Giovana Cordeiro lidera movimento de apoio a transição capilar: 'Empoderador'
Publicado em 10 de março de 2019 08:30
Por Purepeople
Giovana Cordeiro conversa com o Purepeople sobre o processo de transição capilar e explica como surgiu sua hashtag #AguentaFirme, que tem inspirado e empoderado muitas cacheadas. A Moana de 'Verão 90' destaca como é maravilhoso se olhar no espelho e reconhecer sua beleza natural. Além disso, Giovana aconselha meninas e meninos que estão passando pelo difícil processo da transição capilar e indica 7 cacheadas para você seguir já nas rede sociais. Confira!
A atriz da novela das sete 'Verão 90', Giovana Cordeiro, bateu um papo com o Purepeople e falou sobre sua transição capilar e sobre sua hastag.
Giovana Cordeiro levou 3 anos para passar por todo o processo da transição capilar.
A atriz, Giovana Cordeiro, decidiu entrar em transição capilar em 2014, aos 17 anos.
Giovana Cordeiro fala sobre a transição capilar. 'É difícil, mas vale a pena ver sua beleza natural.'
Giovana Cordeiro compartilhou com o Purepeople que durante a sua transição capilar fazia chapinha e babyliss.
O babyliss era uma das formas da atriz, Giovana Cordeiro, lidar com sua transição capilar.
A atriz de 'Verão 90', Giovana Cordeiro, passou a falar sobre sua transição capilar após sua atuação em 'O Outro Lado do Paraíso'.
Atualmente, Giovana Cordeiro está com o cabelo iluminado e com franja para seu papel em 'Verão 90'.
A atriz, Giovana Cordeiro, criou a hastag #AguentaFirme para as cacheadas e as meninas em transição poderem compartilhar suas histórias no Instagram.
Giovana Cordeiro está atuando em 'Verão 90' como Moana.
Veja + após o anúncio

A ditadura do cabelo liso vem perdendo força e os cachos estão com tudo! Assumir os fios naturais é libertador e traz empoderamento a muitas mulheres que se sentiam dependentes da chapinha por tantos anos. Ninguém melhor que Giovana Cordeiro, atriz de "Verão 90" e dona de cachos volumosos e inspiradores, para falar sobre o assunto. Ao Purepeople, a artista, que lidera o movimento #AguentaFirme nas redes sociais, destaca os desafios da passar pela transição capilar e aconselha: "Aguenta firme, mesmo, porque é difícil. Muita gente vai sugerir de alisar o cabelo durante o processo e você tem que ignorar, porque a transição é passageira. Vai valer a pena! É empoderador."

Cabelo alisado ou cacheado? 'A escolha é sua!', frisa a atriz

Giovana reforça que hoje em dia as mulheres já têm consciência sobre essa construção social do cabelo liso, com pouco volume e "controlado": "É importante a gente questionar o porquê de não podermos usar nosso cabelo natural. Por que ele não pode ser volumoso e crespo? Só de pensarmos sobre isso, já nos faz entender e sermos do jeito que queremos ser." A artista insiste na mudança do olhar para os padrões estéticos criados ao longo dos anos. "Vale muito a pena você reconhecer sua beleza natural e descobrir que ninguém precisa ser igual a ninguém. Não precisamos ser a cópia do outro. A gente pode trazer nossa beleza com muita identidade, personalidade e individualidade", destaca ela, destacando a importância liberdade de escolha: "Se você quer alisar, ou continuar com ele enrolado, tem que ser uma escolha sua. Se olhar no espelho e reconhecer uma beleza que é naturalmente sua, é muito gostoso."

Entenda o movimento #AguentaFirme

A hastag começou após Giovana atuar na novela "Rocky Story" no papel de Stefany. Segundo a atriz, tudo aconteceu naturalmente. Na época, ela recebeu muitas mensagens no Instagram sobre o que fazia com o cabelo. Somente em "O Outro Lado do Paraíso" ela passou a compartilhar sobre sua transição. "Fiz uma sequência de stories mostrando todas as texturas do meu cabelo nesses 3 anos de transição. No início eu disse: 'meninas que estão passando pela transição: aguentem firme porque vale a pena'. E isso virou uma matéria com a manchete 'Giovana dá dicas: aguentem firme'. Isso viralizou e eu queria acompanhar a história das meninas. Minha história motivou muitas pessoas e pedi para compartilharem suas experiências usando a hashtag." Atualmente, a #AguentaFirme tem quase 33 mil publicações no Instagram, que vão de tutoriais de finalização até dicas de produtinhos para os cachos. "A gente indica produto, hidratação caseira, formas de finalizar o cabelo. As meninas postam vídeos, mostram como é o processo de transição, a aceitação do processo que é muito difícil e vai te encorajando. Você sente que não está vivendo aquilo sozinha."

A atriz de 'Verão 90', Giovana Cordeiro, criou a #AguentaFirme para as cacheadas trocarem experiências e informações sobre seus cabelos. © Reprodução, Instagram

A transição capilar de Giovana Cordeiro: 'Eu não sofri, não me achei feia'

Quem olha o cabelo maravilhoso da intérprete de Moana não acredita que ela já teve cabelo liso durante 4 anos. Em 2014, atriz decidiu entrar no processo de transição capilar, que na época nem tinha um nome definido. "Eu decidi parar de fazer progressiva com 17 anos. Depois parou de fazer sentido pra mim não ter meu cabelo natural. Também estava mais fácil, tinha mais informações. Então, pensei: 'vou ver como fica.'" Foram cerca de três anos para recuperar os fios naturais. A fase mais difícil, segundo ela, foi aceitar o volume. "Quem alisa não tem noção do volume dos fios e temos de aceitá-lo. É complicado porque pode mudar o formato do rosto. Por isso, temos que aceitar que vamos estranhar, mas que está tudo bem e não estaremos tão estranhas como achamos." Durante sua transição, a atriz procurou desencanar. "Eu prendia o cabelo. Quando eu saía à noite, fazia uma chapinha, depois passei para o babyliss. Eu não sofri muito durante a transição, no sentido de me olhar no espelho e me achar feia ou achar meu cabelo feio."

Representatividade: 'Ter cachos não dá trabalho, alisar dá mais'

Giovana destaca ainda sobre a importância de movimentos como o #AguentaFirme. "Hoje temos mais acesso à informação. A importância desses movimentos e de se falar sobre o assunto, assim como as influenciadoras, é que a gente vai mostrando que ter cachos não dá trabalho. Provavelmente dá até menos trabalho do que alisar sempre, fazer chapinha sempre, relaxamento e progressiva." Para a atriz, contar com o apoio de uma pessoa que passou pela transição capilar facilita o processo, pois comprova que no final o resultado vai compensar todo o esforço. "Muitas garotas chegam para mim e falam: 'eu estou em transição e ver que você também passou por isso é ótimo porque mostra que pode dar certo", orgulha-se.

Um recado para quem está na transição capilar

Existem diversas formas de lidar com a transição capilar e cada pessoa deve escolher a que lhe deixa mais confortável. O mais radical, mas que agiliza muito o processo, é o Big Chop. O procedimento consiste em cortar toda a parte lisa do cabelo e deixá-lo crescer naturalmente. Mas caso você não se sinta à vontade para radicalizar, é possível passar pelo processo fazendo chapinha, babyliss, dedoliss, texturização ou fitagem, por exemplo.

Giovana Cordeiro indica 7 cacheadas para seguir no instagram já!

Como destacado pela atriz, é importante você ter pessoas em quem se inspirar ao encarar a transição capilar. Por isso, pedimos para ela indicar famosas e blogueiras que mostrem o poder de seus cabelos cacheados. Confira as 7 mulheres maravilhosas que ela sugere!

1- @daiannepossoly

A blogueira Daianne Possoly também passou pelo processo de transição e hoje ela possui um cabelo maravilhoso loiro. Ela compartilha em seu Instagram e no canal do YouTube dicas de como lidar com os cabelos cacheados. Além disso, ela mostrar que é possível ter um cabelo cacheado e tingi-lo pode dar certo, sim!

2- @heloisaalvesss

A Helo Alves, como é conhecida no Instagram, passou pela sua última química em março de 2017 e ela ainda está passando pela transição capilar. Seu cabelo é tipo 2C/3A e existem vários outros tipos de cabelos.

3- @diasdecacho

O "Dias de Cacho" é administrado pela Bruna Dias, que ganhou uma mudança de visual em um sorteio feito pela Giovana Cordeiro em parceria com o Espaço Gioh. Ela também faz parte do @seiscachos, que reúne seis cacheadas e falam sobre seus diferentes tipos de cachos. O cabelo da Bruna é azul e ela mostra como cuidá-lo.

4- @kefera

A atriz e youtuber, Kéfera Buchmann, também passou recentemente, e ainda passa, pelo processo de transição capilar e compartilhou os momentos nos stories do Instagram.

5- @erikajanuza

A atriz, Érika Januza, tem um cabelo pra lá de maravilhoso. Seus cachos são lindos e seu empoderamento, também.

6-@taisdeverdade

Taís Araújo também fala bastante sobre o empoderamento dos cabelos cacheados e da aceitação.

7- @_linedias

Atualmente a atriz, Aline Dias, está com o cabelo acima dos ombros e com um iluminado lindo, mostrando que cabelo cacheado também tem versatilidade.

(Por Pyetra Santos)

Sobre
Giovana Cordeiro
Giovana Cordeiro
Cabelo cacheado, curto ou liso? Giovanna Cordeiro teve todos! 11 fotos da transição capilar de Luna da novela 'Fuzuê'
29 de setembro de 2023 13:17
Todos os itens
Palavras-chave
Cabelo Mudança de visual Fotos de famosos Famosos brasileiros Cachos Transição capilar
Sobre o mesmo tema
'BBB 24': quem ainda está na prova do Líder? Disputa pela 1ª liderança já dura 10h
'BBB 24': quem ainda está na prova do Líder? Disputa pela 1ª liderança já dura 10h
9 de janeiro de 2024
'BBB 24': MC Bin Laden emagreceu 50 kg e se considera um 'gordinho gostoso'; mãe pastora apoia ida ao reality!
'BBB 24': MC Bin Laden emagreceu 50 kg e se considera um 'gordinho gostoso'; mãe pastora apoia ida ao reality!
5 de janeiro de 2024
Notícias similares
'Sansão vem aí...': Jojo Todynho aparece com calça colorida, barriga de fora e cabelo novo meses após bariátrica. Veja!
'Sansão vem aí...': Jojo Todynho aparece com calça colorida, barriga de fora e cabelo novo meses após bariátrica. Veja!
1 de novembro de 2023
Jojo Todynho exibe novo visual, mas é a cinturinha fina que chama atenção de fã: 'Cada dia mais maravilhosa'
Jojo Todynho exibe novo visual, mas é a cinturinha fina que chama atenção de fã: 'Cada dia mais maravilhosa'
28 de dezembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias