Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela O Sétimo Guardião
Novela O Tempo Não Para
Novela Espelho da Vida
Malhação - Vidas Brasileiras
As Aventuras de Poliana
Resumo de novelas
Novela Jesus
Novela Verão 90
Novela Órfãos da Terra
TV
Domingão do Faustão
Mais Você
Encontro com Fátima
Caldeirão do Huck
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Leonardo Dicaprio
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Giovanna Antonelli
Meghan Markle
Chay Suede
Letícia Colin
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Cabelos
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Reconstrução da mama ajuda mulheres na luta contra câncer: 'Recupera autoestima'

Quem já passou por um câncer de mama sabe como é difícil ter que lidar com algumas mudanças na aparência provocada pela doença, mas é possível reverter isso. Em entrevista para o Purepeople, o cirurgião plástico especialista na reconstrução da mama, Marcelo Moreira, aponta como o procedimento influencia na autoestima das mulheres e esclarece como ele é feito

O câncer de mama é uma doença que mexe muito com a autoestima das mulheres, podendo desenvolver um quadro de depressão, principalmente quando é necessário passar pela mastectomia, procedimento médico que faz a remoção completa da mama. Do mesmo modo que as doações de mechas de cabelo e a busca por representatividade por meio de bonecas, a reconstrução da mama pode interferir positivamente na vida de mulheres que enfrentaram a doença, que pode ser prevenida com a alimentação. Em entrevista para o Purepeople, o médico do serviço de cirurgia plástica e microcirurgia do Instituto Nacional do Câncer (INCa), Marcelo Moreira, aborda como a técnica pode recuperar a autoestima e esclarece como garantir o procedimento de maneira gratuita: "A reconstrução é oferecida pelo INCa através do cadastro no Sistema Nacional de Regulação (SISREG). Quem faz o encaminhamento do paciente para cada hospital é a Clínica da Família."

Veja também

Recuperando a autoestima: 'Muitas não se reconhecem mais'

Com a mastectomia, aderir a moda pode se tornar mais difícil, mas existem alguns truques de estilo que podem disfarçar o efeito apenas com peças de roupas. Além disso, a reconstrução promete reconquistar o amor-próprio por meio da intervenção cirúrgica. "Vários estudos internacionais mostram que ela interfere na autoestima", aponta o membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) ao desenvolver: "Na verdade, todo o processo do tratamento é delicado para as mulheres. Elas perdem peso, cabelos e as mamas." Uma das partes mais difíceis de passar pelo câncer de mama é saber lidar e aceitar a nova fisionomia. "Muitas não se reconhecem mais. É um baque para a autoimagem e, consequentemente, para a autoestima feminina", revela o especialista ao declarar: "Especificamente sobre a mama, que é um órgão essencial para a mulher, tanto para a sua feminilidade, como para a sua sexualidade e, por isso, está diretamente ligada à sua autoestima."

Como funciona a reconstrução da mama: 'Técnica mais avançada'

Com a chegada do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização de mulheres sobre a prevenção do câncer, é importante explicar como certos procedimentos funcionam e quem precisará recorrer a eles. "Nem todas as mulheres que são diagnosticadas com câncer de mama precisam fazer a mastectomia", informa o membro da American Society of Plastic Surgeons ao descrever: "Há também a segmentectomia, que é a retirada de uma parte da mama; a quadrantectomia, cirurgia que remove o câncer, mas deixa a maior parte da mama; e a tumorectomia, cirurgia em que apenas o tumor é removido. As indicações variam de acordo com o estágio e tipo do tumor." Existe mais de uma técnica para fazer a reconstrução da mama, mas algumas são mais indicadas. "Existem vários métodos, desde os mais simples com próteses expansoras e passando por retalhos das costas, até reconstruções mais complexas, utilizando técnicas de microcirurgia como DIEP", relata Marcelo ao especificar: "DIEP é a técnica mais avançada de reconstrução de mama, que usa a pele e a gordura do abdômen sem destruir nenhum músculo e sem usar material estranho ao corpo como implantes mamários, criando um novo seio o mais próximo possível do natural."

(Por Fernanda Casagrande)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.