Descubra como perucas para mulheres com câncer de mama são feitas
Publicado em 17 de outubro de 2018 06:49
Por Purepeople
Você sabia que é possível fazer uma peruca com máquina de costura? Durante o Outubro Rosa, o Purepeople entrevistou a peruqueira Ester Santos para saber como elas são feitas e qual é a melhor maneira de mantê-las. A professora do 'Força na Peruca', projeto da Fundação Laço Rosa, revela o passo a passo e esclarece como a higienização dos fios deve ser realizada
No Outubro Rosa, veja como são feitas as perucas que recuperam a autoestima de mulheres
Em entrevista para o Purepeople, a peruqueira Ester Santos revela todo o processo
O primeiro passo é fazer uma triagem entre os cabelos de doadores recebidos
O segundo passo é começar a tecer as mechas
O tecimento é feito com uma máquina de costura
Depois de tecer, as mechas precisam ser unidas para formar uma peruca
Após esses passos começam a higienização e a finalização da peruca
Além disso, Ester explica quais são os cuidados que devem ser tomados com a peruca já pronta
Veja + após o anúncio

Conhecido como Outubro Rosa, o mês é marcado pela conscientização mundial contra o câncer de mama e, muitas vezes, recuperando a autoestima de mulheres que estão enfrentando a doença. Uma das maneiras mais eficazes de reconquistar o amor-próprio é por meio de doações de perucas de cabelo humano, mas poucos conseguem confeccionar uma apenas juntando as mechas com tecimento dos fios doados. Em entrevista ao Purepeople, a peruqueira e professora do projeto "Força na Peruca" da Fundação Laço Rosa, Ester Santos, explica alguns passos do procedimento, além de ensinar como cuidar das perucas: "Alguém experiente leva 2 dias para fazer uma peruca, dependendo da habilidade, mas demora menos de um dia só para costurar e tecer o cabelo médio de 20 a 25 centímetros."

Primeiro passo: 'Separamos o cabelo por meio de uma triagem'

Após receber os fios doados por todo o Brasil, as voluntárias do projeto, que costumam ser mulheres que já venceram o câncer, fazem uma seleção dos cabelos. "Primeiramente, separamos o cabelo por meio de uma triagem que vai avaliar tamanho, espessura, textura e cor", declara a especialista ao esclarecer: "Tentamos igualar o máximo possível um fio do outro, porque não tem como fazer uma peruca só com uma mecha de cabelo." Depois disso, é preciso ver se será possível confeccionar a peruca com as mechas arrecadadas. "Pesamos o cabelo e gastamos em média 130 gramas para fazer uma de cabelo médio", revela a profissional ao acrescentar: "A quantidade de mechas varia de 3 a 5 doações, dependendo do volume do cabelo de quem doou."

Tecimento com máquina de costura: 'Do menor para o maior'

O cabelo é costurado igual muitas roupas como os estilos de jeans para a temporada verão 2019. "Depois da separação, iniciamos o tecimento com uma máquina de costura", conta Ester ao descrever parte da confecção: "Depois vemos o tamanho do cabelo, porque começamos do menor para o maior na hora de montar a peruca. Isso, porque é de acordo com a altura que o cabelo ficará na peruca." Depois de selecionar os fios pequenos para a parte de baixo e os grandes para a parte de cima da peruca, chegou a hora de unir os cabelos: "Mediante a isso, começamos a montagem da peruca com as mechas já tecidas."

Saiba mais: entenda todos os detalhes da mamografia

Higienização e finalização: 'Hora da lavagem'

Para finalizar o procedimento, a fundação também cuida da parte da limpeza do cabelo. "A higienização é a hora da lavagem, que é feita como se fosse um cabelo normal, mas em uma bacia", orienta a especialista ao informar: "Uma bacia com shampoo e outra com condicionador. Eles devem ser dissolvidos na água e, nunca, colocados diretamente na peruca." Para a lavagem funcionar, é essencial se atentar a quantidade de produto na água. "São 3 litros de água pra 100ml de shampoo e condicionador", recomenda a profissional ao contar o próximo passo: "Às vezes secamos com o secador, mas, quando é cacheado, a gente deixa secar naturalmente. Quando a paciente quer um cabelo mais modelado, a gente escova."

Cuidados com a peruca: 'Não deixar exposta a poeira'

Para manter a peruca por mais tempo, é preciso seguir as recomendações da Ester. "Não deixar exposto a poeira, tentar formar uma base ou deixar pendurada sempre tampada com uma toca para não ter contato com a poeira", aconselha a especialista, citando algo que também é combatido com o cronograma capilar, ao explicar: "Não precisa lavar toda vez que usa, mas o adequado é limpar uma vez na semana ou de 15 em 15 dias para não ficar com o cheiro de suor na tela de renda.Deixe secar normalmente." A duração da peruca vai depender dos cuidados estabelecidos com ela: "Quando usada diariamente e tratada conforme a orientação, ela costuma durar em média uns 6 meses. Além de lavar, a paciente pode secar, escovar, fazer babyliss e chapinha, porque é um cabelo humano."

(Apuração por Carol Borges e texto por Fernanda Casagrande)

Palavras-chave
Outubro Rosa Beleza Cabelo Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Cheiro de mulher bonita! Conheça a Linda, linha de perfumes do Boticário feita para quem ama um aroma alegre, feminino e marcante
Cheiro de mulher bonita! Conheça a Linda, linha de perfumes do Boticário feita para quem ama um aroma alegre, feminino e marcante
30 de outubro de 2023
Descubra cinco livros inspiradores sobre mulheres fascinantes
Descubra cinco livros inspiradores sobre mulheres fascinantes
8 de novembro de 2023
Notícias similares
Beleza de Rafa Justus em foto com Ticiane Pinheiro e família após rinoplastia rouba cena: 'Cada dia mais linda'
Beleza de Rafa Justus em foto com Ticiane Pinheiro e família após rinoplastia rouba cena: 'Cada dia mais linda'
1 de abril de 2024
A 'menina mais bonita do mundo' cresceu! Como está hoje a francesa cuja beleza impressionou o mundo em 2007?
A 'menina mais bonita do mundo' cresceu! Como está hoje a francesa cuja beleza impressionou o mundo em 2007?
18 de abril de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias