Justiça concede habeas corpus a condenados por morte de filho de Cissa Guimarães
Publicado em 28 de janeiro de 2015 18:55
Por Purepeople
O desembargador Marcus Basílio, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), concedeu nesta quarta-feira (28) habeas corpus para Rafael de Souza Bussamra e seu pai, Roberto Bussamra, acusados de envolvimento na morte do filho da atriz Cissa Guimarães, Rafael Mascarenhas, em julho de 2010. Os dois haviam sido condenados pelo juiz Guilherme Schilling Pollo Duarte, da 16ª Vara Criminal da Capital, na última sexta-feira (23), e estavam presos desde então. Na nova decisão, o desembargador justificou que "o acusado, em regra, deve apelar na mesma condição em que se encontrava no curso da instrução. Estando preso, apela preso; estando solto, apela solto". Ainda para o magistrado, "a prisão somente se justifica quando demonstrada, com dados concretos, a intenção do agente em se furtar à aplicação da lei penal, o que não restou indicado no caso". Procurada por Purepeople, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informa que Rafael e Roberto Bussamra ainda estão no Complexo Penite
Justiça concede habeas corpus a condenados por morte de filho de Cissa Guimarães nesta quarta-feira (28 de janeiro de 2015)
Rafael Mascarenhas morreu atropelado em julho de 2010
O túnel onde morreu o filho de Cissa Guimarães ganhou o nome dele
Cissa Guimarães se emocionou na reinauguração do túnel onde seu filho morreu
Cissa Guimarães com os filhos Thomáz e João Velho e com Camilla, irmã de Rafael por parte de pai, na reinauguração do túnel
Mensagens de carinho foram deixadas no túnel onde Rafael Mascarenhas morreu
Uma imagem de Rafael Mascarenhas foi colocada no túnel onde ele morreu
Veja + após o anúncio

O desembargador Marcus Basílio, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), concedeu nesta quarta-feira (28) habeas corpus para Rafael de Souza Bussamra e seu pai, Roberto Bussamra, acusados de envolvimento na morte do filho da atriz Cissa Guimarães, Rafael Mascarenhas, em julho de 2010. Os dois haviam sido condenados pelo juiz Guilherme Schilling Pollo Duarte, da 16ª Vara Criminal da Capital, na última sexta-feira (23), e estavam presos desde então.

Na nova decisão, o desembargador justificou que "o acusado, em regra, deve apelar na mesma condição em que se encontrava no curso da instrução. Estando preso, apela preso; estando solto, apela solto". Ainda para o magistrado, "a prisão somente se justifica quando demonstrada, com dados concretos, a intenção do agente em se furtar à aplicação da lei penal, o que não restou indicado no caso".

Procurada por Purepeople, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informa que Rafael e Roberto Bussamra ainda estão no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Isso porque o órgão ainda não recebeu o alvará de soltura expedido pelo TJ-RJ. Quando o documento chegar, eles serão liberados e ficarão assim até o julgamento do mérito do habeas corpus pelo colegiado da 1ª Câmara Criminal, em data a ser definida. Durante esse período, os passaportes deles ficarão retidos para evitar que os mesmos deixem o Brasil.

Pai de acusado subornou PMs para livrar o filho

Rafael Bussamra atropelou e matou o estudante Rafael Mascarenhas no dia 20 de julho de 2010, na entrada do Túnel Acústico da Gávea, na Zona Sul do Rio. A área estava fechada ao trânsito, mas o rapaz alega não ter percebido a sinalização e passou pelo local dirigindo em alta velocidade, durante uma disputa com outro carro. Nisso, acabou atingindo o filho da atriz Cissa Guimarães, que andava de skate com amigos. Em 2013, o túnel do acidente ganhou o nome do herdeiro da artista e ela se emocionou na reinauguração da via.

Rafael foi condenado a sete anos de reclusão (regime fechado) e mais cinco anos e nove meses de detenção (regime semiaberto) e também teve a carteira de habilitação suspensa por quatro anos e meio. O pai dele, Roberto, foi condenado a oito anos e dois meses de reclusão (regime fechado) e mais nove meses de detenção (regime semiaberto), pelos crimes de corrupção ativa e inovação artificiosa em caso de acidente automobilístico.

Isso porque Roberto admitiu que pagou R$ 1 mil de propina a dois policiais militares do 23° BPM (Leblon), que teriam pedido R$ 10 mil para desfazer o local do acidente e evitar a prisão em flagrante do motorista. Os dois PMs que receberam a propina, Marcelo de Souza Bigon e Marcelo José Leal Martins, responderam a um Inquérito Policial Militar e foram expulsos da corporação em 2010.

'Estou aliviada', disse Cissa na primeira condenação

Na condenação da última sexta-feira, Cissa Guimarães comemorou. "Estou aliviada. Não como a mãe do Rafael, mas em nome de todas as mães. Nada aplaca a dor da perda, mas o fato de o crime não sair impune é um alívio", disse ela, que atualmente apresenta o "Mais Você" e divertiu o público ao se assustar com uma aranha de mentira. Ainda este ano, ela retornará ao posto de apresentadora do "Vídeo Show".

Sobre
Cissa Guimarães
Cissa Guimarães
Fora da Globo, Cissa Guimarães traz à tona explicação da emissora para demissão e expõe Patrícia Poeta. Entenda!
20 de março de 2023 08:20
Todos os itens
Palavras-chave
Justiça Polêmica Morte Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Mãe de Marília Mendonça detona comediante que zombou da morte da cantora: 'Minha filha morta faz mais sucesso que ela'
Mãe de Marília Mendonça detona comediante que zombou da morte da cantora: 'Minha filha morta faz mais sucesso que ela'
9 de novembro de 2023
'Grande dia': Afastado da TV, Silvio Santos foi condenado na Justiça a pagar valor pífio após ser processado por ex-funcionária. Confira!
'Grande dia': Afastado da TV, Silvio Santos foi condenado na Justiça a pagar valor pífio após ser processado por ex-funcionária. Confira!
24 de outubro de 2023
Notícias similares
Gente? Morte de Faustão é anunciada por Milton Neves, jornalista esclarece publicação e é detonado: 'Tiozão do zap'
Gente? Morte de Faustão é anunciada por Milton Neves, jornalista esclarece publicação e é detonado: 'Tiozão do zap'
22 de março de 2024
Mãe de Daniel Alves revela rosto e nome de vítima que acusa o jogador de estupro e debocha da jovem
Mãe de Daniel Alves revela rosto e nome de vítima que acusa o jogador de estupro e debocha da jovem
2 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias