Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Segundo Sol
Novela Deus Salve o Rei
Novela Orgulho e Paixão
Malhação - Vidas Brasileiras
Série 'Onde Nascem os Fortes'
Novela Carinha de Anjo
Novela Apocalipse
Novela O Sétimo Guardião
Resumo de novelas
TV
BBB18
Domingão do Faustão
Mais Você
Encontro com Fátima
Caldeirão do Huck
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Leonardo Dicaprio
Famosos
Bruna Marquezine
Grazi Massafera
Marina Ruy Barbosa
Anitta
Bruno Gagliasso
Ivete Sangalo
Pabllo Vittar
Giovanna Antonelli
Camila Queiroz
Alinne Moraes
Sabrina Sato
Caio Castro
Paolla Oliveira
Juliana Paes
Cabelos
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Onivorismo? Patricia Davidson explica alimentação: 'Variabilidade alimentar'

Compartilhe no Facebook
Em tempos em que os tipos de alimentações se transformaram em filosofias de vida, é importante descobrir o significado de todos os termos. Em entrevista para o Purepeople, a nutricionista dos famosos Patricia Davidson esclarece o termo onivorismo, citando quais tipos de alimentos são permitidos para quem resolver aderir ao estilo. A especialista, entretanto, reforça a importância da profissão que cuida da alimentação

Vegetarianismo, veganismo, flexitarianismo... As dietas alimentares deixaram de ser apenas regimes e se tornaram filosofias de vida nos últimos anos, mas são tantos os termos ligados à elas que se torna difícil entender o que cada um significa. Essa ramificação foi motivada pelo desenvolvimento dos estudos relacionados à alimentação, que aumentou a preocupação com o efeito deles na saúde. Em conversa com o Purepeople, a nutricionista Patricia Davidson revela mais uma divisão: o onivorismo. Com um grande leque de possibilidades, esse estilo de refeição engloba grande parte dos alimentos como a especialista esclarece: "Uma alimentação baseada no onivorismo se dá através da variabilidade alimentar, ou seja, a capacidade de se alimentar de uma ampla gama de alimentos, oriundos de fontes animais, vegetais, fúngicas ou procarióticas."

Benefícios oferecidos: 'Variabilidade e a biodisponibilidade de mais nutrientes'

A influência que a dieta tem sobre a saúde é inquestionável como o conhecimento de cura através de alimentos. A maior vantagem de seguir esse estilo de alimentação está na abundância de comidas disponíveis e permitidas. "Nesse tipo de alimentação são permitidas diferentes classes alimentares, sem nenhuma restrição específica", informa a profissional ao acrescentar: "Por ser uma dieta com grande variabilidade alimentar, ou seja, por englobar diferentes classes de alimentos, também aumentamos a variabilidade e a biodisponibilidade de mais nutrientes do que conseguiríamos através de uma dieta muito restritiva que não possua orientação adequada." Apesar disso, Patricia explica que os benefícios obtidos por onívoros podem ser adquiridos em regimes mais limitados, desde que a substituição seja aprovada por um especialista. "As vantagens são obtidas por qualquer pessoa, porém, em casos que a dieta seja mais restritiva e com exclusão de classes alimentares, se faz necessário a avaliação individual e inclusão de suplementos ou outras fontes alimentares específicas. Nesses casos, a avaliação de um profissional capacitado para isso é essencial para balancear essa dieta", orienta a nutricionista.

A importância de um regime equilibrado: 'Qualquer padrão alimentar'

Defendendo uma dieta que utilize a estabilidade, ou seja, onde o excesso é o grande vilão, Patricia questiona: "Se não houver um equilíbrio entre os nutrientes a dieta pode ser prejudicial à saúde, porém isso vale para qualquer padrão alimentar e não somente ao onivorismo." Para ela, é importante que a sua refeição seja acompanhada de profissionais da área. "Através da orientação de nutricionistas, equilibrando sempre o aporte de nutrientes e promovendo variabilidade alimentar", orienta a especialista.

(Por Fernanda Casagrande)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.