Malala's Day: veja 21 frases da paquistanesa ganhadora do Nobel para se inspirar
Publicado em 12 de julho de 2018 12:18
Por Purepeople
Malala Yousafzai comemora seu 21º aniversário nesta quinta-feira (12) e está de passagem pelo Brasil, onde já conheceu Salvador, na Bahia, e, agora, está no Rio de Janeiro, já tendo feito visitas à comunidade periférica. O Purepeople separou 21 frases da pasquistanesa que é fonte de inspiração por sua luta pela educação e pelos direitos de meninas e mulheres ao redor do mundo
Malala Yousafzai completa 21 anos nesta quinta-feira, dia 12 de julho de 2018
Veja frases da paquistanesa ganhadora do Nobel da Paz para se inspirar
Malala Yousafzai se tornou a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz mais jovem da história ao ser nomeada aos 17 anos
Malala Yousafzai recebeu o Prêmio Nobel da Paz em dezembro de 2014, por sua luta pelo direto de acesso à educação
Em viagem ao Brasil, Malala escolheu passar seu aniversário no Rio de Janeiro
Malala luta pela educação e pelos direitos de meninas ao redor do mundo
Malala foi homenageada pela ONU em 12 de julho de 2013 com a criação do Malala Day
Malala foi atingida por um tiro na cabeça quando tinha 15 anos por ter insistido em estudar no Paquistão, onde o sistema negava tal direito às meninas
Malala Yousafzai vai patrocinar os estudos de três jovens brasileiros e investir em educação no Brasil
Veja + após o anúncio

Inspiração! Essa é a melhor palavra para descrever Malala Yousafzai, que completa 21 anos nesta quinta-feira (12). Por lutar para conseguir estudar, manter um blog pessoal e escrever textos com pseudônimo para a "BBC" denunciando o sistema Talibã, a paquistanesa foi atingida por um tiro na cabeça no dia 9 de outubro de 2012, quando tinha 15 anos, e se mudou com sua família para Birmingham, em Londres, para poder se tratar. Mesmo após o atentato, ela seguiu na luta pelo direito à educação para as garotas do mundo todo e, em 12 de julho de 2013, a ONU criou o Malala Day, em sua homenagem. Em dezembro do ano seguinte, Malala recebeu o Prêmio Nobel da Paz e se tornou a pessoa mais jovem a ser premiada na história. A jovem também se tornou a segunda mulher mais admirada no mundo em 2015, ficando atrás apenas da atriz Angelina Jolie.

Malala passa aniversário no Rio de Janeiro

Em viagem no Brasil, Malala, que também comanda a Fundação Malala, está conhecendo diferentes regiões do país e anunciou que vai investir na educação do país, além de patrocinar os estudos de três jovens brasileiros. Depois de conhecer Salvador, na Bahia, ela visitou a comunidade Tavares Bastos, no Catete, onde posou junto de um grafite de seu rosto e pintou a figura de Marielle Franco, vereadora assassinada em março deste ano. Questionada no Twitter sobre alguma mulher que a inspira, Malala respondeu: "Hoje eu estive com as mulheres da Rede Nami e, juntas, nós fizemos um retrato da Marielle Franco. Como ativista, sei que ela inspirou muitas mulheres e garotas brasileiras e sei que elas levarão seu legado adiante".

Para celebrar seu aniversário, o Purepeople separou 21 declarações de Malala para inspirar!

1- "Um dia vamos acordar e ver todas as meninas, no Brasil e no mundo, na escola. Sem medo de estudar, com educação de qualidade, sem sofrer discriminação, sem ser obrigada a casar ou enfrentar trabalho infantil. E podendo sonhar com o que quiser - ser médica, policial ou qualquer outra coisa"

2 - "Malala Day não é o meu dia. É um dia de toda mulher, toda jovem, toda pessoa que luta pelos seus direitos. Há centenas de ativistas lutando. E eu estou aqui de pé, não por mim, mas por aqueles que batalham para viver em paz, por oportunidades, por educação"

3 - "Me perguntam se eu não tenho vontade de me vingar de quem me atacou. E sempre digo: a melhor revanche é ter educação para todo mundo, inclusive para os filhos dos que me atacaram"

4 - "Vamos pegar nossos livros e canetas, eles são as armas mais poderosas. Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. Educação é a única solução"

5 - "Entendi que educação era mais do que ler e escrever. Era sobre empoderamento e emancipação"

6 - "O Talibã me atirou no lado esquerdo da minha testa. Eles atiraram em meus amigos também. Pensaram que as balas nos silenciariam, mas falharam. E desse silêncio vieram milhares de vozes. Os terroristas pensaram que mudariam meus objetivos e parariam minhas ambições. Mas nada mudou na minha vida exceto isso: fraqueza, medo e desespero morreram. Força, poder e coragem nasceram"

7 - "Eu não odeio o talibã que atirou em mim. Mesmo que houvesse uma arma na minha mão e ele estivesse na minha frente, eu não atiraria nele. Esta é a compaixão que aprendi com Maomé, o profeta da misericórdia, Jesus Cristo e o Senhor Buda. Este é o legado da mudança que herdei de Martin Luther King, Nelson Mandela e Mohammed Ali Jinnah. Esta é a filosofia da não-violência que aprendi com Gandhi, Bacha Khan e Madre Teresa. E esse é o perdão que aprendi com meu pai e com minha mãe. Isto é o que minha alma está me dizendo: seja pacífico e ame a todos"

8 - "Essa é a minha segunda vida. É uma nova vida. E eu quero ajudar as pessoas. Quero que toda mulher, toda criança seja educada. E por isso criamos a Fundação Malala"

9 - "Você não deve tratar os outros com crueldade. Você deve lutar contra os outros, mas através da paz, através do diálogo e através da educação"

10 - "Sonhos grandes trazem grandes desafios. Escutei a história de uma mulher que foi obrigada a se casar. No dia do casamento, ela tirou o salto e correu por nove quilômetros para escapar. Se essas pessoas não perderam a esperança, por que nós vamos perder? É dessas histórias que tiro a minha esperança"

11 - "Primeiro temos os desafios externos: violência, pobreza, extremismo. Mas temos que superar desafios internos também. Nós subestimamos o nosso poder – e é a primeira coisa que precisamos combater. Meu pai, quando decidiu ser feminista, precisou lutar contra a ideologia que o guiou a vida toda. Acreditem na força que vocês têm. Não hesitem em falar"

12 - "Existem muitos problemas, mas eu acho que tem uma solução para todos esses problemas. E é só uma: educação"

13 - "No Paquistão, quando as mulheres dizem que querem independência, as pessoas acham que isso significa que não queremos obedecer a nossos pais, irmãos ou maridos. Mas não significa isso. Significa que queremos tomar decisões por nós mesmas. Queremos ser livres para ir à escola ou para ir trabalhar"

14 - "O Talibã pode tirar nossas canetas e livros, mas eles não podem impedir que uma mente pare de pensar"

15 - "Continuaremos nossa jornada ao nosso destino de paz e educação. Ninguém pode nos impedir. Nós vamos falar pelos nossos direitos e vamos trazer mudanças para a nossa voz. Nós acreditamos no poder e na força de nossas palavras. Nossas palavras podem mudar o mundo inteiro porque nós estamos todos juntos, unidos pela causa da educação"

16 - "Mesmo que eu seja uma garota, mesmo que as pessoas pensem que eu não posso fazer isso, eu não devo perder a esperança"

17 - "Em minha vida, experimentei o terrorismo, o deslocamento e a negação da educação. E estas são as tragédias que milhões de crianças ainda estão sofrendo. Aquela foto chocante e comovente de Aylan Kurdi, de três anos de idade, deitada morta em uma praia do mar. Os pais das meninas raptadas pelo Boko Haram, com lágrimas escorrendo de seus olhos. E as criancinhas na fronteira da Síria, sem lar, sem esperança, nos obrigam a perguntar: quantas mais iremos ver mortas, rejeitadas, negligenciadas, desabrigadas? Quantos mais?"

18 - "O Talibã tentou calar essas vozes, mas ele falhou. Ele fracassou. Hoje, desejo educação para todas as crianças do Talibã, a todos os terroristas e extremistas. Sou a mesma Malala, minha esperança é a mesma, minha ambição é a mesma, meus sonhos são os mesmos"

19 - "Eu não quero que pensem em mim como a 'garota que foi baleada pelo Talibã', mas como a 'garota que lutou pela educação'. Esta é a causa a qual eu quero dedicar minha vida"

20 - "A solução é muito simples: o direito de todas a meninas à educação. Para as crianças na Holanda, ou no Reino Unido, onde eu vou à escola agora, ou em qualquer outro lugar da Europa ou dos Estados Unidos, a educação é algo garantido, o que é uma parte totalmente normal e já esperada do crescimento. É assim que deveria ser. Eu quero viver em um mundo onde ocorra o mesmo em todos os lugares, porque ninguém deve ser excluído da educação"

21 - "Quando o mundo inteiro está em silêncio, uma única voz se torna poderosa".

(Por Carol Borges)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Sobre
Malala
Malala
Palavras-chave
Famosos Internacionais Principais notícias Aniversário de famosos Mulher
Sobre o mesmo tema
'BBB 24': lista de participantes famosos ATUALIZADA tem Simaria, Carol Nakamura e Lauana Prado. Veja nomes vazados!
'BBB 24': lista de participantes famosos ATUALIZADA tem Simaria, Carol Nakamura e Lauana Prado. Veja nomes vazados!
28 de dezembro de 2023
'BBB 24': veja lista oficial e atualizada dos participantes do Puxadinho, grupo inédito no reality da Globo!
'BBB 24': veja lista oficial e atualizada dos participantes do Puxadinho, grupo inédito no reality da Globo!
7 de janeiro de 2024
Notícias similares
Primeiro 'flagra' de Kate Middleton, após sumiço e cirurgia, mostra princesa com rosto diferente e levanta suspeitas pesadas na web
Primeiro 'flagra' de Kate Middleton, após sumiço e cirurgia, mostra princesa com rosto diferente e levanta suspeitas pesadas na web
4 de março de 2024
'Choque e preocupação': o verdadeiro motivo pelo qual Kate Middleton está sumida há quase três meses
'Choque e preocupação': o verdadeiro motivo pelo qual Kate Middleton está sumida há quase três meses
18 de março de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias