Oscar 2014: relembre os mais vitoriosos em cada categoria da premiação
Publicado em 16 de janeiro de 2014 07:27
Por Laís Fernandes
O mundo de Hollywood está ansioso à espera da lista de indicados para o Oscar deste ano, que será divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na noite desta quinta-feira (16). Todos almejam levar mais uma estatueta para casa e, um dia, integrar o seleto grupo dos mais vencedores na premiação, que é a principal do mundo do cinema. Enquanto aguardamos os nomes que vão concorrer ao prêmio deste ano, o Purepeople traz a lista dos mais vencedores do Oscar, que é entregue pela Academia desde 1929. - Katharine Hepburn é a atriz mais vitoriosa na premiação, com quatro troféus. Os filmes que a levaram à conquista foram "Manhã de Glória" (1934), "Adivinhe Quem Vem para Jantar?" (1968), "O Leão no Inverno" (1969) e "Num Lago Dourado" (1982). - Mas Katherine tem uma forte concorrente: Meryl Streep. A atriz deve figurar na lista dos indicados pelo filme "Álbum de Família", que está sendo muito elogiado pela crítica. Ela já tem três estatuetas na bagagem, pelos filmes "Kramer vs. Kr
Daniel Day-Lewis é vencedor de três Oscars de Melhor Ator, o último deles em 2013 por 'Lincoln'. Os outros dois foram em 'Meu Pé Esquedo', em 1989, e 'Sangue Negro', em 2007
Jack Nicholson já ganhou três estatuetas: duas de Melhor Ator e um como Melhor Ator Coadjuvante
Após Fellini, o diretor suíço Ingmar Bergman foi o mais vitorioso, com três estatuetas, pelos filmes A Fonte da Donzela (1961), Através de um Espelho (1962) e Fanny e Alexandre (1984)
Katharine Hepburn é a atriz mais vitoriosa na premiação, com quatro troféus, por 'Manhã de Glória' (1934), 'Adivinhe Quem Vem para Jantar?' (1968), 'O Leão no Inverno' (1969) e 'Num Lago Dourado' (1982)
O recorde de indicações fica por conta do estúdio Disney, que já esteve representado no Oscar 64 vezes. Na foto, a animação 'Valente', que ganhou o prêmio em 2013
'Titanic', de Steven Spielberg, estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, ganhou 11 Oscars e está entre os filmes mais premiados
'Ben Hur', de 1959, um drama épico bíblico dirigido por William Wyler, também ganhou 11 Oscars, entre eles o de Melhor Diretor, Melhor Ator (Charlton Heston) e Melhor Ator Coadjuvante (Hugh Griffith)
O terceiro filme da franquia do 'Senhor Dos Anéis', 'O Retorno do Rei', também conquistou 11 Oscars, entre eles o Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado
A Itália foi o país que mais venceu na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Entre os vitoriosos está 'Na Estrada da Vida', de 1957, do diretor Federico Fellini
Entre os filmes brasileiros indicados ao Oscar, está 'Central do Brasil' (1998), estrelado por Fernanda Montenegro e Vinicíus de Oliveira. As categorias foram de 'Melhor Filme Estrangeiro' e de 'Melhor Atriz'
Em 2009, Heath Ledger se juntou a Peter Finch ao ganhar o Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante. O prêmio foi recebido pela mãe do ator, Sally Bell, o pai, Kim Ledger, e a irmã, Kate. Ele foi premiado por sua atuação como o vilão Coringa, no filme 'Batman - O Cavalheiro das Trevas'
Bing Crosby foi o cantor que mais teve canções premiadas no Oscar, ganhando quatro estatuetas. Na foto, ele ao lado da atriz Grace Kelly no filme 'The Country Girl'
Rick Baker é o maquiador que mais levou estatuetas do Oscar para casa: seis. Ele ainda lidera no número de indicações, com 11 na bagagem
Paddy Chayefsky é o roteirista com mais Oscars na carreira, tendo levado o prêmio por três vezes, uma delas pelo melhor roteiro original por 'O Hospital', retratado na foto
Na categoria Direção de Arte, Cedric Gibbons conquistou 11 troféus, o último pelo filme 'Marcado pela Sarjeta' (1956), retratado na foto
Veja + após o anúncio

O mundo de Hollywood está ansioso à espera da lista de indicados para o Oscar deste ano, que será divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na noite desta quinta-feira (16). Todos almejam levar mais uma estatueta para casa e, um dia, integrar o seleto grupo dos mais vencedores na premiação, que é a principal do mundo do cinema.

Enquanto aguardamos os nomes que vão concorrer ao prêmio deste ano, o Purepeople traz a lista dos mais vencedores do Oscar, que é entregue pela Academia desde 1929.

- Katharine Hepburn é a atriz mais vitoriosa na premiação, com quatro troféus. Os filmes que a levaram à conquista foram "Manhã de Glória" (1934), "Adivinhe Quem Vem para Jantar?" (1968), "O Leão no Inverno" (1969) e "Num Lago Dourado" (1982).

- Mas Katherine tem uma forte concorrente: Meryl Streep. A atriz deve figurar na lista dos indicados pelo filme "Álbum de Família", que está sendo muito elogiado pela crítica. Ela já tem três estatuetas na bagagem, pelos filmes "Kramer vs. Kramer" (1980), como Melhor Atriz Coadjuvante, "A Escolha de Sophie" (1982) e "A Dama de Ferro" (2012)

- Entre os homens, três aparecem entre os mais premiados: Jack Nicholson, Walter Brennan e Daniel Day-Lewis. Nicholson já levou para casa dois Oscars de Melhor Ator, por "Um Estranho no Ninho" (1976) e "Melhor É Impossível" (1998); e outro de Melhor Ator Coadjuvante por "Terms Of Endearment" (1984). Já Walter Brennan tem três Oscars de Melhor Ator Coadjuvante por "Meu Filho É Meu Rival" (1937), "Kentucky" (1939) e "A Última Fronteira" (1941). Em 2013, a lista ficou maior com a entrada de Daniel Day-Lewis para o seleto grupo. Após ganhar o prêmio por "Lincoln", ele juntou a estatueta às dos filme "Meu Pé Esquerdo" (1990) e "Sangue Negro" (2008).

- O diretor mais premiado é John Ford, com quatro Oscars. "O Delator" (1936), "As Vinhas da Ira" (1941), "Como Era Verde Meu Vale" (1942) e "Depois do Vendaval" (1953). Outros dois ganharam três troféus cada: William Wyler e Frank Capra, porém ambos já morreram. Dos diretores que ainda continuam na ativa, nenhum deles pode ultrapassar John Ford em 2014, já que possuem apenas duas estatuetas, como Steven Spielberg e Ang Lee.

- Assim como entre os atores, a categoria de Melhor Filme também traz empate entre três grandes obras da sétima arte. A terceira parte da trilogia de "O Senhor Dos Anéis", "O Retorno do Rei", é o longa de maior aproveitamento no Oscar. O filme saiu vitorioso nas 11 indicações que recebeu (Melhor Filme, Diretor, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora Original, Música Original, Mixagem de Som, Direção De Arte, Maquiagem, Figurino, Edição, Efeitos Visuais). "Ben Hur" (1960) também figura na lista, com 11 Oscars, tendo sido derrotado em apenas uma categoria nas quais concorreu. "Titanic" (1997) também possui o mesmo número de prêmios, tendo concorrido em 14 categorias.

- Paddy Chayefsky é o roteirista com mais Oscars na bagagem. Ele tem dois na categoria de Roteiro Original, por "The Hospital" (1972) e "Rede de Intrigas" (1977); e um de Roteiro Adaptado, por "Marty" (1956).

- Em Direção de Arte, Cedric Gibbons, o design da estatueta, é o mais vitorioso, com 11 troféus. Ele foi vitorioso em premiações entre as décadas de 1920 e 1950. O último filme pelo qual ganhou o Oscar foi "Marcado pela Sarjeta" (1956).

- A figurinista Edith Head é a campeã na categoria. Ela Foi indicada por 35 vezes e levou 8 Oscars. O último deles foi "Um Golpe de Mestre" (1973). Aliás, foi ela quem inspirou a estilista da animação da Pixar "Os Incríveis", que faz a roupa da família de super-heróis.

- Na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, a Itália é o grande destaque, com 13 prêmios e 27 indicações. O diretor mais vitorioso foi o italiano Federico Fellini, por "Na Estrada da Vida" (1957), "Noites de Cabíria" (1958), "Oito e Meio" (1964) e "Amarcord" (1975). Depois da Itália, está a França, com 12 Oscars e 36 indicações. O Brasil já esteve entre os indicados por quatro vezes: "O Pagador de Promessas" (1962), "O Quatrilho" (1995), "O Que É Isso, Companheiro?" (1997) e "Central do Brasil" (1998). Por este, Fernanda Montenegro concorreu como Melhor Atriz.

- Entre os maquiadores, Rick Baker é o que possui mais estatuetas: seis. Ele ainda lidera no número de indicações, com 11 na bagagem. O último prêmio do profissional foi em 2011, pelo filme "O Lobisomem".

- Gary Rydstrom também está entre os mais vencedores entre duas categorias, com sete estatuetas. Ele ganhou quatro Oscars por Melhor Som e três por Melhor Edição de Som.

- No número de indicações, o recorde fica por conta dos estúdios Walt Disney, que já teve seu nome na lista 64 vezes.

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Cinema Famosos Internacionais Principais notícias Premiação Oscar
Sobre o mesmo tema
Horóscopo da semana de 08 a 14 de janeiro: descubra as previsões para cada signo no amor, dinheiro e sorte
Horóscopo da semana de 08 a 14 de janeiro: descubra as previsões para cada signo no amor, dinheiro e sorte
8 de janeiro de 2024
Para matar a saudade! Como Virgínia em 'Paraíso Tropical', Yoná Magalhães prezava por uma vida saudável; relembre
Para matar a saudade! Como Virgínia em 'Paraíso Tropical', Yoná Magalhães prezava por uma vida saudável; relembre
4 de janeiro de 2024
Notícias similares
Grammy 2024: Taylor Swift toma atitude após ser acusada de ignorar Céline Dion no palco da premiação
Grammy 2024: Taylor Swift toma atitude após ser acusada de ignorar Céline Dion no palco da premiação
5 de fevereiro de 2024
O que aconteceu com o rosto de Megan Fox? Irreconhecível, atriz gera polêmica e piadas na web: 'Noiva do Chucky'. Veja fotos!
O que aconteceu com o rosto de Megan Fox? Irreconhecível, atriz gera polêmica e piadas na web: 'Noiva do Chucky'. Veja fotos!
19 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias