Relacionamento abusivo não é amor! Ligue 180 e denuncie violência contra mulher
Publicado em 7 de dezembro de 2018 15:57
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
O Purepeople se junta ao Governo Federal e Ministério dos Direitos Humanos na campanha de eliminação da violência contra a mulher, seja ela física, patrimonial, sexual, moral ou psicológica. O clipe 'Coração pede socorro', lançado em novembro em parceria com a cantora Naiara Azevedo, e a hashtag #vctemvoz fazem um alerta contra os relacionamentos abusivos. Saiba mais sobre o Ligue 180 e como fazer a denúncia!
Relacionamento abusivo não é amor! Saiba como denunciar violência contra mulher
Veja + após o anúncio

2018 foi um ano muito importante no empoderamento feminino! Palavras como sororidade e feminismo estiveram em voga e denúncias contra assédio se destacaram no cenário artístico e ainda jornalístico no Brasil e no mundo. No entanto, ainda é comum muitas mulheres se sentirem acuadas ou com medo quando sofrem situações de violência. Por isso, o Purepeople apoia o Governo Federal e o Ministério dos Direitos Humanos na campanha que reforça a diferença entre amor e relacionamento abusivo, através da hashtag #vctemvoz e do Ligue 180. A denúncia é necessária diante de agressões, sejam elas físicas, patrimoniais, sexuais, morais ou psicológicas.

Familiares e amigos podem denunciar agressor

Um avanço importante no combate à violência foi a tipificação do crime de feminicídio, sancionada há três anos. O crime é definido como assassinato de mulheres em situações relacionadas a agressões domésticas ou por conta do menosprezo e discriminação à condição de gênero. Parece complicado, mas muitas vezes ele é a consequência final de uma situação que é presenciada no dia a dia por muitos: o ciúme exagerado que opina e faz a mulher mudar de roupa, disfarçado de cuidado; a constante desvalorização das atitudes da companheira, sem levar em conta a opinião dela no cotidiano; o cerceamento de suas escolhas - sejam elas relacionadas à carreira e religião, por exemplo. Tais atitudes são nocivas à sociedade como um todo e podem ser denunciadas através do canal 180, de modo sigiloso e anônimo, não só por quem sofre diretamente com a situação, como também por testemunhas, sejam elas familiares da vítima ou até desconhecidos que presenciaram tais situações em locais públicos.

Ligue 180: números demonstram maior consciência da população

Só no primeiro semestre deste ano, o Ligue 180 recebeu quase 73 mil queixas, como comprovou um balanço do Ministério dos Direitos Humanos (MDH) divulgado em agosto deste ano. Entre tais agressões, estão crimes como violência doméstica, psicológica, patrimonial e até mesmo cárcere privado. Em 2016, quase 5 mil mulheres foram assassinadas no Brasil - o que representa que a cada 100 mil brasileiras, 4,5 são vítimas de feminicídios, de acordo com dados da Mapa da Violência.

Relação tóxica não é amor: confira clipe
Para evidenciar a diferença entre um relacionamento abusivo e o amor, de fato, o Governo Federal lançou a hashtag #vctemvoz e o clipe "Coração Pede Socorro", com Naiara Azevedo, no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, 25 de novembro, mostrando que o que parecia ser amor na música, era, na verdade, violência contra a mulher. Alguns dias antes, em 9 de novembro, a canção foi lançada nas rádios e nas plataformas da cantora. No clipe, são retratadas situações que devem motivar a denúncia. Lembre-se: amor deixa livre, permite trocas de opiniões e não manipula. Em caso contrário a isso, o contato com Ligue 180 é essencial. Trata-se de um canal anônimo, com funcionamento por 24 horas – incluindo finais de semana e feriados – com atendimento feito sempre por uma mulher. Confira a seguir o clipe e saiba estatísticas e informações no site oficial da campanha!
© Youtube

(Por Marilise Gomes)

Palavras-chave
Mulher Bem-estar Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Ana Hickmann, após denúncia de Alexandre Correa, contra-ataca ex marido e pede 'cancelamento' de denúncia por 40 mil reais
Ana Hickmann, após denúncia de Alexandre Correa, contra-ataca ex marido e pede 'cancelamento' de denúncia por 40 mil reais
21 de janeiro de 2024
Em rara aparição na TV, Helena Ranaldi chora ao ver cena de 'Mulheres Apaixonadas' com violência contra Raquel
Em rara aparição na TV, Helena Ranaldi chora ao ver cena de 'Mulheres Apaixonadas' com violência contra Raquel
30 de novembro de 2023
Notícias similares
Andressa Urach grava novo pornô grupal com MC Pipokinha e Belle Belinha, usa o nome de Deus e gera polêmica: 'Apocalipse chegando'
Andressa Urach grava novo pornô grupal com MC Pipokinha e Belle Belinha, usa o nome de Deus e gera polêmica: 'Apocalipse chegando'
1 de fevereiro de 2024
Caso do 'Tio Paulo' viraliza na web: tudo o que se sabe sobre crime bizarro da mulher que levou homem morto ao banco
Caso do 'Tio Paulo' viraliza na web: tudo o que se sabe sobre crime bizarro da mulher que levou homem morto ao banco
17 de abril de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias