10 dúvidas sobre micropigmentação respondidas por uma profissional
Publicado em 25 de novembro de 2018 06:08
Por Purepeople
Muitas mulheres desejam ter as sobrancelhas perfeitas! Por isso, a micropigmentação vem crescendo no Brasil: a técnica ajuda a corrigir falhas nas sobrancelhas, proporcionar um efeito volumoso e dar um descanso no uso da maquiagem na área. Apesar de ser o procedimento desejo de muita gente, a micropigmentação ainda gera dúvidas. Por isso, fomos atrás de uma expert no assunto para tirar as 10 maiores dúvidas para você. Confira!
Dúvidas sobre micropigmentação de sobrancelhas? Especialista desvenda 10 delas!
A micropigmentação de sobrancelhas ajuda a corrigir falhas e a proporcionar um efeito volumoso nos fios
Existem vários tipos de micropgimentação de sobrancelhas: shadow, compacta e fio a fio são alguns deles
Na micropigmentação, o pigmento é idêntico aos fios naturais das sobrancelhas
A micropigmentação de sobrancelhas substitui a maquiagem no dia a dia, principalmente com os efeitos Shadow, Ombré e Mix
Na micropgimentação de sobrancelhas, o retoque só é feito no primeiro mês
A micropigmentação de sobrancelhas dura, em média, de seis meses a dois anos
Depois da micropigmentação, deve-se evitar tomar sol por, pelo menos, 15 dias
Veja + após o anúncio

Se sobrancelhas bem definidas e preenchidas é o seu sonho de consumo, a micropgimentação pode ser o recurso perfeito! Na técnica, o pigmento é depositado na epiderme, camada mais superficial da pele, e essa coloração dura de seis meses a dois anos - o que é deixa a rotina de maquiagem mais prática por dispensar sombra ou lápis de sobrancelhas. Para quem tem dúvidas sobre o assunto, entrevistamos a micropigmentadora Deise Damas, dona de um estúdio no Rio de Janeiro e especialista na técnica.

1 – Existe mais de um efeito de micropigmentação?

De acordo com Deise Damas, é possível alcançar o efeito que desejar nas sobrancelhas: "A micropigmentação trabalha com seis tipos de técnicas: compacta, que deixa as sobrancelhas bem marcadas, shadow, que dá um leve efeito de maquiagem, ombré, que é mais clara em alguns pontos, a 3D, que desenha os fios simetricamente e assimetricamente, dando um leve efeito sombreado ao fundo, fio a fio, onde os fios são feitos na mesma direção dos pelos existentes, gerando a ilusão de sobrancelhas mais cheias e, por fim, a mix, que é uma combinação da fio a fio com a shadow", explicou a especialista.

2 – A micropigmentação pode ser feita em qualquer tonalidade?

Se a dúvida é se a técnica usa o pigmento exato das suas sobrancelhas, fique tranquila! "Existem diversos tipos e cores de pigmentos, incluindo orgânicos e inorgânicos. Na técnica, a profissional deve levar em conta sempre a cor da pele, do cabelo e dos pelos naturais da sobrancelha", explica a micropigmentadora.

3 – É possível criar um desenho diferente ao da minha sobrancelha?

Apesar de existirem vários efeitos de micropigmentação, como o ombré ou o shadow, não é recomendado mudar demais o formato das suas sobrancelhas. "Cada rosto tem um formato. Antes do procedimento, é feito um projeto com o lápis e a cliente aprova ou ajusta alguns detalhes".

4 - A micropigmentação substitui a maquiagem no dia a dia?

Para quem não deixa de preencher as sobrancelhas com maquiagem mas precisa de uma rotina mais prática, técnicas como Shadow, Ombré e Mix substituem a make. "A primeira, por exemplo, deixa um efeito sombreado, dando um efeito de mais volume na região. Já a ombré é uma micropigmentação no formato degradê, usando um tom mais escuro no arco da sobrancelha e mais claro nas extremidades", conta a especialista.

5 - Dá para fazer a micropgimentação na ausência de sobrancelhas?

Segundo a profissional, quem não tem mais fios na área das sobrancelhas pode apostar na técnica. "O profissional deve se basear nas medidas do rosto e de pelos de outras partes do corpo para decidir qual a melhor opção de cor e espessura dos fios".

6 - A micropigmentação pode ser feita em qualquer pessoa?

Qualquer pessoa, com qualquer tipo de pele (oleosa, mista ou seca), podem fazer a micropigmentação. "O procedimento pode ser feito inclusive por gestantes, portadores de diabetes ou quem faz uso de remédios anticoagulantes, desde que com liberação médica".

7 - É preciso fazer retoques?

De acordo com a especialista, o efeito da micropgimentação dura, em média, de seis meses a dois anos, e não é necessário o retoque ao longo desse período. "O retoque só é feito no primeiro mês, quando o profissional marca uma avaliação para ver como ficou o desenho após a cicatrização", explica Deise Damas.

8 - É preciso continuar tirando os pelos da sobrancelha?

Limpar as sobrancelhas retirando o excesso de pelos, aqueles que nascem fora do formato das sobrancelhas, é necessário. "A limpeza dos pelos deve continuar sendo feita da mesma forma que era antes da micropigmentação", explica a profissional.

9 - Quais são os cuidados necessários após a micropigmentação?

Se for apostar na micropigmentação, reserve, pelo menos, 15 dias de cuidados com a região. "Não deve se expor ao sol nos primeiros 15 dias, evitar mergulho no mar e piscina, não coçar a região e retirar a casquinha da cicatrização, além de não passar produtos com ácidos na primeira semana".

10 – É normal a região ficar mais escura nos primeiros dias?

Logo após a micropigmentação, a região das sobrancelhas costuma ficar muito escura e, de acordo com a profissional, é normal. "Quando a região estiver cicatrizada, é normal ocorrer um clareamento de cerca de 30% na cor", explica.

(Por Beatriz Doblas)

Palavras-chave
Beleza Maquiagem Pele Principais notícias Estética Lifestyle Beleza & Estética Beleza & Estilo
Sobre o mesmo tema
Globo toma atitude importante em 'Renascer' sobre drama de Buba para evitar polêmica sobre personagem trans
Globo toma atitude importante em 'Renascer' sobre drama de Buba para evitar polêmica sobre personagem trans
26 de fevereiro de 2024
Fátima Bernardes, demitida da Globo, abre o jogo sobre futuro na TV e desabafa sobre novo programa: 'Ansiedade, angústia'
Fátima Bernardes, demitida da Globo, abre o jogo sobre futuro na TV e desabafa sobre novo programa: 'Ansiedade, angústia'
6 de março de 2024
Notícias similares
Réveillon 2024: Essas ideias de make são incríveis para inovar na virada do ano!
Réveillon 2024: Essas ideias de make são incríveis para inovar na virada do ano!
29 de dezembro de 2023
5 produtos de beleza de marcas lideradas por mulheres
5 produtos de beleza de marcas lideradas por mulheres
26 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Bruno Gagliasso dá presente encantador para Fernanda Paes Leme após atriz dar à luz Pilar e afasta crise. Saiba o que ela ganhou!
Bruno Gagliasso dá presente encantador para Fernanda Paes Leme após atriz dar à luz Pilar e afasta crise. Saiba o que ela ganhou!
24 de abril de 2024
Garota do Rio! Anitta sensualiza de biquíni fio-dental com as cores do Brasil e prova que a marquinha está em dia; veja fotos
Garota do Rio! Anitta sensualiza de biquíni fio-dental com as cores do Brasil e prova que a marquinha está em dia; veja fotos
24 de abril de 2024
Últimas Notícias