Na novela "Pantanal", Tenório (Murilo Benício) humilha com frequência a mulher, Maria (Isabel Teixeira), a quem apelida de "Bruaca". Apesar da forma hostil como a mãe de Guta (Julia Dalavia ) é tratada pelo marido, rival de José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira), a atriz não vê sua personagem como vítima. "Não a vejo como uma mulher sofrida. É uma mulher em movimento", afirma em conversa com a imprensa.
Estreando em novelas, Isabel Teixeira conta que por se tratar de um remake - foi exibida em 1990 - acabou sendo um ponto favorável. "Eu sei onde ela começa e onde ela termina. A Maria muda muito de status", conta a intérprete da mulher de Tenório, cujo ator se mostra favorável à abordagem machista do vilão.
E Isabel avalia ainda a relação de Maria com Tenório, que esconde ter uma segunda família e, no original, acabou vítima de tragédia. "Imagino que é um casamento de 30 anos. O Tenório conhece a Maria porque trabalhava para a família dela e ela casa muito nova", relata.
Apesar das humilhações constantes, para Isabel em algum momento Tenório teve, sim, amor pela primeira mulher. "Teve paixão que moveu e depois de 30 anos em um cotidiano em que ela serve, ela cuida da casa, a Maria acha normal as coisas que não são", explica a artista da novela que já divulgou suas primeiras emoções.
Para Isabel, o retorno da filha, Guta, causa uma certa mudança em Maria. "Ela tem uma realidade estabelecida e a chegada da Guta traz uma nova visão de feminismo. E quando ela descobre que o marido tem outra família e filhos, o chão da Maria fica destruído e ela tenta dançar em ruínas", completa.
E a artista não esconde sua ansiedade para a estreia da novela, que tem no elenco Osmar Prado como o Velho do Rio, personagem para o qual precisou deixar crescer o cabelo do ouvido. "Parece que a gente vai estrear uma peça e o público irá chegar", compara.