Saiba por onde anda Patricia Furtado, a Daniela Pontes de 'Pedra Sobre Pedra'
Publicado em 11 de janeiro de 2015 11:53
Por Laís Fernandes
A partir do dia 26 de janeiro, o Canal Viva vai exibir a novela "Pedra Sobre Pedra", que foi ao ar em 1992 na TV Globo. Dentre os atores que integraram o elenco da trama, uma atriz estreou no folhetim fazendo muito sucesso e ainda é lembrada nas ruas. Patricia Furtado de Mendonça começou na TV interpretando Daniela Pontes, filha dos personagens de Marco Nanini e Elizangela. Patricia só havia feito comerciais para a televisão quando entrou para o grupo de atores de "Pedra Sobre Pedra". Ela ainda fez outros trabalhos na Globo, mas em 1993 largou tudo e foi para a Europa. O Purepeople encontrou a atriz, que passou 12 anos longe do Brasil estudando e trabalhando como pesquisadora e tradutora para o teatro. "Na época, muita gente não entendeu minha decisão de largar tudo e ir embora. Mas dentro de mim eu tinha forte a necessidade de estudar e de aprender sobre teatro", contou Patricia em entrevista à nossa equipe. Estreia na TV aconteceu após trabalhos publicitários Patricia era aluna do gr
Patricia Furtado de Mendonça estreou na TV aos 21 anos, em 'Pedra Sobre Pedra'. Hoje, aos 43, ela dá aulas de teatro e voltou a atuar após 20 anos
Patricia Furtado de Mendonça estreou na TV como a personagem Daniela Pontes, na novela 'Pedra Sobre Pedra'
Patricia Furtado de Mendonça fazia par romântico com Eduardo Moscovis, que também estreava na televisão
Patricia Furtado de Mendonça fez sucesso por par romântico de Eduardo Moscovis
Patricia Furtado de Mendonça também fazia par romântico com Selton Mello
Patricia Furtado de Mendonça mudou-se para a Europa em 1993, deixando para trás a carreira de atriz de TV e o contrato com a TV Globo
Patricia Furtado de Mendonça viajou para a Lisboa para campanhas da novela 'Pedra Sobra Pedra' em Portugal, em 1993
Estreia de Patricia Furtado de Mendonça na TV repercutiu nos jornais da época
Estreia de Patricia Furtado de Mendonça na TV repercutiu nos jornais da época
Patricia Furtado de Mendonça conta que está aberta à possibilidade de voltar à TV
Patricia Furtado de Mendonça dá aulas e traduz livros sobre teatro
Patricia Furtado de Mendonça dá aulas de teatro
Após voltar a atuar, Patricia Furtado de Mendonça está tendo experiências com o cinema em curtas-metragens
Após voltar a atuar, Patricia Furtado de Mendonça está tendo experiências com o cinema em curtas-metragens
Patricia Furtado de Mendonça foi destaque em várias revistas por sua atuação em 'Pedra Sobre Pedra'
Patricia Furtado de Mendonça estreou na TV como a personagem Daniella Pontes, na novela 'Pedra Sobre Pedra'
Patricia Furtado de Mendonça estreou na TV como a personagem Daniella Pontes, na novela 'Pedra Sobre Pedra'
Patricia Furtado de Mendonça estreou na TV como a personagem Daniella Pontes, na novela 'Pedra Sobre Pedra'
Veja + após o anúncio

A partir do dia 26 de janeiro, o Canal Viva vai exibir a novela "Pedra Sobre Pedra", que foi ao ar em 1992 na TV Globo. Dentre os atores que integraram o elenco da trama, uma atriz estreou no folhetim fazendo muito sucesso e ainda é lembrada nas ruas. Patricia Furtado de Mendonça começou na TV interpretando Daniela Pontes, filha dos personagens de Marco Nanini e Elizangela.

Patricia só havia feito comerciais para a televisão quando entrou para o grupo de atores de "Pedra Sobre Pedra". Ela ainda fez outros trabalhos na Globo, mas em 1993 largou tudo e foi para a Europa. O Purepeople encontrou a atriz, que passou 12 anos longe do Brasil estudando e trabalhando como pesquisadora e tradutora para o teatro.

"Na época, muita gente não entendeu minha decisão de largar tudo e ir embora. Mas dentro de mim eu tinha forte a necessidade de estudar e de aprender sobre teatro", contou Patricia em entrevista à nossa equipe.

Estreia na TV aconteceu após trabalhos publicitários

Patricia era aluna do grupo de teatro Tablado, do Rio de Janeiro, e trabalhava como modelo. Após alguns comerciais na televisão, ela foi convidada para fazer um teste de arquivo. Depois de alguns meses, o diretor Luiz Fernando Carvalho – que vai dirigir a série "Dois Irmãos", com Cauã Reymond – ligou para Patricia para convidá-la para um teste para a personagem. Concorrendo com várias meninas, ela foi escolhida por unanimidade.

"Foi um susto muito grande começar na novela. Estrear naquela época é bem diferente de como é hoje. Não tinha coach ou preparação de atores, como os diretores se preocupam de fazer atualmente", conta ela. "Meu núcleo era só de atores conhecidos: Marco Nanini, Elizangela, Andrea Beltrão... Foi um grande desafio".

Na trama, a personagem de Patricia, Daniela, tinha dois namorados: Selton Mello e Eduardo Moscovis, atores que ela já conhecia. "Já conhecê-los foi maravilhoso. Nós frequentávamos os mesmos ambientes no Rio porque tínhamos feito Tablado. Eu e o Du fizemos algumas publicidades juntos como modelos", conta ela, que após a novela ainda participou de um capítulo do especial de Leandro e Leonardo, de quem era namorada no programa exibido na faixa "Terça Nobre".

Patricia Furtado se muda para a Europa

Grande parte dos atores iniciantes sonham com um contrato com a Globo, mas não são muitos os que conseguem. Mas são poucos os que abrem mão desta chance, como fez Maria Casadevall, que não aceitou assinar com a emissora. Em 1993, Patricia – que passou a assinar como Furtado de Mendonça – abriu mão de seu contrato para ir para a Europa.

"Uma amiga libanesa estava morando em Paris e eu tinha muito contato com o pessoal do grupo circense Intrépida Trupe. Eles estavam indo para a França participar de um festival e eu decidi pegar todo o dinheiro que havia ganhado com a novela para viajar", conta ela, que chegou ao continente na mesma época em que "Pedra Sobre Pedra" iria começar a ser exibida em Portugal.

"Me convidaram para participar de uma campanha da novela no país. Eu fui, e continuei trabalhando e ganhando dinheiro por lá. Comecei a fazer teatro em Lisboa e fiquei um ano e meio viajando por vários países", lembra Patricia.

Momento de decisão aconteceu após se apaixonar

Em 1993, já na Itália, Patricia começou a namorar um professor de acrobacia do curso de commedia dell'arte e notou que era hora de decidir se continuaria na Europa ou se voltaria ao Brasil.

"Eu escolhi ficar e me casei. Comecei também a faculdade de teatro e a faze rum trabalho de pesquisa sobre o trabalho corporal do ator. Me tornei também a tradutora oficial de Eugênio Barba, um grande diretor italiano", conta ela, que se separou do marido em 1999.

Patricia volta ao Brasil para se dedicar ao teatro

Foi em 2005 que Patricia notou que era hora de voltar, mas não como atriz. Chegou ao Rio de Janeiro para continuar seu trabalho como pesquisadora e começar um doutorado em teatro. "Mas eu precisava sobreviver e só o estudo não estava dando. Eu passei a coordenar um projeto em salas de teatro municipais no Rio. Depois, passei a comandar projetos maiores de sustentabilidade de uma empresa", afirma Patricia, que continuou dando aulas e traduzindo livros de teatro.

Mas a paixão pelo estudo da arte falou mais alto e, quatro anos depois, ela largou o trabalho de coordenação para ficar apenas com o teatro. Foi nesta época que começou a dar aulas no curso de teatro da PUC-Rio e encontrou Ricardo Linhares, que, ao lado de Gilberto Braga e João Ximenes Braga, é autor de "Babilônia", novela que terá Marcos Palmeira como um político corrupto.

"Ele chegou pra mim e disse que não entendia porque eu estava longe da TV com toda a trajetória que tive. Disse que eu sempre fiz u ótimo trabalho, mas que eu algum momento eu voltaria. Na época, eu respondi dizendo que não pensava nisso", conta ela, que depois do comentário dele passou a reconsiderar a ideia.

Patricia volta a atuar: 'Sentia necessidade'

O comentário de Ricardo Linhares balançou Patricia e a fez descobrir que precisava voltar à carreira de atriz. "Eu voltei porque passei a ter necessidade de atuar. Este retorno me reconectou com a pessoa que eu era lá no começo, em 1992", conta Patricia, que está tendo experiências no teatro e no cinema, com curtas-metragens.

Ela conta que aceitaria voltar à TV agora, mas que espera que as coisas se encaminhem naturalmente. "Claro que estou aberta aos meios. Adoraria construir um nome caminho, voltar à televisão. E o fato de 'Pedra Sobre Pedra' estar voltando agora é muito curioso, me reconecta ainda mais com o passado. Sinto que há uma movimentação", comenta ela. No ano passado, o Canal Vivo já reprisou outros sucessos, como "Dancin' Days", exibida a partir de abril, e "O Dono do Mundo", que voltou ao ar no final de outubro.

Atriz ainda é reconhecida nas ruas

Patricia se impressiona com o fato de as pessoas ainda a reconheceram nas ruas. "Eu fico chocada com isso. Tem gente que chega na rua pra mim e pergunta: 'Você já fez TV, né?'. Acho incrível", conta ela, que passou por uma situação curiosa em 2008.

"A recepcionista de uma clínica médica chegou até mim e perguntou se eu tinha interpretado a namorada do Du Moscovis em 'Pedra Sobre Pedra'. Eu confirmei e algum tempo depois ela me mostrou um diário dela de 1992. Nele, ela contava como amava a personagem e que me mandava várias cartas dizendo essas coisas. Foi emocionante", conta Patricia Furtado de Mendonça.

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Por onde anda Novelas TV Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Por onde anda Oscar Magrini? Vitor de 'Mulheres de Areia' foca em charme e vitalidade aos 62 anos; saiba mais
Por onde anda Oscar Magrini? Vitor de 'Mulheres de Areia' foca em charme e vitalidade aos 62 anos; saiba mais
6 de março de 2024
Onde assistir 'Mulheres de Areia' completa? Além da TV, trama da Globo é exibida em local de graça; saiba onde
Onde assistir 'Mulheres de Areia' completa? Além da TV, trama da Globo é exibida em local de graça; saiba onde
13 de fevereiro de 2024
Notícias similares
Lilia Cabral protagoniza barraco nos bastidores de 'Fuzuê', diz colunista: 'Deu um ataque e começou a gritar'
Lilia Cabral protagoniza barraco nos bastidores de 'Fuzuê', diz colunista: 'Deu um ataque e começou a gritar'
8 de fevereiro de 2024
Xamã nu em 'Renascer': cantor protagoniza cenas quentes na novela, mostra demais e rouba a cena com corpo definido: 'Gostosíssimo'
Xamã nu em 'Renascer': cantor protagoniza cenas quentes na novela, mostra demais e rouba a cena com corpo definido: 'Gostosíssimo'
20 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias