Contorno em casa! Expert dá dicas para afinar o rosto com maquiagem sem erros
Publicado em 20 de agosto de 2019 07:46
Por Bruna Vilar
Afinar o rosto com maquiagem é mais fácil do que parece e o Purepeople mostra que dá para fazer a técnica em casa sem dor de cabeça! O segredo é alternar entre tons claros e escuros para criar um efeito de luz e sombra, destacando os pontos positivos do rosto. Quem tira todas as dúvidas e ensina truques preciosos para não errar no contorno é o make up designer Anderson Bueno
Contorno na maquiagem: técnica valoriza traços e ajuda a afinar o rosto
Dica de maquiagem: contorno com base em um ou dois tons acima da cor da sua pele é uma boa escolha, indica especialista
Maquiagem para afinar o rosto: técnica é queridinha de famosas como Marília Mendonça e Kim Kardashian
Pincéis para contorno: maquiador indica pincel língua de gato e Kabuki para fazer contorno
Maquiagem para afinar o rosto: tons escuros dão profundidade e tons claros iluminam as áreas do rosto escolhidas
Contorno para pele negra: produtos matte são ideais para controlar a oleosidade no rosto
Maquiagem + contorno para afinar o rosto: tons mais escuros devem ser aplicados na têmpora, nas maçãs do rosto e no maxilar
Contorno: maquiagem em tons claros iluminam e ressaltam as áreas em que são aplicados
Veja + após o anúncio

A maquiagem é uma grande aliada na hora de realçar traços do rosto e valorizar a beleza de cada mulher, dando um up no visual com alguns truques certeiros, como é o caso do uso do iluminador. E, se o seu desejo é afinar um pouco o rosto, o contorno é a opção ideal! Para você aprender a fazer o passo a passo em casa, o Purepeople conversou com o make up designer Anderson Bueno. Vem ver!

1 - Prepare a pele

O primeiro passo para fazer o contorno é higienizar a pele com sabonete e/ou tônico. Para o maquiador, só isso já basta. O uso de hidratante por baixo da maquiagem, geralmente indicado para deixar a base mais fluida e com uma aparência leve, não é recomendado pelo especialista: ele pode interferir na durabilidade da produção. A dica é priorizar maquiagens que já são hidratantes ou vêm com filtro solar.

2 - Escolha os produtos certos

Saber quais são os pincéis ideais para a técnica faz toda a diferença na hora de fazer o contorno. O expert aconselha usar dois formatos distintos: língua de gato e Kabuki (ou algum outro de fibra dupla). O primeiro é ideal para aplicar o produto, enquanto os demais são úteis para esfumar. Em relação às bases, Anderson tem preferência pelas compactas (Duo Cake ou Paint Stick), mas assegura que os modelos líquidos também cumprem a função e entregam o efeito desejado. "Você só precisará ter um pouco mais de precisão para não manchar a pele", afirma. Conforme já indicamos, para quem tem pele oleosa a escolha da base certa é fundamental.

3 - Alterne entre tons claros e escuros

Independentemente do seu tom de pele, o make up artist defende que a regra é única: os produtos escolhidos devem estar o mais próximo possível da sua cor. A lógica do contorno é alternar entre tons claros e escuros que irão, respectivamente, iluminar/ressaltar as áreas escolhidas e aprofundar regiões específicas - criando um efeito de luz e sombra.

4 - Destaque as maçãs do rosto

Segundo Anderson, o fundamental é focar nas têmporas e na região entre o osso zigomático e o maxilar (as famosas maçãs do rosto) ao fazer o contorno. Para chegar ao resultado ideal e conseguir um rosto mais fino, é fundamental investir nesses três pontos. Por outro lado, para quem busca um aspecto mais natural, a dica do expert é dar um leve destaque às maçãs - seja no rosto quadrado, redondo ou oval.

5 - Aplique os produtos nos lugares certos

Tons claros devem ser aplicados na testa, no centro do nariz e no queixo. Os mais escuros, por sua vez, funcionam bem nas têmporas, maçãs do rosto e laterais do maxilar. Vale ressaltar que esses devem ser um ou dois tons acima - isto é, mais escuros - que a cor da sua pele. "Aí é só esfumar da mais para para a mais escura", explica. Nas outras regiões do rosto, onde os produtos não foram aplicados, o beauty artist recomenda utilizar a base no tom exato da pele.

(Por Bruna Vilar)

Palavras-chave
Maquiagem Pele Beleza Principais notícias Estética
Sobre o mesmo tema
Como fazer a maquiagem durar no calor? Essas dicas vão te salvar nos dias quentes!
Como fazer a maquiagem durar no calor? Essas dicas vão te salvar nos dias quentes!
28 de janeiro de 2024
Larissa Manoela posa de biquíni sem alça e rosto da atriz, completamente sem maquiagem, rouba a cena: 'Um absurdo'
Larissa Manoela posa de biquíni sem alça e rosto da atriz, completamente sem maquiagem, rouba a cena: 'Um absurdo'
5 de março de 2024
Notícias similares
Make de Halloween: expert ensina a fazer caveira mexicana fácil e estilosa!
Make de Halloween: expert ensina a fazer caveira mexicana fácil e estilosa!
31 de outubro de 2023
Angélica, aos 50 anos, esbanja beleza natural em cliques sem maquiagem e detalhe chama atenção: 'O tempo só valoriza'
Angélica, aos 50 anos, esbanja beleza natural em cliques sem maquiagem e detalhe chama atenção: 'O tempo só valoriza'
31 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias