Zé Venâncio, de 'Renascer' em 1993, Taumaturgo Ferreira ainda sofre com demissão após briga com autor de novela. 'Barrado no baile'
Publicado em 15 de fevereiro de 2024 19:45
Por Rafael Munhos | Novelas e TV
Jornalista apaixonado por novelas, filmes, séries e música eletrônica. Também adoro fazer corrida de rua.
Entenda os motivos para que Taumaturgo Ferreira não seja bem visto na Globo
Entenda mos motivos para que Taumaturgo Ferreira não seja bem visto na Globo após o José Venâncio de Renascer Como Zé Venâncio morre em 'Renascer'? Filho de José Inocêncio caiu em armadilha para o pai na primeira versão da novela, em 1993 Como Zé Venâncio morre em 'Renascer'? Filho de José Inocêncio é casado com Eliana, mas casamento está longe de ser uma maravilha Como Zé Venâncio morre em 'Renascer'? Fazendeiro (Taumaturgo Ferreira) é morto por Teodoro (Herson Capri) na primeira versão da novela, em 1993 Zé Venâncio (Taumaturgo Ferreira) chega a se apaixonar por Buba (Maria Luisa Mendonça) na primeira versão da novela 'Renascer'
Veja + após o anúncio

Em 1993, Taumaturgo Ferreira era um dos grandes nomes da nova geração. Na época, o jovem ator vinha emendando um trabalho a outro, até que veio o convite para interpretar José Venâncio, um dos filhos do protagonista em 'Renascer '.

O personagem, um publicitário educado que vinha de um relacionamento conturbado com Eliana, papel de Patrícia Pillar , se apaixona por uma mulher hermafrodita - como se chamava uma pessoa interessexual - no caso, era Buba, de Maria Luísa Mendonça.

Inicialmente, o bom filho de Inocêncio, de Antônio Fagundes, seria mantido até o final da trama, mas por uma incompatibilidade de gênios, o ator foi retirado da trama. "Até Renascer eu vinha numa ascendente na Globo, fazendo trabalhos de prestígio. Cheguei a ser chamado para três novelas ao mesmo tempo, de modo que eu podia escolher qual fazer. Nesta, do Benedito, eu era creditado com destaque na abertura: 'Taumaturgo Ferreira como José Venâncio'", disse o artista em entrevista à Heloisa Tolipan.

De acordo com o artista, as divergências com o autor, Benedito Ruy Barbosa, levaram à queda do personagem. "Eu e o diretor, Luiz Fernando Carvalho, estávamos de acordo na composição do personagem, tanto no visual como em seu jeito. Entendíamos que como o personagem havia viajado, morado fora, ele não teria sotaque, o que faria um contraponto com o núcleo rural", contou.

Para o ator, expressões como 'oxente' e 'painho' apareciam no roteiro, mas não agradavam para a composição do empresário. "Eu não dizia, não por indisciplina, mas por uma questão de coerência. Ninguém me falou que eu devia, necessariamente, dizê-los", contou.

Logo, o clímax foi o momento em que o ator resolveu mudar algumas palavras. "Numa gravação, porém, parece ter havido a gota d'água: Eu deveria dizer duas palavras escatológicas à mesa, na hora do almoço. Eu achava que aquele rapaz não as diria, em razão de ele ser educado", explicou.

"Mesmo pressionado a mantê-las, substituí por algo que mantivesse a ideia original. Talvez este tenha sido o estopim. Todavia, esse desligamento aconteceria, mais hora ou menos hora, já que, talvez, o autor estivesse descontente. O papel não era dos meus sonhos, mas eu estava ali, jogando a regra do jogo", complementou.

'Renascer': Saída da novela marcou carreira de Taumaturgo Ferreira

Taumaturgo comentou que a saída da novela, no auge, refletiu negativamente em toda sua trajetória profissional. "Daí (diante da demissão), a gente sente um baque. Fui sentindo os reflexos disso com o passar dos anos, já que isso foi afetando a minha carreira. Comecei a perceber que fui barrado no baile", disse. Na história, Venâncio morre no meio da história, deixando Buba sozinha, mas com a criança de Teca.

Sobre
Novela Renascer
Novela Renascer
'Renascer': Mentirosa, Teca inventa história absurda para provar que espera um filho de Zé Venâncio; aos detalhes!
25 de abril de 2024 18:23
Todos os itens
Palavras-chave
Entretenimento Novelas Novela Renascer TV Globo
Sobre o mesmo tema
Novela 'Renascer': saiba como foi a morte de José Inocêncio após uma TRAGÉDIA na primeira versão da trama da Globo
Novela 'Renascer': saiba como foi a morte de José Inocêncio após uma TRAGÉDIA na primeira versão da trama da Globo
9 de janeiro de 2024
'Renascer': De volta às novelas após 7 anos, Maria Fernanda Cândido terá papel inédito como heroína de José Inocêncio
'Renascer': De volta às novelas após 7 anos, Maria Fernanda Cândido terá papel inédito como heroína de José Inocêncio
18 de janeiro de 2024
Notícias similares
'Renascer': Qual é o segredo de José Augusto? De volta para casa, filho sumido de Inocêncio revela grave problema
'Renascer': Qual é o segredo de José Augusto? De volta para casa, filho sumido de Inocêncio revela grave problema
13 de fevereiro de 2024
Onde está Flor em 'Renascer'? Mãe de Zinha teve destino semelhante à de personagem na versão de 1993; entenda
Onde está Flor em 'Renascer'? Mãe de Zinha teve destino semelhante à de personagem na versão de 1993; entenda
9 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias