Homem que jogou banana em Daniel Alves pode pegar três anos de prisão
Publicado em 30 de abril de 2014 16:24
Por Purepeople
O torcedor que arremessou uma banana no jogador brasileiro Daniel Alves durante uma partida de futebol entre o Barcelona contra o Villarreal no último domingo (27) é David Campayo. Pela provocação racista, o torcedor de 26 anos pode cumprir até três anos de prisão. Segundo a polícia da Espanha, depois de ser identificado pelo clube Villarreal, para o qual trabalha, David seguiu acompanhado da diretoria do time até uma delegacia na noite desta terça-feira (28), onde prestou depoimento e foi solto em seguida, após pagamento de fiança. De acordo com o código penal espanhol, o torcedor cometeu o crime do artigo 510 de "incitação a discriminação, ao ódio e à violência contra grupos ou associações, por motivos racistas, antissemitas ou outros referentes a ideologia" por ter jogado a banana em direção a Daniel Alves, jogador do Barcelona, e pode pegar de um a três anos de prisão. Um inquérito foi instaurado contra David e, segundo o subdelegado do governo de Castellón, David Barelles, o docum
Daniel Alves fiz rebate críticas a campaha #todossomosmacacos: 'É hipocrisia, a campanha é contra o racismo', disse ao canal BBC da Espanha
David Campayo Lleo arremessou uma banana em Daniel Alves durante um jogo entre Barcelona e Vilarreal; David foi banido de frequentar o estádio do clube e pode pegar até três anos de prisão
Torcedor que jogou banana em Daniel Alves pode pegar até 3 anos de prisão por ato racista
Neymar foi o primeiro a repercutir a campaha #todossomosmacacos que ganhou as redes sociais contra o ato de racismo sofrido pelo jogador Daniel Alves no domingo, 27 de abril de 2014
Com a mulher, Angélica, Luciano Huck também entrou a onda de protesto contra o racismo em apoio ao jogador Daniel Alves
Campanha #todossomosmacacos ficou polêmica quando Luciano Huck estampou a frase em camisetas e colocou peças à venda no site de uma de suas marcas por R$ 69
Veja + após o anúncio

O torcedor que arremessou uma banana no jogador brasileiro Daniel Alves durante uma partida de futebol entre o Barcelona contra o Villarreal no último domingo (27) é David Campayo. Pela provocação racista, o torcedor de 26 anos pode cumprir até três anos de prisão.

Segundo a polícia da Espanha, depois de ser identificado pelo clube Villarreal, para o qual trabalha, David seguiu acompanhado da diretoria do time até uma delegacia na noite desta terça-feira (28), onde prestou depoimento e foi solto em seguida, após pagamento de fiança.

De acordo com o código penal espanhol, o torcedor cometeu o crime do artigo 510 de "incitação a discriminação, ao ódio e à violência contra grupos ou associações, por motivos racistas, antissemitas ou outros referentes a ideologia" por ter jogado a banana em direção a Daniel Alves, jogador do Barcelona, e pode pegar de um a três anos de prisão.

Um inquérito foi instaurado contra David e, segundo o subdelegado do governo de Castellón, David Barelles, o documento já foi encaminhado ao tribunal da região. O próximo passo estará sob a decisão de um juiz, que deve determinar se o torcedor vai responder ao processo sob pagamento de pena ou terá o seu caso arquivado.

Jogador nega marketing em campanha

A imprensa espanhola aponta que David já se arrependeu do ato, que ganhou grande repercussão nas redes sociais após o jogador comer a banana atirada contra ele em campo.

A campanha #somostodosmacacos, em apoio a Daniel Alves, ganhou adeptos mas também gerou polêmica ao ser criticada por reforçar ainda mais o racismo e ser acusada de fazer parte de uma ação de marketing.

"Foi natural e intuitivo. Só depois pensei na preocupação dos meus pais, porque eu nem pensei se tinha alguma coisa na banana", contou Daniel, que reforçou a proposta do movimento.

"É hipocrisia, a campanha é contra o racismo. Os críticos estão se apegando ao contexto e não ao objetivo, que é conscientizar as pessoas de que somos todos humanos, somos todos iguais", disse o jogador ao canal espanhol BBC nesta quinta-feira (30).

Banido

Até o momento, o torcedor foi penalizado pelo clube que o baniu de entrar no estádio do Villareal em todos os jogos. "Apuramos as responsabilidades e colocamos o autor nas mãos da polícia e da Justiça, além de tê-lo expulsado como sócio para o resto da vida. Agora trata-se de um tema policial, e acreditamos que não devemos ir mais além. É um tema que a Justiça decidirá - disse o presidente do Villarreal, Fernando Roig"

O torcedor, que já tentou fazer parte do clube, coordena uma equipe do Villareal e tem dois irmãos que jogaram futebol em categorias inferiores da equipe do clube. Com a repercussão do ato racista cometido no jogo, colegas do torcedor temem um linchamento e lançaram a campanha a #todossomosdavid a seu favor.

Sobre
Daniel Alves
Daniel Alves
Daniel Alves nega ter dado entrevista para jornal da Espanha em primeiro post na web após deixar a cadeia
6 de abril de 2024 11:34
Todos os itens
Palavras-chave
Esporte Famosos brasileiros Polêmica
Sobre o mesmo tema
Mãe de Daniel Alves pode ser presa após vazar fotos e nome da jovem que acusa o filho de estupro
Mãe de Daniel Alves pode ser presa após vazar fotos e nome da jovem que acusa o filho de estupro
4 de janeiro de 2024
Daniel Alves morreu na prisão? Notícia chocante pega web de surpresa; assessoria do ex-jogador revela verdade. Aos detalhes!
Daniel Alves morreu na prisão? Notícia chocante pega web de surpresa; assessoria do ex-jogador revela verdade. Aos detalhes!
9 de março de 2024
Notícias similares
Fotos de Messi com os filhos rendem críticas para Neymar após semana polêmica: 'Aprenda a ser homem'. Entenda!
Fotos de Messi com os filhos rendem críticas para Neymar após semana polêmica: 'Aprenda a ser homem'. Entenda!
5 de novembro de 2023
Bruna Marquezine foi traída por Neymar com modelo que será mãe do 3º filho do jogador. Entenda polêmica!
Bruna Marquezine foi traída por Neymar com modelo que será mãe do 3º filho do jogador. Entenda polêmica!
29 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias