Fernanda Lima e Camila Pitanga podem ser chamadas a depor sobre polêmica da FIFA

Fernanda Lima e Camila Pitanga podem ser chamadas a depor sobre polêmica da FIFA

1/10
Notícia publicada , Terça-feira 3 dezembro 2013, 16:04

A suposta rejeição da FIFA aos nomes de Camila Pitanga e Lázaro Ramos para apresentar o sorteio de grupos da Copa do Mundo 2014 foi parar na Justiça. O Ministério Público do Estado do São Paulo instaurou uma investigação criminal para apurar se houve motivação racista na substituição dos atores negros pela dupla Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert.

Responsável pelo procedimento, o promotor Christiano Jorge Santos informa que, para esclarecer a situação, questionários foram encaminhados ao Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo; à empresa GEO Eventos, responsável pela parte artística do sorteio de grupos; e à Rede Globo, que teria sugerido os nomes de Camila e Lázaro.

"Preciso saber o que levou a essa substituição. A partir das respostas, vou estabelecer a ordem das pessoas que pretendo ouvir. A convocação dos quatro atores envolvidos dependerá do que for falado. Fernanda, Rodrigo, Lázaro e Camila serão chamados, se for necessário, a título de esclarecimento", informa o promotor, em conversa com Purepeople nesta terça-feira (03).

Mais seriedade

Segundo Christiano Jorge Santos, a questão deve ser tratada com seriedade. Em coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (02) na Costa do Sauípe (BA), que receberá o evento, o diretor da Geo Eventos, Luiz Gleiser, rebateu as acusações de racismo. "Isso é bobagem, desculpe", avaliou.

Essa resposta é criticada pelo promotor. "Não consigo compreender essa posição. Existe o branqueamento da sociedade brasileira. As pessoas tendem a negar a existência de negros no nosso país. É uma situação estranha para o mundo. Quando se mostra um mundo de faz de conta, onde só existem brancos no Brasil, isso é negativo para a imagem do país no exterior", avalia.

Vale lembrar que recentemente a revista "Forbes", dos Estados Unidos, classificou o veto à escolha de Camila e Lázaro como "infeliz" e lembrou o esforço da FIFA para combater o racismo no futebol.

Casa Grande & Senzala

O sorteio de grupos da Copa do Mundo 2014 será realizado na próxima sexta-feira (06), com transmissão para 193 países, com estimativa de 500 milhões de espectadores. Alcione, Margareth Menezes, Olodum e Alexandre Pires serão algumas das atrações musicais do evento.

"Afirmaram que não são racistas por causa dessas escolhas. Para mim, isso só reafirma o tom racista nessa questão. O branco fica na casa grande e, o negro, na senzala. A apresentação ficou para o apresentador de olho azul. O batuque ficou com o negro", pontua o promotor.

Procurada por Purepeople, Camila Pitanga não quis se pronunciar sobre o assunto. "Já dei uma entrevista sobre isso e não quero mais falar sobre o tema", limitou-se a dizer. Em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", ela mostrou-se despreocupada com a polêmica. "Sinceramente, acho que a especulação é muito maior do que a situação. Até porque, não recebi convite oficial", disse.

Em um evento de moda, realizado em São Paulo, Fernanda Lima falou sobre o tema. "Venho trabalhando com a FIFA já há alguns anos. E fui chamada para esse trabalho há mais de seis meses", contou. "Fui convocada e, como tal, aceitei e vou fazer o meu trabalho. O que eu tenho a ver com isso? Só porque eu sou branquinha?", questionou.

(Por Anderson Dezan)

VEJA TAMBÉM

Faça um link para essa matéria

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus

principais notícias

  • Neymar viaja para Barcelona sem Bruna Marquezine: 'Ela o encontra depois'

    07:31 Neymar viaja para Barcelona sem Bruna Marquezine: 'Ela o encontra depois'

  • 23/07 'Império': Cristina procura José Alfredo após ler carta que pensa ser de Eliane

  • 23/07 Ariano Suassuna morre em Pernambuco, aos 87 anos, vítima de parada cardíaca

  • 23/07 Irmã má em 'Império', Marjorie Estiano tinha fama de filha terrível: 'Injustiça'

  • 23/07 Oscar Filho, do 'CQC', é processado por ironizar jovem deficiente: 'Achei graça'

  • 23/07 Sabrina Sato desiste de vender cobertura de R$ 5,5 milhões: 'Perto do trabalho'

Leia mais sobre esse tema

+ Famosos

PURE FOCOS