Nude para pele negra! Stylist fala sobre representatividade em make e looks
Publicado em 20 de novembro de 2018 06:12
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
No feriado da Consciência Negra, o Purepeople conversa com a stylist Fernanda Gunutzman sobre a presença cada vez maior de produtos de beleza e vestuário adaptados às diferentes tonalidades. 'É muito importante que essa representatividade seja cada vez mais demonstrada na moda. Chegamos num momento onde a indústria não pode mais ignorar que existem mulheres negras e que também são consumidoras', afirma a especialista.
Nudes para pele negra! Stylist fala sobre representatividade em make e looks
A stylist Fernanda Gunutzman conversou com o Purepeople sobre representatividade nos tons de nude
Cada vez mais marcas investem em produtos que abrangem diferentes tons de pele
Por muito tempo, nude foi sinônimo de bege, mas agora o tom tem ganhado novas cores em sua paleta
'A indústria não pode mais ignorar que existem mulheres negras e que também são consumidoras', afirma Fernanda Gunutzman
Produtos de maquiagem também ganharam mais tons para atender às mulheres negras
A moda está começando a atender à variedade de tons de pele existentes em todas as mulheres
Nudes para pele negra tem ganhado o mercado de cosmético e vestuário
Muitas mulheres negras ainda têm dificuldade em encontrar produtos de beleza adequados ao seu tom de pele
Veja + após o anúncio

Por muito tempo, nude foi sinônimo de bege e de tons que cercavam essa cor na paleta de cores. Entretanto, com a pauta da diversidade cada vez mais em evidência em semanas de moda no Brasil e pelo mundo, diferentes marcas incluíram em seus produtos tons que atendem mulheres negras. No Dia da Consciência Negra, o Purepeople mostra alguns deles e conversa com a stylist Fernanda Gunutzman sobre tal crescimento. Inserida no meio fashion desde o começo da década de 90, a especialista conta que o surgimento do nude para pele negra aconteceu há pouco tempo. "Isso é muito recente, quando comecei à trabalhar com moda, fazia muito catálogo de moda íntima, com tons para segunda pele. E nem tínhamos modelos negras. Os clientes nem pensavam em atender a mulher negra", afirma.

'A indústria não pode mais ignorar que existem mulheres negras'

Segundo Fernanda, o mercado está crescendo, mas ainda há muito a ser explorado. "Acho que começamos a ver a mudança, mas ainda é muito difícil encontrar todas as tonalidades. É muito importante que essa representatividade seja cada vez mais demonstrada na moda. Chegamos num momento onde a indústria não pode mais ignorar que existem mulheres negras e que também são consumidoras. E devem ser cuidadas como mulheres como todos as outras", afirma a stylist.

Roupas de balé precisam ser adaptadas: 'Temos que improvisar'

No começo deste mês, por exemplo, a marca Gaynor Minden ganhou repercussão por lançar, em produção de larga escala, sapatilhas de balé em quatro tons diferentes do rosa. Tal fato, pondera Fernanda, ainda pode ser visto como uma exceção. "No balé, as roupas precisam ser no mesmo tom da pele da bailarina e nesse caso, temos que improvisar. Acho que é muito pontual ainda, mesmo fora, não é algo que vemos com facilidade em lojas e magazines", argumenta.

Confira abaixo alguns produtos que já se adaptaram aos 'novos' nudes

1 - Maquiagem

A make foi um dos primeiros setores a perceber a necessidade de mulheres negras terem produtos adequados ao seu tom de pele. E eles surgiram em grandes marcas como a Dior - a base escolhida por Meghan Markle, por exemplo, em seu casamento,está disponível em mais de 40 tons - e em labels nacionais, como a Negra Rosa, que desenvolve diferentes produtos nos tons. Este ano, a Benefit lançou outros três tons à linha de corretivos e atendeu às consumidoras negras.

Dior tem linha de base com 40 tons

2 - Calçados

Além da Gaynor Minden, mencionada acima, a icônica Louboutin também já lançou uma coleção inclusiva com diferentes tons de nude. "O nude não é uma cor específica e, sim, um conceito", disse o estilista, queridinho de celebs nacionais e internacionais, ao lançar a linha. Ainda no exterior, a britânica Kahmune surgiu com a mesma proposta e tem diferentes modelos de calçados.

Christian Louboutin também tem uma coleção de sapatos com a representatividade como marca © Divulgação, Louboutin

3 - Lingeries

Quando o assunto são peças íntimas com os "nudes reais", o mercado estrangeiro está bem mais aquecido que o nacional: fundada na Califórnia, a grife Naja propõe sete cores diferentes na cor-conceito, atendendo a mulheres com diferentes pigmentações. Com a representatividade como palavra-chave, a TomboyX não só disponibiliza peças em diferentes cores como também propõe peças unissex e com tamanhos que atendem diferentes corpos.

A marca TomboyX criou peças unissex com tons de nudes diversos © Divulgação, TomboyX
A californiana Naja tem 7 cores diferentes de nude © Divulgação, Naja

4 - Esmaltes

Paixão nacional, os produtos para unhas também ganharam versões nudes com duas grandes marcas: a Colorama lançou a coleção Nudes Reais em esmalte gel, com seis tons e proposta de valorizar a autoestima feminina. Já a Risqué exalta a diversidade de tons com a coleção "Nude Mistura Brasileira".

Colorama lança linha 'Nudes Reais' © Divulgação, Colorama
Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Beleza Moda Mulher
Sobre o mesmo tema
Vanessa Lopes é detonada por chatear Yasmin Brunet e a impedir de falar sobre o ex no 'BBB 24': 'Muito sonsa'
Vanessa Lopes é detonada por chatear Yasmin Brunet e a impedir de falar sobre o ex no 'BBB 24': 'Muito sonsa'
12 de janeiro de 2024
Paolla Oliveira explica polêmica com Deolane Bezerra e detona: 'Querem falar sobre mulheres disputando espaço'
Paolla Oliveira explica polêmica com Deolane Bezerra e detona: 'Querem falar sobre mulheres disputando espaço'
3 de outubro de 2023
Notícias similares
Esses perfumes femininos do Boticário combinam perfeitamente com a vibe do Outono!
Esses perfumes femininos do Boticário combinam perfeitamente com a vibe do Outono!
16 de março de 2024
Look polêmico de Bruna Marquezine no Carnaval de Salvador já foi usado por Virginia no aniversário de Neymar. Veja fotos!
Look polêmico de Bruna Marquezine no Carnaval de Salvador já foi usado por Virginia no aniversário de Neymar. Veja fotos!
12 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias