Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Segundo Sol
Novela Deus Salve o Rei
Novela Orgulho e Paixão
Malhação - Vidas Brasileiras
Série 'Onde Nascem os Fortes'
Novela Carinha de Anjo
Novela Apocalipse
Novela O Sétimo Guardião
Resumo de novelas
TV
BBB18
Domingão do Faustão
Mais Você
Encontro com Fátima
Caldeirão do Huck
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Leonardo Dicaprio
Famosos
Bruna Marquezine
Grazi Massafera
Marina Ruy Barbosa
Anitta
Bruno Gagliasso
Ivete Sangalo
Pabllo Vittar
Giovanna Antonelli
Camila Queiroz
Alinne Moraes
Sabrina Sato
Caio Castro
Paolla Oliveira
Juliana Paes
Cabelos
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Moda e proteção solar! Saiba tudo sobre peças com tecnologia contra raios UV

Compartilhe no Facebook
Em entrevista ao Purepeople, Ana Julia Pellegrino, diretora da marca brasileira UV.LINE, conta se é possível levar a tecnologia para peças de alfaiataria: 'Nem todo o tecido consegue dar o fator de proteção 50+, mas se for um tecido um pouco mais grosso, sim. Entretanto, não é uma peça que você usaria para ir ao sol'. Confira o conteúdo completo e tire suas dúvidas!

Moda e saúde também andam lado a lado! E as roupas que oferecem proteção solar são prova disso. "Essa tecnologia nasceu na Austrália. Eles são mais afetados pelos raios UV porque a camada de ozônio que fica na direção deles é menos densa e o sol lá é mais forte e, consequentemente, mais danoso. Então, em 96, o Governo criou uma norma de proteção solar em tecidos. Assim, muitas instituições oferecem essas peças para as pessoas", explica ao Purepeople Ana Julia Pellegrino, diretora da brasileira UV.LINE, que utiliza a norma australiana na produção das peças. A marca desfilou sua coleção verão 2019, repleta de neon e de violeta – cor aposta da moda – no evento Veste Rio, na última quarta-feira (11).

'Onde a roupa cobre não precisa de filtro', diz diretora da UV.LINE

Segundo Ana Julia, o protetor – em parte – é dispensável ao usar as peças. "Onde a roupa cobre você não precisa de filtro solar. Mas se você veste uma viseira, um chapéu, o rosto não está totalmente coberto porque os raios UV que encontram o solo voltam e podem atingir a pele e, por isso, é recomendado o uso do filtro solar. Com a roupa, onde ela encontra com o seu corpo, não é preciso por ser um filtro físico", afirma.

Alfaiataria com proteção solar? Ana Julia conta se é possível

Em sua coleção passada em parceria com Dudu Bertholini, a marca produziu um trench coach com proteção solar. E as peças de alfaiataria? Será que também poderiam ter a tecnologia aplicada? Ana Julia explica: "Nem todo o tecido consegue dar o fator de proteção 50+, mas se for um tecido um pouco mais grosso, sim. Entretanto, não é uma peça que você usaria para ir ao sol. Um Jeans deve dar uma proteção alta, mas ele não é um tecido indicado para ser usado no sol a pino. A nossa diferença é utilizar tecidos que são leves e agradáveis para serem utilizados ao sol."

'No começo, nenhuma fábrica fazia tecidos com proteção UV', conta

Aplicar a proteção nos tecidos, inclusive, foi um grande desafio enfrentado pela marca. "No começo da marca nenhuma fábrica fazia tecidos com proteção UV. Precisávamos exigir o tratamento de proteção UV ou que fossem feitos os tecidos especiais. Mas utilizamos a poliamida que é um tipo de fio feito especialmente para aumentar o grau de proteção à radiação", conta a diretora, que destaca: "Só que se esse fio for utilizado em uma trama muito aberta, ele não chegará ao nível de proteção que utilizamos, que é o de 50 FPU, que é o máximo que existe para as roupas. A proteção é de 98% dos raios UV e os 2% não são considerados nocivos. Ele varia de cinco em cinco até 50, como filtro solar."

Marca aposta em poliamida e poliéster para produção das peças

A poliamida não é o único tecido usado na produção das peças da UV.LINE. "Também trabalhamos com poliéster em algumas peças que são sublimadas, que é um tipo de estamparia. Essas peças são cortadas e depois que vão para a máquina de sublimação, como se uma foto fosse impressa na roupa. Mas é um poliéster de extrema qualidade e cujo toque se assemelha muito ao da poliamida", diz Ana Julia.

(Com apuração de Patrick Monteiro e texto de Vanessa Nogueira)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.