Brasil de luto: morte de Gloria Maria é lamentada por famosos e personalidades políticas
Atualizado em 2 de fevereiro de 2023 17:41
Publicado em 2 de fevereiro de 2023 09:43
Por Matheus Queiroz | Notícias dos famosos, TV e reality show
Jornalista por vocação, apaixonado por música, colecionador de CDs e neto perdido de Rita Lee.
A morte da jornalista Gloria Maria foi confirmada na manhã desta quinta-feira (02). Confira as reações do meio artístico.
Glória Maria morreu nesta quinta-feira, 02 de fevereiro de 2023 Glória Maria morreu aos 73 anos Glória Maria lutou contra um câncer A morte de Glória Maria foi lamentada por famosos e personalidades políticas Glória Maria foi definida como uma 'corajosa contadora de histórias' por Ana Maria Braga
Veja + após o anúncio

Eternizada como um dos maiores ícones da TV brasileira, Gloria Maria morreu na manhã nesta quinta-feira (02), no Rio de Janeiro, após três anos de batalha contra um câncer no pulmão. A jornalista deixa duas filhas: Maria, de 15 anos, e Laura, de 14.

Nas redes sociais, personalidades da TV, da música e da política lamentaram a morte e destacaram o legado e a importância de Gloria para o jornalismo e para a comunidade preta. Confira, a seguir, a repercussão.

FAMOSOS LAMENTAM MORTE DE GLORIA MARIA

Ana Maria Braga: Hoje, nos despedimos dessa guerreira, pioneira no jornalismo e corajosa contadora de histórias. O seu talento e sua representatividade são marcos na história da televisão e jornalismo. Vai com Deus, minha querida. Assim como o seu nome, sua lembrança sempre será gloriosa. Meus sentimentos aos familiares.

Thiaguinho: Desde criança, sempre fui apaixonado por Glória Maria! Não sei se por ter o mesmo nome de minha Mãe... Mas sempre que ela aparecia na TV, eu parava tudo pra admirar! Tive a oportunidade de falar isso a ela várias vezes... E mais... Aumentar minha admiração! Gentil, educada, inteligente, linda... Representa muito pra mim! Descanse em paz, Glória Maria!

Zeca Camargo: Parceira de trabalho, de confidências, de risadas, de curiosidade, de aproveitar a vida. É assim que vou me lembrar sempre de Glória.

Marina Ruy Barbosa: Glória, minha amiga de alma, como dói tudo isso. Você é uma das pessoas mais especiais que já passaram nesse mundo. Eu te amo tanto, tanto, tanto. Que privilégio ter sua amizade nessa vida, sua luz, sua alegria, nossos momentos, nossas conversas... Toda sua experiência, sabedoria e generosidade que eu tive oportunidade de receber. Obrigada por tanto. Suas histórias, seu sorriso, sua sabedoria, seu abraço, sua luz, sua maneira de enxergar a vida... Tudo isso está marcado no meu coração. Eu não imagino um mundo sem você, pois não existe um mundo sem Gloria Maria. Sua jornada está eternizada, vai continuar viva e inspirando gerações - pode ter certeza. Eu faço questão de falar, onde quer que eu esteja, sobre Gloria Maria. Sobre a mulher, a profissional, mãe e amiga que você sempre foi. Você sempre vai ser uma referência, um exemplo e a minha grande musa. Laura e Maria, amo vocês.

William Bonner: Eu sou um entre milhões de telespectadores brasileiros fãs do trabalho da Glória. Eu aprendi a gostar de telejornalismo vendo reportagens dela. Tive a glória de conhecer o trabalho dela, a exuberância do trabalho dela, a vontade que ela saía para o trabalho e o alvoroço que ela provocava. Nós da Globo sabemos que ela é um símbolo não só da emissora, mas do telejornalismo brasileiro. Estamos muito feridos, mas temos certeza que as filhas terão carinho em torno delas. Elas também terão a memória da mãe carinhosíssima, presente e dedicada que Gloria foi.

Fátima Bernardes: Ela partiu. Gloria era energia, liberdade, alegria, talento. Que honra ter tido a chance de trabalhar com ela, de ouvir suas histórias. Nessa última entrevista que fiz com a Glória em março de 2022, nós rimos, recordamos bons momentos e pude dizer pra ela da minha admiração. Laura e Maria recebam o carinho de uma país inteiro.

Camila Pitanga: A Glória fez parte da vida de todo brasileiro. Aquela personalidade que mesmo cobrindo reportagens duras trazia conforto, acolhimento. Glória Maria tinha poder, coragem, força, doçura e imprimia isso o tempo inteiro. E assim ela virou símbolo desse país. Uma mulher preta, profissional, que é e sempre será uma referência para tantas e tantos, no trabalho e na elegância como conduzia sua vida. Descansa!

Claudia Raia: Acordei hoje com essa triste notícia, que perda inestimável para o jornalismo brasileiro. Glória Maria foi e sempre será uma das maiores jornalistas desse país! Desde o início da sua carreira sempre se mostrou dona de uma genialidade, força, talento e carisma admiráveis! Uma amiga querida e profissional excelente que eu tive a sorte de conhecer tão de perto. Você deixará saudade minha querida, Gloriosa e Eterna, sua missão foi cumprida com muito amor e excelência! Te aplaudo de pé e que os anjos te recebam num abraço muito amoroso.

Taís Araújo: Difícil encontrar palavras pra me despedir...mas me brotam palavras pra dizer o que Glória representa: poder, inteligência, caráter, personalidade, identidade, possibilidades, viagens, vigor, bom humor, gargalhadas, dança, musica, champanhe, passaporte, mundo! É isso, Glória mudou meu mundo, mudou o nosso mundo! E todos os passos dados por ela são seguidos por mim e por todas nós. Obrigada, Glória, muito obrigada! Te amo, minha amiga.

Lázaro Ramos: Em choque com a perda dessa querida amiga. Você é um marco na história do nosso país. Foi muito bom acompanhar seu trabalho, e mais ainda, desfrutar da sua agradável companhia. Sentirei falta de sorrir contigo. Obrigado, Glória. Te amo.

Ivete Sangalo: Uma mulher sensacional. Vá em paz, querida Glorinha.

Narcisa Tamborindeguy: Gloria Maria. Saudades eternas da minha maravilhosa amiga. Estrela na terra e no céu e todo meu amor para Maria e Laura.

Sabrina Sato: Meu ícone, minha amiga, pra sempre minha inspiração... Quantas vezes não pensei em você quando precisei passar por algum desafio ou me aventurando por algum lugar do mundo. Você sempre me encorajou, me deu força. Sempre presente, seja para dar um conselho ou tomar uma tacinha dando risadas. Que dor estamos sentindo hoje com a notícia da sua partida. Pensar na falta que vai fazer para Laura e Maria, pros muitos amigos que fez durante a vida, pros colegas de emissora... Falar de você, é falar de tudo que há de bom. Você sempre foi à frente, quebrou barreiras, preconceitos, sempre pioneira. Uma menina determinada, que venceu tudo, foi corajosa em todos os momentos da vida. Gloria, você é pra sempre! Eu te amo e seu legado estará aqui conosco pra sempre.

Lília Cabral: Me deu um aperto no coração. Fiquei muito triste. Exemplo de mulher, profissional, beleza que irradiava em tudo o que ela fazia. O Brasil perde quem estava sempre tão presente nas nossas vidas. A TV e o jornalismo fez da Glória Maria participar da família brasileira. Todo o meu respeito, carinho e os meus sentimentos pra família e amigos. Vamos nos lembrar desse sorriso largo, gostoso, espontâneo e vibrante! Glória Maria é gigante!

Susana Vieira: Voa, Glorinha! Você foi única e fez o que quis na sua vida! Brilhante e amada! Adeus, querida!

Sandy: Tô muito triste com essa notícia... Glória foi uma inspiração... Aprendi tanto com ela... Mulher gigante e imortal. Descanse em paz, Glória. Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos.

Fábio Porchat: Das melhores pessoas da TV, das melhores jornalistas que tivemos. Das pessoas mais alegres que conheci. Que pena. O que não tem idade, é eterno!

Preta Gil: Tão difícil encontrar palavras agora. Glória é luz infinita! Todos os nossos encontros foram uma explosão de amor e de ancestralidade. Quase não temos fotos juntas. Ela sabia por mim, o quanto a amava e o quão importante ela foi pra construção da minha força e pra tantas outras meninas negras, que já a tinham como referência. Não consigo escrever, só sentir essa dor e que doa mesmo. Glória é infinita e imortal. Meu mais profundo amor a Laura e Maria a todos os familiares, amigos e fãs dessa deusa! Te amo pra sempre, Gloria!

Claudia Leitte: Na noite em que tiramos esta foto, estava grávida do meu segundo filho, Rafael. Era uma fase dicotômica: ao passo que queria gritar de felicidade, desejava esconder o fato de todo mundo. Tudo ao mesmo tempo e misturado com hormônios. Lembro que o figurino desse show estava apertado e que eu só pensava que todos tinham percebido meu desconforto. Entrei no camarim cheia de caraminholas na cabeça. Glória veio com a família. Deram-nos taças de champanhe. Uma festa... cheia de fotógrafos e jornalistas em volta. A gente brindou. Eu não dei sequer um golinho. Ela bebeu e emendou ao pé do meu ouvido: "Tá grávida?" Eu, sem hesitar, disse: tô! E a gente começou a rir. Todo mundo em volta desapareceu enquanto a gente ria. Ninguém soube até que eu decidi contar. Ela era jornalista... Amor é legado! Glória é eterna!

Adriane Galisteu: Minha amiga amada, é assim que eu vou me lembrar de você, sorriso largo, sempre forte, divertida, linda e pronta para os amigos sempre! Que tristeza, meu Deus! Descanse em paz! Todo meu amor às filhas Maria e Laura.

Marília Gabriela: Ah... Que tristeza... Acabo de tomar conhecimento da morte desta linda pessoa, querida amiga e colega, Glória Maria. Que merda, que droga, que perda imensa para quem, para além da profissional, conheceu-a e trocou com ela alegria em festas, conversas produtivas, memórias a não esquecer. Adeus, lindeza, você fará demasiada falta. Descanse em Paz, esta frase irritante para um desejo verdadeiro ainda que inócuo.

Miguel Falabella: Querida Glória, sua alegria, inteligência e humor farão falta. Luz! Obrigado!

Ícaro Silva: Ícone, vanguarda, desbravadora de caminhos, ancestral agora em outro plano, mas sempre viva como referência absoluta na construção de uma imagem de poder, inteligência, beleza e autoestima. Grato por sua presença nesse planeta. Descanse na luz, Glória.

Luiz Fernando Guimarães: Que tristeza Glória... Mas saiba que sua força, garra, talento, autenticidade e representatividade permanecerão eternamente em nossas vidas!

Mônica Martelli: Glória era energia! Perdemos um ícone. Perdemos uma referência. Pioneira em muitas coisas. Primeira jornalista negra que eu vi na televisão. A representatividade dela foi muito importante e deixa um legado gigante. Sua relevância profissional será inspiração pra muitas gerações. A maneira dela fazer reportagem com um olhar de aprendiz, com uma espontaneidade, sempre me deixaram hipnotizada por ela. Tive a sorte de tê-la em parte da minha vida, num breve período que nossas filhas estudaram juntas. Era amor. Era alegria. Descanse em paz, minha querida, Glória Maria.

Astrid Fontenelle: Que triste acordar com a noticia da passagem da Glória. Salve Gloria Maria, a mulher que fez meus olhos brilharem por paixão as reportagens! Sempre falava que queria ser Gloria Maria quando crescesse! E ela nem reclamava! Que ela faça agora sua maior viagem na paz! Meus sinceros sentimentos às filhas que fizeram nossa proximidade. Teria mil histórias pra contar e na última terça-feira eu e Zeca ficamos horas celebrando a vida de Gloria... vai, Gloria, descanse em paz.

Gretchen: Sabe quando você pensa que uma pessoa nunca vai morrer? Que essa pessoa é tão única e tão incrível que não existe morte pra ela? Essa é ela. Eterna. Fizemos uma palestra juntas de marketing e pude abraçar, conversar e ela me disse que era minha fã. Ah, se ela soubesse que quando eu disse que ela é minha inspiração era tudo verdade... Que Deus te receba com muito amor.

Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente do Brasil: Recebo com muita tristeza a notícia da morte de Glória Maria, uma das maiores jornalistas da história da nossa televisão. Glória foi repórter em momentos marcantes do Brasil e do mundo, entrevistou grandes nomes e deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras. Foi a primeira repórter a fazer uma entrada ao vivo no Jornal Nacional e se tornou eterna nos programas Fantástico e Globo Repórter. Meu abraço e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores de sua carreira.

Margareth Menezes, Ministra da Cultura: No dia da Rainha das Águas nossa querida Glória Maria nos deixou.
As águas rolaram nos olhos e corações de milhões de brasileiros que certamente amavam e admiravam essa que foi uma mulher negra pioneira em muitas conquistas. A maior da sua geração! Uma mulher incrivelmente livre, uma profissional à frente do seu tempo. Inspiração para tantas mulheres iguais a ela e para muitos jornalistas, homens e mulheres, de várias gerações. Ela deixa um legado imenso, inaugurou um estilo próprio e conquistou com muito talento e trabalho um lugar de destaque no jornalismo nacional e internacional. Aplausos, aplausos, aplausos! Muitas flores para nossa querida, grande, imensa e maravilhosa Glória Maria. Adeus e obrigada!

Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial: Meus sentimentos à família. Quem é mulher negra sabe da importância de tê-la visto na televisão. Glória é considerada a primeira repórter negra da televisão e sempre será lembrada como sinônimo de competência.

Silvio Almeida, Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil: É com enorme tristeza que o Brasil recebe a notícia da morte da jornalista Glória Maria. Glória foi uma das maiores na sua profissão, mas para além disso, foi uma referência, especialmente para a população negra deste país. Que nossos ancestrais a recebam em festa, Glória.

Sobre
Gloria Maria
Gloria Maria
'Coisa de Deus': filha de Gloria Maria impressiona e emociona internautas pela semelhança com a mãe. Veja a foto
28 de abril de 2023 15:02
Todos os itens
Palavras-chave
Famosos brasileiros Principais notícias Entretenimento Galeria Vertical Morte
Sobre o mesmo tema
'Botei para fora de casa e...': Susana Vieira dá detalhes pouco conhecidos de traição e morte de ex-marido em livro bombástico
'Botei para fora de casa e...': Susana Vieira dá detalhes pouco conhecidos de traição e morte de ex-marido em livro bombástico
26 de abril de 2024
Quinho, ícone do Salgueiro, deu apelido lendário a Viviane Araujo; rainha de bateria lamenta morte do intérprete na web
Quinho, ícone do Salgueiro, deu apelido lendário a Viviane Araujo; rainha de bateria lamenta morte do intérprete na web
4 de janeiro de 2024
Notícias similares
Corpo de Elizangela é velado no Rio de Janeiro e emoção toma conta da única filha da atriz
Corpo de Elizangela é velado no Rio de Janeiro e emoção toma conta da única filha da atriz
4 de novembro de 2023
'Foi em paz': namorado e mãe de Luana Andrade emocionam com revelação após morte em cirurgia plástca
'Foi em paz': namorado e mãe de Luana Andrade emocionam com revelação após morte em cirurgia plástca
13 de novembro de 2023
Últimas Notícias
Larissa Manoela se revolta ao ser chamada de 'baixinha' e web reage: 'Precisa desse drama todo?'
Larissa Manoela se revolta ao ser chamada de 'baixinha' e web reage: 'Precisa desse drama todo?'
26 de abril de 2024
Polêmica sobre contrato, briga por testamento e mais: veja intenso desabafo de Florinda Meza sobre herança de Roberto Bolaños
Polêmica sobre contrato, briga por testamento e mais: veja intenso desabafo de Florinda Meza sobre herança de Roberto Bolaños
26 de abril de 2024
Últimas Notícias