Fique por dentro de quem é quem em 'Joia Rara', a nova novela das seis

Fique por dentro de quem é quem em 'Joia Rara', a nova novela das seis

1/38
Notícia publicada , Domingo 15 setembro 2013, 11:01

A história de Pérola (Mel Maia), uma menina muito especial, que é fruto da improvável paixão entre Amélia (Bianca Bin) e Franz (Bruno Gagliasso), estreia nessa segunda-feira (16), em "Joia Rara", a nova novela das seis da Globo. Escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid, autoras de "Cordel Encantado" - um sucesso do horário em 2011-, a trama traz a filosofia budista dos Himalaias para a boemia carioca da Lapa nas décadas de 30 e 40.

Além do cunho espiritual fundamentado no mestre budista Ananda (Nelson Xavier), que reencarna na pequena Pérola, o folhetim aborda também a luta de classes, em que operários da Fundição Hauser reivindicam melhores condições de trabalho. A política se faz presente na eclosão da Segunda Guerra Mundial, após a qual acontece a segunda fase da novela. Já o núcleo do cabaré Pacheco Leão vai mostrar o mundo artístico das vedetes, com performances empolgantes das estrelas Lola Gardel (Leticia Spiller) e Aurora Lincoln (Mariana Ximenes).

No cortiço vive a comunidade mais pobre, batalhando pela sobrevivência dia após dia. É lá que os monges que virão do fictício mosteiro chamado Padma Ling vão ficar quando chegarem ao Brasil, em busca da criança que é a reencarnação de seu líder espiritual. E entre a riqueza da família de seu pai na mansão dos Hauser e a simplicidade da família da mãe estará a pequena Pérola, que só pensa em unir novamente Franz e Amélia, pois acredita que o amor dos dois é uma verdadeira joia rara.

Veja abaixo a relação dos personagens dessa história e seus intérpretes. E confira nossa galeria de imagens!

Franz Hauser (Bruno Gagliasso) – filho de Ernest Hauser (José de Abreu), foi criado para herdar seu império e assumir os negócios. Materialista, muda de perspectiva na vida quando sofre um acidente nos Himalaias e é acolhido em um mosteiro budista. Sua ligação com Ananda, o mestre espiritual dos monges perdurará por mais tempo do que ele imagina. Quando volta para casa, conhece Amélia e se apaixona por ela. Um amor tão grande que faz com ele abra mão do dinheiro de sua família para ficar ao lado da mulher que ama. Desse amor nascerá Pérola.

Ernest Hauser (José de Abreu) – Nascido na suíça, Ernest é viúvo e tem uma joalheria e uma fundição. Tradicionalista, severo e preconceituoso, conduz sua família e empresas com rigidez. É capaz de tudo para conseguir o que quer e se aproveita de uma fraqueza de Venceslau (Reginaldo Faria) para fazer da bela Iolanda (Carolina Dieckmann) sua mulher, mesmo sabendo que a moça lhe odeia.

Hilda Hauser (Luiza Valdetaro) – a caçula dos Hauser é uma moça meiga e refinada que tem o sonho de ser cantora, mas lhe falta coragem para confrontar o pai, que seria radicalmente contra. Mas é obstinada o suficiente para se infiltrar no cabaré Pacheco Leão disfarçada de camareira, enquanto mente em casa sobre o seu destino. Na segunda fase da novela se apaixona por Toni (Thiago Lacerda).

Viktor Hauser (Rafael Cardoso) – irmão de Franz e Hilda, Viktor estuda em colégio militar, mas é sensível, tímido e frágil. Seu pai fica irritado com suas notas baixas, especialmente em matemática. Na verdade o rapaz quer mesmo é ser pintor. Fica encantado por Silvia (Nathalia Dill) e não se conforma quando a vê com seu irmão, Franz.

Manfred Ducke (Carmo Dalla Vecchia) – Filho bastardo de Ernest com Frau Gertrude (Ana Lúcia Torre), a governanta da casa, Manfred é o grande vilão da história. Se sente rejeitado pelo pai e consequentemente tem inveja de Franz, o herdeiro legítimo. Seu objetivo é conquistar tudo que é do meio-irmão, desde sua posição social até as namoradas. Fica um tanto obsecado por Amélia quando Franz se apaixona pela moça e faz de tudo para separar o casal.

Frau Gertrude (Ana Lúcia Torre) – Nutre um amor platônico por Ernest, para quem trabalha há quase 30 anos. Chegou a ter um filho dele, mas se ressente por não ter sua atenção. Cuida da casa com mãos de ferro e irá fazer da vida de Iolanda (Carolina Dieckmann) um inferno quando ela se casar com seu patrão.

Silvia Zampari (Nathalia Dill) – Sua beleza esconde a frieza de seus sentimentos. Calculista, o que ela quer é se vingar de Ernest Hauser, pois seu pai morreu na miséria por causa dele. Consegue se infiltrar na empresa da família Hauser quando é contratada como designer de joias e consquista a confiança de todos rapidamente. Se aproveitando da fragilidade de Franz, vai tentar seduzi-lo.

Amélia Fonseca (Bianca Bin) - Pobre e batalhadora, Amélia saiu do Nordeste ainda pequena, junto com a família, e veio para o Rio de Janeiro tentar uma vida melhor. Mora em um cortiço com Mundo (Domingos Montagner), seu irmão e Apolônio (Luiz Gustavo), seu padrinho. Se apaixona e casa com Franz, com quem terá Pérola.

Pérola (Mel Maia) – Filha de Franz e Amélia, Pérola é uma criança amorosa, que gosta de ver a felicidade entre as pessoas. Os monges acreditam que essa menina especial seja a reencarnação de Ananda. Alegre, carinhosa e compreensiva, ela é criada criada na riqueza da família do pai, porém nem por isso se afasta da família pobre da mãe, ao contrário, adora brincar com os meninos do cortiço e é manda muito bem no futebol. Quer ver o pai e a mãe juntos outra vez.

Raimundo Fonseca (Domingos Montagner) – Nordestino simples, justo e idealista. É operário na fundição hauser e um dos líderes da causa operária. Seu sonho é que haja menos desigualdade social no Brasil. Defende Amélia, sua irmã, com unhas e dentes. Mesmo apaixonado por Iolanda (Carolina Dieckmann), resiste à ideia de se casar com ela, pois receia que a vida em família atrapalhe sua luta pela causa operária.

Apolônio (Luiz Gustavo) – Carinhoso e honesto, faz tudo pelos afilhados - Amélia e Mundo -, que criou com dificuldade quando eles perderam os pais. Mora em um cortiço na Lapa onde é querido por todos. Considera Pérola como uma neta.

Toni (Thiago Lacerda) – Operário na Fundição Hauser, Toni mora no cortiço com Gaia (Ana Cecília Costa), sua mulher. É descendente de italianos e na primeira fase da trama, integra o movimento operário ao lado de Mundo. Porém, depois que Gaia e o filho são deportados para a Lituânia, na segunda fase, acaba desistindo da luta. Se apaixona por Hilda, sem saber que ela é uma Hauser.

Gaia (Ana Cecília Costa) – Forte, destemida e determinada, Gaia é uma das melhores amigas de Amélia e mulher de Toni. Será deportada para a Lituânia pouco antes da guerra.

Iolanda Lopez (Carolina Dieckmann) – Secretária na Fundição Hauser, é uma moça pobre que mora no cortiço com o pai e namora Mundo. Sua beleza desperta a paixão de Ernest e acaba sendo obrigada a se casar com ele por causa uma fraqueza do pai, Venceslau (Reginaldo Faria). Será muito infeliz nesse casamento.

Venceslau Lopez (Reginaldo Faria) – Homem fraco e sem brios, é contador de Ernest e pai de Iolanda. Jogador inveterado, Venceslau entra em uma partida com o patrão em que aposta e perde a própria filha.

Fabricio (Ricardo Pereira) – Militante da causa operária, é português e amigo de Mundo e Toni. Assim como eles, será preso. Se apaixona por Lola (Letícia Spiller) na segunda fase.

Volpina (Paula Burlamaqui) – Mulher rude e grosseira que adora uma fofoca. É a lavadeira do cortiço, mas seu passatempo favorito é observar o movimento dos moradores para poder contar tudo para os outros depois. Tem o sonho de ser vedete no cabaré Pacheco Leão, porém lhe falta talento para isso.

Artur (Ícaro Silva) – Pobre morador do cortiço que usa seu talento com o pincel para ganhar a vida como pintor e professor de desenho.

Lindinha (Cacau Protásio) – Operária na Fundição Hauser e moradora do cortiço. Também entra na luta operária.

Pillar (Silvia Salgado) – Vendedora da joalheria Hauser que guarda um grande segredo que pode comprometer Ernest.

Arlindo Pacheco Leão (Marcos Caruso) – Um artista visionário, que é apaixonado pela arte e dono do cabaré Pacheco Leão. Arlindo é cuida de todos os detalhes dos shows, desde o cenário até as coreografias e direção do espetáculo. É um homem bom, engraçado e companheiro.

Miquelina Pacheco Leão (Rosi Campos) – Casada com Arlindo, ela também faz de tudo um pouco no cabaré: atua, canta, faz adereços e serve as mesas. Ciumenta, pega muito no pé do marido.

Arlindinho (Pedro Neschling) – Filho de Arlindo e Miquelina, convive no meio artistístico desde pequeno e se tornou pianista. Namorador, se envolve com quase todas as vedetes do cabaré. Na primeira fase da trama, é apaixonado por Amélia.

Belmira (Juliana Lohmann) – Irmã mais nova de Arlindinho, Belmira é o patinho feio da família. Trabalha no cabaré, mas não gosta dessa vida.

Santinha (Nicette Bruno) – Típica matriarca portuguesa, Santinha é rabugenta e gosta de implicar com Arlindo, seu genro.

Conceição (Cláudia Missura) – Dona da pensão onde moram as vedetes do cabaré e para onde os monges irão quando chegarem ao Brasil. Sovina e exigente, Conceição não admite desperdícios.

Lola Gardel (Leticia Spiller) – É a estrela do cabaré Pacheco Leão na primeira fase da trama, mas seu posto fica ameaçado com a chegada de Aurora Lincoln (Mariana Ximenes). Vaidosa, a veterana se preocupa muito mais com o figurino do que com sua performance. Lola tem um caso antigo com Manfred e sonha em entrar para uma família rica.

Aurora Lincoln (Mariana Ximenes) – Artista ousada e de espírito livre, Aurora chega ao Brasil à procura de Décio (Miguel Rômulo), que a abandonou em Paris, onde morava há muitos anos. Na segunda fase da trama será a grande estrela do cabaré Pacheco Leão, desbancando Lola. Se apaixona pelo ex-pracinha Davi (Leandro Lima).

Matilde Meyer (Fabiula Nascimento) – Bonita e bondosa, Matilde é uma moça do interior que vai para o Rio de Janeiro cuscar trabalho no cabaré. Faz amizade com os monges quando eles chegam ao Brasil.

Serena Fox (Simone Gutierrez) – Vedete vaidosa e engraçada, Serena é gordinha e amada pelo público. Sua autoestima é bastante elevada. Está sempre brigando com Arlindinho.

Odilon Mascarenhas (Tiago Abravanel) – Malandro boa-praça, se torna cantor de rádio e conquista muitas fãs.

Joel (Marcelo Médici) – Vem da França com Aurora, de quem é amigo, coreógrafo e secretário. Fica com o cargo de mestre de cerimônias do cabaré. É chegado em uma intrifa e gosta de ver o circo pegar fogo.

Dália (Tania Khalil) – Trabalha como bailarina no cabaré e se apaixona por Mundo. É irmã de Davi (Leandro Lima) e sofre pensando que ele morreu na guerra.

Cristina (Giovanna Ewbank) – Dançarina do cabaré Pacheco Leão, é talentosa, mas meio avoada.

Davi Monteiro (Leandro Lima) – Irmão de Dália, Davi será recrutado para lutar na guerra. É dado como morto, porém terá sido um terrível engano. Volta paraplégico e se apaixona por Aurora.

Ananda Rinpoche (Nelson Xavier) – Líder budista, cuida de Franzquando ele sofre um acidente na escalada no Everest. Os dois ficam muito amigos, e Ananda aproveita o tempo que o rapaz passa em seu mosteiro para lhe passar mensagens espirituais.

Sonan (Caio Blat) – Estudioso dedicado da filosofia budista e fiel discípulo de Ananda, fica arrasado com a morte do mestre e toma como missão procurar onde ele escolheu reencarnar.

Tempa (Ângelo Antônio) – Bondoso, inteligente, excêntrico e engraçado, Tempa é também discípulo de Ananda. Sábio, gosta de contar histórias budistas para Pérola.

Jampa (Fábio Yoshihara) – Outro discípulo de Ananda, que será um dos protetores de Pérola.

Rigpa (Adriano Bolshi) – Bem-humorado e de bem com a vida, Rigpa é o monge mais jovem dos discípulos de Ananda.

Eurico (Sacha Bali) – Amigo de Franz e Manfred é um rapaz simples, mesmo sendo rico. Simpático até com os funcionários da fundição, Eurico morre na avalanche que acontece no primeiro capítulo.

Valter Passos (Leopoldo Pacheco) – Banqueiro rico e poderoso, pai de Eurico e Décio. É também um homem conservador, assim como seu melhor amigo, Ernest Hauser.

Laura Passos (Claudia Ohana) – Rica e elegante, Laura é casada com Valter e sofre muito com a perda do filho, Eurico. Vai adotar Tavinho (Xande Valois) e se tornar uma grande amiga de Iolanda.

Décio Passos (Miguel Rômulo) – Mimado, termina os estudos na Europa e volta ao Brasil. Rejeita o irmão adotivo, destrata quem não tem poder e status.

Tavinho (Xande Valois) – Otávio é adotado por Laura e Valter ainda criança, depois que Eurico morre. Veio de um orfanato e não sabe nada sobre sua origem.

VEJA TAMBÉM

Faça um link para essa matéria

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus

principais notícias

  • Saiba por onde andam os Marotos, assistentes de palco de Mara Maravilha no SBT

    10:26 Saiba por onde andam os Marotos, assistentes de palco de Mara Maravilha no SBT

  • 08:03 Chris Hemsworth é eleito mais sexy do mundo. Veja lista de bonitões da 'People'!

  • 21/11 Após deixar 'Domingão', Carol Nakamura faz teste para ser repórter do 'Pânico'

  • 20/11 Xuxa impressiona por semelhança com a filha, Sasha, em foto de quando era jovem

  • 20/11 Enrico Celico nega envolvimento com Grazi Massafera: 'Sigo outras celebridades'

  • 20/11 Chay Suede mostra estilo ao andar de moto com capacete retrô, no Rio

Leia mais sobre esse tema

+ Famosos

NÃO PERCA!