Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela O Sétimo Guardião
Novela O Tempo Não Para
Novela Espelho da Vida
Malhação - Vidas Brasileiras
As Aventuras de Poliana
Novela Jesus
Resumo de novelas
Verão 90
TV
Domingão do Faustão
Mais Você
Encontro com Fátima
Caldeirão do Huck
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Leonardo Dicaprio
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Giovanna Antonelli
Meghan Markle
Chay Suede
Letícia Colin
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Cabelos
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Roberto Birindelli fala sobre Josué da novela 'Império': 'Safo e perigoso'

Roberto Birindelli vive Josué, o homem de confiança do Comendador (Alexandre Nero), em 'Império'
15 fotos
Iniciar o slideshow
Roberto Birindelli vive Josué, o homem de confiança do Comendador (Alexandre Nero), em 'Império'

Roberto Birindelli é Josué, o braço direito de José Alfredo (Alexandre Nero), na segunda fase da novela "Império". Cria do cinema - com mais de 30 filmes no currículo -, o ator se considera um novato na TV, apesar de não ser estreante no veículo. Em conversa com o Purepeople, Roberto fala sobre a preparação para o papel e revela detalhes sobre o personagem, tão discreto e misterioso: "Ele é um guardador de segredos e anda armado. Quando tem alguma coisa suja a ser feita, não é o Comendador quem faz, é ele."

Veja também

Desde que fugiu do Monte Roraima, baleado, num helicóptero pilotado por Josué (Alejandro Claveaux), ainda na primeira fase da trama, Zé Alfredo fez dele seu homem de confiança. Para dividir o papel, os dois atores fizeram a preparação de elenco em dupla. "Nosso preparador falou: 'Quando vocês se encontrarem, vão se achar na hora'. E foi assim mesmo, tivemos um trabalho de escuta e aproximação para pegar o gestual, ritmo, maneira, postura (...) Por exemplo, no intervalo de uma gravação dele com a Leandra Leal, vi um gesto que ele fez e resolvi adotar", explica.

Porém, segundo Roberto, essa parceria tem seus limites e não esbarra na amizade: "No passado ele salvou a vida do Comendador e estão juntos desde então, mas não são amigos, nunca saíram para tomar cerveja juntos. Na verdade os dois conversam muito pouco, já se entendem no olhar. O Josué é um cara sozinho, muito quieto. É também muito safo e perigoso. Se ele sobrebreviveu ao garimpo, não foi à toa...".

Dentre as muitas referências que buscou para compor o personagem, o intérprete destaca a que mais se aproxima: "Na pesquisa a gente viu filmes e buscou referências em séries também. A relação mais próxima deles é aquela da série 'Breaking Bad', do personagem Gus Fring - que é um mafioso - com seu braço direito, o Mike".

Não coincidentemente, o capanga tem um caso com a assistente pessoal da "imperatriz", e para o artista, é um relacionamento bem peculiar. "Na verdade a Maria Marta manda a Helena procurar o Josué para tirar informações, ele sabe disso e se aproveita, joga o jogo. Essa relação clandestina é engraçada porque eles formam aquele casal que não fecha. As primeiras cenas foram um pouco 'cena-mico' (risos)... O que eles têm é diferente, não é um romance comum. E tem também uma diferença de idade ali", diz o ator, que tem 51 anos.

Casado desde janeiro de 2014 com a produtora de RTVC Julia Sarda, Roberto garante que as cenas mais quentes entre Josué e Helena não são motivo de ciúme, com uma ressalva: "Ela não fica com ciúme das cenas, ontem mesmo estava conversando com a Júlia Fajardo, estávamos combinando de sair juntos. A única coisa que ela pediu foi para a gente não fazer laboratório em casa... (risos)".

Nascido em Montevidéu e formado em arquitetura, o ator tem uma vasta carreira no cinema, mas afirma que ainda está se adaptando à TV: "Fiz a novela 'Poder Paralelo' na Record, e na Globo fiz 'A Teia', mas meu chão não é a TV. O ritmo de gravação é desafiador, a atitude é muito mais importante que toda uma preparação. No cinema você tem o início, meio e fim já de antemão, tem o escurinho da sala que cria o clima e foca a atenção do espectador". Porém vê com bons olhos essa infuência mútua entre os dois veículos. "O que está acontecendo agora é uma 'suruba antropofágica' maravilhosa entre a TV e o cinema", opina.

E mesmo se dedicando atualmente às gravações de "Império", ele segue trabalhando no cinema. Em 5 de junho foi lançado "Vermelho Brasil", um longa em que autou ao lado de Stellan Skarsgård, de 'Ninfomaníaca', 'Thor', 'Melancolia' e 'Piratas do Caribe'. O filme conta a história da chegada dos franceses no Rio de Janeiro.

Sobre a expectativa para o desenrolar da trama de seu personagem, o Roberto diz que é ainda cedo para conjecturas, mas adianta: "Ao longo da história vão acontecer algumas complicações e pelo que entendi o Josué será responsável por algumas delas".

(Por Samyta Nunes)

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.