Alta-costura: highlights de 2018 na moda. Veja fotos!
Publicado em 17 de dezembro de 2018 18:09
Por Purepeople
A alta-costura é francesa e atende a um seleto número de fashionistas no mundo todo: aproximadamente 4000 pessoas chamadas de "colecionadoras" podem viver a experiência de consumir peças de luxo exclusivas que são verdadeiras obras de arte. Não por acaso, a "haute couture" parisiense é puro desejo e inspira o mundo da moda com sua exuberância ano a ano.
Pretinho nada básico de Jean Paul Gaultier Haute Couture Fall/Winter 2018-2019 na Paris Fashion Week
Noiva de farda em tom pastel: Chanel Haute Couture Fall/Winter 2018-2019 na Paris Fashion Week
Combinação exuberante de peças com Giorgio Armani Prive Haute Couture Fall Winter 2018/2019 na Paris Fashion Week
Transparência handmade da Dior na Haute Couture Fall/Winter 2018-2019 na Paris Fashion Week.
Look vermelho total: Valentino Haute Couture Fall/Winter 2018-2019 na Paris Fashion Week
Inspiração retrõ no vestido de Giambattista Valli na Haute Couture Fall/Winter 2018-2019 na Paris Fashion Week.
Muita originalidade no desfile da Maison Margiela Haute Couture Fall Winter 2018/2019 na Paris Fashion Week
Sonia Rykiel na Haute Couture Fall/Winter 2018-2019 na Paris Fashion Week.
Veja + após o anúncio

A história da alta-costura é antiga, começou no século XIX, com Charles Frederick Worth, costureiro inglês que vestia a realeza européia. Foi ele também o primeiro a promover um desfile de moda (com modelos na passarela!) e considerado "o pai da alta-costura". Desde então, a indústria da "haute couture" cresceu e, paralelo a ela, grandes grifes conquistaram seu lugar nas Semanas de Moda Internacional lançando tendências que se espalham mundo afora.

Alta-costura? Só em Paris!

Sabia que o termo "haute couture" tem origem francesa e desde 1945 é protegido por lei pela Chambre Syndicale de la Haute Couture? É essa instituição que se certifica que a grife que carrega esse título está apta e preenche muitas regrinhas específicas: usar somente matéria-prima de alta qualidade, ter processos de confecção quase que exclusivamente manuais (encomendada e sob medida, uma peça exclusiva pode levar muito tempo para ficar pronta, até 1000 horas de trabalho!), possuir um número mínimo de funcionários especialistas no tema, preencher os requisitos na escolha de sua "maison" em pontos estratégicos e luxuosíssimos de Paris, ter um perfume assinado pela grife e apresentar duas coleções ao público por ano, com ao menos 35 looks para dia e noite - além da comprovação de rendimento financeiro dentro dos padrões determinados. Entre as grifes de "alta-costura", título esse que é concedido exclusivamente pelo Ministro da Indústria na França, existem ainda outras divisões que atendem a um seleto grupo de compradores.

début

Depois de uma longa vida figurando nas Semanas de Moda internacional e sendo referência em muitas frentes (até em moda praia!), Sonia Rykiel comemorou 50 anos de marca apresentando sua primeira coleção de alta-costura, "L'Atelier Sonia Rykiel". Aganovich e o marroquino Noureddine Amir também fizeram sua estreia na passarela, convidados pela Chambre Syndicale de la Haute Couture. Vetements, Acne Studios e Peter Dundas voltaram para a semana de moda de alta-costura.

25 anos de Viktor & Rolf

Em 2018 a marca completou 25 de história e apresentou na sua coleção de outono/inverno 25 looks icônicos da marca com pouca cor e muitos cristais. Além disso, a dupla lançou um livro de retrospectiva em comemoração.

"Caraman"

A Givenchy, grife queridinha de it girls no Brasil e no mundo, homenageou Hubert de Givenchy, fundador da marca falecido este ano, com uma coleção batizada de "Caraman" celebrando sua vida, obra e elegância atemporais.

O retorno de Balmain em 2019

Em 2018, ano em que o estilista Olivier Rousteing assume a Balmain - e seus irresistíveis ombros marcados! A grife anuncia a volta às passarelas em janeiro de 2019, depois de 17 anos fora delas. A última vez que a marca desfilou uma coleção de "alta-costura" foi em 2002, ainda sob a direção criativa de Oscar de la Renta.

As grifes do momento

Atualmente, fazem parte da "haute couture" parisiense: Alberta Ferretti Limited Edition, Alexandre Vauthier, Alexis Mabille, Armani Privé, Azzaro, Chanel , Christian Dior , Elie Saab, Fendi, Giambattista Valli, Givenchy, Guo Pei, Iris van Herpen, Jean Paul Gaultier, Maison Francesco Scognamiglio, Maison Margiela, Ralph & Russo, Ronald van der Kemp, Schiaparelli, Sonia Rykiel, Valentino, Viktor & Rolf e Zuhair Murad.

Confira a nossa galeria de fotos e inspire-se com os highlights de 2018.

(Por Veronica Fantoni)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Moda Semana de moda Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Vermelho dita moda das famosas em festa da novela 'Renascer': veja fotos dos looks de Duda Santos, Giullia Buscacio e mais atrizes!
Vermelho dita moda das famosas em festa da novela 'Renascer': veja fotos dos looks de Duda Santos, Giullia Buscacio e mais atrizes!
23 de janeiro de 2024
Mel Maia apresenta o Rio de Janeiro ao namorado português. Veja fotos!
Mel Maia apresenta o Rio de Janeiro ao namorado português. Veja fotos!
6 de janeiro de 2024
Notícias similares
Bruna Marquezine aposta em alfaiataria descolada na Milan Fashion Week e é flagrada por paparazzo internacional. Fotos!
Bruna Marquezine aposta em alfaiataria descolada na Milan Fashion Week e é flagrada por paparazzo internacional. Fotos!
22 de setembro de 2023
5 tendências pro Verão 2024 que as brasileiras podem apostar já, de acordo com o que vimos nas semanas de moda internacionais
5 tendências pro Verão 2024 que as brasileiras podem apostar já, de acordo com o que vimos nas semanas de moda internacionais
3 de outubro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias