Reconheça o seu tipo de cabelo cacheado e veja dicas para cuidar dos fios!
Publicado em 12 de março de 2018 14:42
Por Purepeople
Do 2A ao 4C: entenda como é a classificação dos cachos!
Do 2A ao 4C: saiba qual o tipo do seu cabelo cacheado e descubra truques para cuidar dos fios!
Giovanna Ewbank tem o cabelo tipo 2A, que é marcado pelas ondas largas e leves
Carolina Dieckmann tem o cabelo cacheado 2B, que é mais liso nas pontas e ondulado no comprimento
Shakira tem o cabelo cacheado 2C, que é marcado pelo volume
Camla Pitanga tem o cabelo cacheado 3A, cujo os cachos são abertos e mais definidos que os anteriores
Débora Nascimento tem o cabelo cacheado tipo 3B, que são cachos mais fechados e definidos
Lucy Ramos tem o cabelo cacheado 3C, que é bem volumoso e definido
Erika Januza tem o cabelo cacheado 4A e tem os cachos mais enrolados e apertadinhos do que os anteriores
Heslaine Vieira tem o cabelo cacheado 4B, cujo os cachos têm um formato de 'S' e a sua estrutura é semelhante a um 'Z'
Solange Knownles, irmã de Beyoncé, tem o cabelo cacheado 4C, considerado crespo e sem cachos em formato de espiral
Veja + após o anúncio

Símbolo de empoderamento feminino, a escolha por assumir o cabelo cacheado tem sido muito comum entre as brasileiras e várias famosas como Tais Araújo, Erika Januza e Sheron Menezzes já passaram pelo processo de transição capilar para usar os fios naturais. Porém, na hora de escolher o corte e os cuidados adequados para o seu cabelo, é importante saber qual o tipo do seu cacho! Classificados entre ondulados, cacheados e crespos, o cabeleireiro Wellington Freitas, do salão Walter Coiffeur, no Rio de Janeiro, conversou com o Purepeople e vai te ajudar a identificar o seu tipo de fio!

Tipo de cacho número 2 - ondulados

A divisão entre os tipos de cachos começa a partir do ondulado. Esse fio não é totalmente liso e nem cacheado. Nesse cabelo as ondas são em forma de um 'S' e apesar de não formar cachos bem definidos, eles são soltos e abertos. Devido a versatilidade, ele é um dos queridinhos do universo feminino e tem três subdivisões, conforme explica o cabeleireiro:

Cachos 2A: "Esse cabelo é marcado por ondas largas e leves, sem muita definição. É um quase liso, que claramente tem umas ondinhas, mas é pouco volumoso. O corte em degradê é superindicado para esse tipo de cacho porque ele confere mais volume. Além disso, para dar 'aquela definição', aconselho finalizar sempre com um leave-in. A dica é: após lavar o cabelo, use o produto e amasse os fios sempre no sentido de baixo para cima. A atriz Giovanna Ewbank tem o cabelo tipo 2A ;

Cachos 2B: "Esse fio é mais volumoso que o anterior e desde a raiz já tem umas ondinhas discretas. Porém, ele costuma ser mais liso na raiz e bem ondulado no comprimento. Para quem tem esse cabelo, aconselho o corte repicado porque ele dará mais movimento e uma maior definição aos fios. O leave-in também é uma ótima opção para finalizar os fios. É o cabelo de Carolina Dieckmann.

Cachos 2C: "Os fios, nesse caso, são bem volumosos e mais grossos que os anteriores. Eles são 'quase cacheados', mas não chegam a ter o formato de espiral como os do tipo 3. Por conta dessas características, é preciso investir em cremes de tratamento para combater o ressacamento, principalmente nas pontas e também produtos que controlem o frizz. Cortes repicados e desregulados são os melhores para esse cabelo já que desse modo a parte do cima dos fios fica mais volumosa, enquanto as pontas ficam mais finas e por isso, menos ressecadas. Os fios naturais de Shakira são de cachos 2C".

Tipo de cacho número 3 - cacheados

Esse tipo de fio é considerado o 'verdadeiro cacho' já que o cabelo tem formato encaracolado, tipo espiral. Volumosos e de textura mais grossa, em razão desse forma, eles também são mais secos porque a oleosidade do couro cabeludo não chega tão rápido ao comprimento, como ocorre nos fios lisos. Wellington explica os subtipos desse cabelo.

Cachos 3A: "Lindos, mas temperamentais, esses cachos podem ficar minguados com as mudanças de tempo, mas são bem mais definidos, abertos e mais volumosos que o 2C. O cabelo natural da atriz Camila Pitanga é assim. Aconselho o corte de base arredonda para quem também tem esse tipo de cabelo porque ele deixa os fios bem alinhados e fáceis de cuidar na correria".

Cachos 3B: "Nesse caso, os cachos se diferenciam do anterior porque são mais fechados e também já vêm bem cacheadinhos desde a raiz. Além disso, são mais definidos, mas é preciso controlar o ressecamento. Por isso, aconselho a evitar sempre lavar os fios com água quente e também sempre usar um produto finalizador com proteção UV para que o cabelo fique protegido ao ser exposto no sol. São os fios naturais da atriz Débora Nascimento".

Cachos 3C: "O 3C e o 3B são bem parecidos, mas o C é mais definido e ainda mais volumoso que o anterior. Tem alguns produtos que são um arraso para esse cabelo. Eles são conhecidos como relaxantes naturais e são em formato de gel. Além de controlar o volume, eles são ótimos para minimizar o frizz. Os fios da atriz Lucy Ramos são desse tipo".

Tipo de cacho número 4 - crespos

Mais quebradiços e de textura mais fina que os anteriores, o cabelo crespo é mais opaco e tem dificuldade de absorver devido à pouca quantidade de escamas. Por isso, ele tem mais propensão ao ressecamento e deve ser hidratado constantemente. Wellington definiu os fios.

Cachos 4A: "Ainda mais volumoso que é o 3C, mas de textura bem semelhante, esse cabelo é aquele que marca presença no visual e chama atenção. Os seus cachos são mais enrolados e apertadinhos que os anteriores. Para esse tipo de cabelo, recomendo cortar em camadas para encorpar os cachinhos. Dessa forma, é possível ter um black maravilhoso como o de Erika Januza".

Cachos 4B: "Aqui já é possível observar o que é um cabelo crespo 'in natura'. Diferente dos cacheados que têm um formato de 'S', a sua estrutura é semelhante a um 'Z'. Devido a sua densidade, geralmente eles ficam facilmente encolhidos e aparentam ter um comprimento menor que o real. Um truque legal para evitar o ressecamento de quem tem esse tipo de cacho é lavar o cabelo apenas uma vez na semana e aplicar shampoo somente na raiz para não retirar a oleosidade natural dos cachinhos". A atriz Heslaine Vieira, da novela Malhação: Viva a Diferença tem esse tipo de cabelo.

Cachos 4C: "Esse cabelo é o verdadeiro crespo e os cachos não têm definição. Como são muito finos, recomendo ao máximo evitar químicas agressivas nesse cabelo para que ele quebre facilmente. Aconselho investir em cortes de formato arrendondado para quem tem esse tipo de fio". A cantora Solange Knowles, irmã de Beyoncé, tem esse tipo de cabelo.

(Por Helena Marques)

Palavras-chave
Beleza Bem-estar Tendência Cabelo Cachos
Sobre o mesmo tema
Cabelo oleoso: Saiba qual shampoo ter na sua rotina de cuidados com os cabelos!
Cabelo oleoso: Saiba qual shampoo ter na sua rotina de cuidados com os cabelos!
31 de janeiro de 2024
Top 5 produtinhos veganos de cabelo para cuidar das suas madeixas!
Top 5 produtinhos veganos de cabelo para cuidar das suas madeixas!
29 de outubro de 2023
Notícias similares
Óleo de amêndoas: 3 produtinhos com esse óleo poderoso e nutritivo para a pele e cabelo!
Óleo de amêndoas: 3 produtinhos com esse óleo poderoso e nutritivo para a pele e cabelo!
18 de dezembro de 2023
Esse tom de castanho está no radar das tendências para cabelo em 2024! Veja como aderir!
Esse tom de castanho está no radar das tendências para cabelo em 2024! Veja como aderir!
29 de dezembro de 2023
Últimas Notícias
Talk show de Fernanda e Pitel, do 'BBB 24', no Multishow é confirmado pela Globo e tem data para estrear. Aos detalhes!
Talk show de Fernanda e Pitel, do 'BBB 24', no Multishow é confirmado pela Globo e tem data para estrear. Aos detalhes!
24 de abril de 2024
Representatividade em 'A Grande Conquista 2'! Anahí Rodrighero fala sobre ser a primeira mulher trans no reality: 'Fico muito feliz'
Representatividade em 'A Grande Conquista 2'! Anahí Rodrighero fala sobre ser a primeira mulher trans no reality: 'Fico muito feliz'
24 de abril de 2024
Últimas Notícias