Leo, do 'MasterChef', faz crítica após ser alvo de racismo: 'Cenário asqueroso'
Publicado em 3 de julho de 2017 12:44
Por Purepeople
Participante foi alvo de preconceito racial nas redes sociais
Leonardo Santos, do 'MasterChef', foi alvo de racismo no Facebook no último domingo, 2 de julho de 2017
Leo, do 'MasterChef', rebateu as críticas de 'haters' no Facebook
Leonardo Santos garantiu que não ficou ofendido pelos comentários racistas
'Durante toda a minha vida eu fui perseguido nos corredores dos supermercados, tive minhas notas de dinheiro reviradas e conferidas pelo caixa do supermercado 40 mil vezes, fui desprezado pelo vendedor por achar que eu não poderia comprar algo', lembrou Leo
Leonardo Santos disse que as experiências lhe ajudaram a moldar sua personalidade
'Auto-confiança, auto-afirmação, foco são coisas que pessoas como nós precisam ter muito, pra poder sobreviver porque não recebem isso de outras pessoas', disse Leonardo Santos
Leonardo Santos garantiu que não se incomoda com os comentários preconceitos
'Quando eu faço alguma coisa no programa que não agrada gente como vocês, tenho cada vez mais certeza que estou no caminho certo', declarou Leonardo Santos
Veja + após o anúncio

Depois da briga entre Aderlize e e Michele no Twitter, Leonardo Santos, do "MasterChef Brasil" movimentou o Facebook depois de ser vítima de racismo no último domingo (2). Na rede social, o publicitário se pronunciou sobre o ataque sofrido e lamentou que os candidatos negros são alvo de comentários preconceituosos. "Durante essa madrugada recebi uma imagem que continha essas mesmas pessoas com a seguinte mensagem: 'vocês são um lixo, eu tenho nojo de todos vocês, tenho pena de quem já comeu ou come qualquer me@&a que vocês fazem, eu torço todos os dias pra você ser humilhado e eliminado volta pra senzala embuste lixo',se doeu? Não, nenhum pouco. Durante toda a minha vida eu fui perseguido nos corredores dos supermercados, tive minhas notas de dinheiro reviradas e conferidas pelo caixa do supermercado 40 mil vezes, fui desprezado pelo vendedor por achar que eu não poderia comprar algo, e várias outras situações que qualquer outro cidadão negro já passou."

'Tudo contribuiu pra postura que eu adoto', diz Leo

Assim como Ana Hikari, que vivenciou o racismo de perto, Leo disse que as experiências do passado lhe ajudaram a moldar sua personalidade. "Isso tudo contribuiu pra postura que eu adoto hoje, tudo isso que vocês chamam de arrogância, prepotência ou qualquer outro rótulo que não cabe num participante branco, se chama auto-confiança, auto-afirmação, foco, são coisas que pessoas como nós precisam ter muito, pra poder sobreviver porque não recebem isso de outras pessoas", avaliou. O participante, aliás, disse que um candidato branco não recebe um tratamento negativo por conta de sua personalidade: "Essa imagem me permitiu refletir um pouco sobre esse cenário asqueroso de racismo oculto que vivemos todos os dias, foram alguns minutos olhando os participantes da foto e fazendo uma rápida busca na internet, e pronto: o participante negro que reclama não conhecer ingrediente 'é pobre, chorão, se fazendo de vítima, insuportável' uma outra participante qualquer com a mesma atitude 'não é obrigada a conhecer tudo', avaliou. "Os participantes negros auto-confiantes e determinados são arrogantes, prepotentes e um milhão de outros xingamentos, os participantes brancos confiantes e determinados sim, esses realmente são confiantes e determinados", completou.

'Estou no caminho certo', garante publicitário

Da mesma forma que Paola Carosella minimizou os ataques machistas, Leonardo garantiu que não se preocupa com os comentários de "haters". "Não usar xingamentos explícitos, ou falar sobre cor da pele não te faz uma pessoa livre de preconceito, suas atitudes sim são capazes de falar sobre você. E quando eu faço alguma coisa no programa que não agrada gente como vocês, tenho cada vez mais certeza que estou no caminho certo. Muito obrigado por me acordar de madrugada com uma porcaria dessas, mas que foi capaz de mostrar o quanto somos diferentes, graças a Deus."

Yuko revela mágoa de Valter após eliminação

Queridinha do público, a tailandesa Yuko confessou que deixou o programa magoada com Valter. "Na prova de equipe teve um participante, homem, que mandou eu calar a boca e não foi por estresse, foi personalidade dele mesmo. O Vitor Bourguignon falou: 'tem que ter respeito'", relembrou. No entanto, a professora de idiomas disse que tenta não se estressar com a troca de farpas na TV: "Tem pessoas que brigam atrás das câmeras de verdade e têm pessoas que falam: 'não gosto desse e esse". Mas quando a pessoa sai o pensamento ruim sobre aquela outra pessoa acaba".

(Por Tatiana Mariano)

Sobre
Palavras-chave
Reality Show Redes sociais Preconceito
Sobre o mesmo tema
'Era só vestir o básico': Virginia, grávida, faz viagem internacional e macacão colado faz influenciadora receber críticas. Fotos!
'Era só vestir o básico': Virginia, grávida, faz viagem internacional e macacão colado faz influenciadora receber críticas. Fotos!
21 de janeiro de 2024
'Terra e Paixão': Kelvin na mira de Antônio? Namorado de Ramiro pode ser alvo do vilão após nova intriga de Irene. Saiba mais!
'Terra e Paixão': Kelvin na mira de Antônio? Namorado de Ramiro pode ser alvo do vilão após nova intriga de Irene. Saiba mais!
9 de janeiro de 2024
Notícias similares
Surto de Alane após eliminação do 'BBB 24' choca a web: 'O que a mãe dela faz pra ela ter tanto medo assim?'
Surto de Alane após eliminação do 'BBB 24' choca a web: 'O que a mãe dela faz pra ela ter tanto medo assim?'
15 de abril de 2024
Irmã de Nizam, eliminado do 'BBB 24', detona Thais Fersoza ao vivo: 'Não é melhor que você'
Irmã de Nizam, eliminado do 'BBB 24', detona Thais Fersoza ao vivo: 'Não é melhor que você'
22 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias