Roberto Birindelli fala sobre Josué da novela 'Império': 'Safo e perigoso'
Publicado em 15 de agosto de 2014 10:11
Por Purepeople
Roberto Birindelli é Josué, o braço direito de José Alfredo (Alexandre Nero), na segunda fase da novela "Império". Cria do cinema - com mais de 30 filmes no currículo -, o ator se considera um novato na TV, apesar de não ser estreante no veículo. Em conversa com o Purepeople, Roberto fala sobre a preparação para o papel e revela detalhes sobre o personagem, tão discreto e misterioso: "Ele é um guardador de segredos e anda armado. Quando tem alguma coisa suja a ser feita, não é o Comendador quem faz, é ele." Desde que fugiu do Monte Roraima, baleado, num helicóptero pilotado por Josué (Alejandro Claveaux), ainda na primeira fase da trama, Zé Alfredo fez dele seu homem de confiança. Para dividir o papel, os dois atores fizeram a preparação de elenco em dupla. "Nosso preparador falou: 'Quando vocês se encontrarem, vão se achar na hora'. E foi assim mesmo, tivemos um trabalho de escuta e aproximação para pegar o gestual, ritmo, maneira, postura (...) Por exemplo, no intervalo de uma gravaç
Roberto Birindelli vive Josué, o homem de confiança do Comendador (Alexandre Nero), em 'Império'
Roberto Birindelli e Alejandro Claveaux dividem o mesmo personagem na primeira e segunda fases de 'Império'; os dois fizeram a preparação de elenco juntos
Roberto Birindelli e Chay Suede malham juntos; os dois atores estão no elenco de 'Império'
Josué (Roberto Birindelli) está sempre ao lado de José Alfredo (Alexandre Nero), par ao que der e vier, em 'Império'
Josué (Roberto Birindelli) sobreviveu ao garimpo; é um homem calado e perigoso, em 'Império'
Roberto Birindelli é casado com Julia Sarda
Josué (Roberto Birindelli) também pilota o helicóptero do Comendador (Alexandre Nero), em 'Império'
Roberto Birindelli posa com Caio Blat e Maria Ribeiro, ambos colegas de elenco em 'Império'
Roberto Birindelli e Julia Sarda se casaram em janeiro de 2014
Jackson Antunes, Alexandre Nero e Roberto Birindelli são clicados nos bastidores de gravação de 'Império'
Roberto Birindelli posa com José Mayer e a filha, Julia Fajardo, que interpreta Helena, na festa de lançamento da novela 'Império'
Entre uma gravação e outra de 'Império', Roberto Birindelli se junta a Viviane Araújo e Aílton Graça para uma foto,
Alejandro Claveaux, Roberto Birindelli e Chay Suede aproveitam um momento de descontração juntos
Roberto Birindelli posa com o ex-casal Marina Ruy Barbosa e Klebber Toledo, os três são colegas de elenco em 'Império'
Josué (Roberto Birindelli) é gaúcho e não abre mão de seu chimarrão, em 'Império'
Veja + após o anúncio

Roberto Birindelli é Josué, o braço direito de José Alfredo (Alexandre Nero), na segunda fase da novela "Império". Cria do cinema - com mais de 30 filmes no currículo -, o ator se considera um novato na TV, apesar de não ser estreante no veículo. Em conversa com o Purepeople, Roberto fala sobre a preparação para o papel e revela detalhes sobre o personagem, tão discreto e misterioso: "Ele é um guardador de segredos e anda armado. Quando tem alguma coisa suja a ser feita, não é o Comendador quem faz, é ele."

Desde que fugiu do Monte Roraima, baleado, num helicóptero pilotado por Josué (Alejandro Claveaux), ainda na primeira fase da trama, Zé Alfredo fez dele seu homem de confiança. Para dividir o papel, os dois atores fizeram a preparação de elenco em dupla. "Nosso preparador falou: 'Quando vocês se encontrarem, vão se achar na hora'. E foi assim mesmo, tivemos um trabalho de escuta e aproximação para pegar o gestual, ritmo, maneira, postura (...) Por exemplo, no intervalo de uma gravação dele com a Leandra Leal, vi um gesto que ele fez e resolvi adotar", explica.

Porém, segundo Roberto, essa parceria tem seus limites e não esbarra na amizade: "No passado ele salvou a vida do Comendador e estão juntos desde então, mas não são amigos, nunca saíram para tomar cerveja juntos. Na verdade os dois conversam muito pouco, já se entendem no olhar. O Josué é um cara sozinho, muito quieto. É também muito safo e perigoso. Se ele sobrebreviveu ao garimpo, não foi à toa...".

Dentre as muitas referências que buscou para compor o personagem, o intérprete destaca a que mais se aproxima: "Na pesquisa a gente viu filmes e buscou referências em séries também. A relação mais próxima deles é aquela da série 'Breaking Bad', do personagem Gus Fring - que é um mafioso - com seu braço direito, o Mike".

Não coincidentemente, o capanga tem um caso com a assistente pessoal da "imperatriz", e para o artista, é um relacionamento bem peculiar. "Na verdade a Maria Marta manda a Helena procurar o Josué para tirar informações, ele sabe disso e se aproveita, joga o jogo. Essa relação clandestina é engraçada porque eles formam aquele casal que não fecha. As primeiras cenas foram um pouco 'cena-mico' (risos)... O que eles têm é diferente, não é um romance comum. E tem também uma diferença de idade ali", diz o ator, que tem 51 anos.

Casado desde janeiro de 2014 com a produtora de RTVC Julia Sarda, Roberto garante que as cenas mais quentes entre Josué e Helena não são motivo de ciúme, com uma ressalva: "Ela não fica com ciúme das cenas, ontem mesmo estava conversando com a Júlia Fajardo, estávamos combinando de sair juntos. A única coisa que ela pediu foi para a gente não fazer laboratório em casa... (risos)".

Nascido em Montevidéu e formado em arquitetura, o ator tem uma vasta carreira no cinema, mas afirma que ainda está se adaptando à TV: "Fiz a novela 'Poder Paralelo' na Record, e na Globo fiz 'A Teia', mas meu chão não é a TV. O ritmo de gravação é desafiador, a atitude é muito mais importante que toda uma preparação. No cinema você tem o início, meio e fim já de antemão, tem o escurinho da sala que cria o clima e foca a atenção do espectador". Porém vê com bons olhos essa infuência mútua entre os dois veículos. "O que está acontecendo agora é uma 'suruba antropofágica' maravilhosa entre a TV e o cinema", opina.

E mesmo se dedicando atualmente às gravações de "Império", ele segue trabalhando no cinema. Em 5 de junho foi lançado "Vermelho Brasil", um longa em que autou ao lado de Stellan Skarsgård, de 'Ninfomaníaca', 'Thor', 'Melancolia' e 'Piratas do Caribe'. O filme conta a história da chegada dos franceses no Rio de Janeiro.

Sobre a expectativa para o desenrolar da trama de seu personagem, o Roberto diz que é ainda cedo para conjecturas, mas adianta: "Ao longo da história vão acontecer algumas complicações e pelo que entendi o Josué será responsável por algumas delas".

(Por Samyta Nunes)

Sobre
Roberto Birindelli
Roberto Birindelli
Mulher de Roberto Birindelli, o Josué de 'Império', entrega: 'Tem pegada forte'
13 de março de 2015 17:33
Roberto Birindelli, o Josué de 'Império', faz aula de samba para o Carnaval
16 de fevereiro de 2015 11:26
Palavras-chave
Novelas TV Entrevista
Sobre o mesmo tema
Vanessa Lopes é detonada por chatear Yasmin Brunet e a impedir de falar sobre o ex no 'BBB 24': 'Muito sonsa'
Vanessa Lopes é detonada por chatear Yasmin Brunet e a impedir de falar sobre o ex no 'BBB 24': 'Muito sonsa'
12 de janeiro de 2024
Vilão Teodoro em 'Renascer', Vladimir Brichta faz alerta sobre relações com 'homens difíceis'. 'Um perigo'
Vilão Teodoro em 'Renascer', Vladimir Brichta faz alerta sobre relações com 'homens difíceis'. 'Um perigo'
10 de janeiro de 2024
Notícias similares
Antonio Fagundes galã? José Inocêncio em 'Renascer' de 1993, ator teve reação inusitada diante do rótulo. Saiba qual!
Antonio Fagundes galã? José Inocêncio em 'Renascer' de 1993, ator teve reação inusitada diante do rótulo. Saiba qual!
6 de fevereiro de 2024
Fim da novela 'Terra e Paixão: Saiba como será o último capítulo! Assassinato, gêmeos e perseguição embalarão reta final
Fim da novela 'Terra e Paixão: Saiba como será o último capítulo! Assassinato, gêmeos e perseguição embalarão reta final
5 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias