biquíni rosa e mostra o que come para manter o peso. Veja fotos!
1 de abril de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias