Saiba quem é quem em 'Meu Pedacinho de Chão', a nova novela das seis

Saiba quem é quem em 'Meu Pedacinho de Chão', a nova novela das seis

1/22
Notícia publicada , Domingo 6 abril 2014, 15:03

Uma fábula inspirada em contos de fadas e ambientada num mundo de sonhos infantis estreia nesta segunda-feira (7), no horário das seis da Globo. Com cenário e figurinos coloridos, "Meu Pedacinho de Chão" é a nova versão da história de Benedito Ruy Barbosa exibida em 1971, agora com direção de Luiz Fernando Carvalho, que aborda de maneira lúdica a clássica luta do bem contra o mal. Veja em nossa galeria os personagens que habitam a fictícia Vila de Santa Fé.

Tudo começa quando a professorinha Juliana (Bruna Linzmeyer) chega ao vilarejo, contratada pelo prefeito das Antas (Ricardo Blat) e contra a vontade do coronel Epaminondas Napoleão (Osmar Prado). Pedro Falcão (Rodrigo Lombardi) foi quem cedeu parte de suas terras para a construção da primeira escola da cidade e por isso desperta o ódio de Epa, que é contra o progresso.

Os grandes amigos Pituquinha (Geytsa Garcia) e Serelepe (Tomás Sampaio) são os pequenos protagonistas da trama e acompanham seu desenrolar a partir do impasse envolvendo a inauguração da escolinha. Com personagens bem definidos arquetípicamente, a novela inova em muitos sentidos, desde a cenografia - com gigantescos animais de brinquedo e uma vila de verdade construida com lata no Projac -; passando pelo cabelo cor-de-rosa da professorinha, até o número reduzido de capítulos (105) e de personagens (22). Confira abaixo os perfis e fique por dentro de quem é quem.

Juliana (Bruna Linzmeyer) - é a professorinha que chega à Vila Santa Fé para a inauguração da primeira escola da cidade. Arquétipo do amor, Juliana representa a Consciência, a Princesa e a Luz.

Epaminondas Napoleão (Osmar Prado) - conhecido como Coronel Epa, ele representa o Mal, Retrocesso, Decadência e Vaidade. Prepotente, é marido de Maria Catarina e com ela tem uma filha chamada Pituquinha. Também é pai de Ferdinando, seu filho mais velho, do primeiro casamento.

Maria Catarina (Juliana Paes) - é a representação da Sensualidade, Maternidade, da Graça e dos Instintos. Casada com Epaminondas, é mãe de Pituquinha e madrasta bondosa de Ferdinando.

Pituquinha (Geytsa Garcia) - a filha de Maria Catarina e Epaminondas representa a a Infância, o Lirismo, a Amizade e a Liberdade. Serelepe é seu melhor amigo e vice-versa.

Serelepe (Tomás Sampaio) - é melhor amigo de Pituquinha e não tem família. Ele é o arquétipo da Natureza e Representa também a Infância e a Liberdade, o Selvagem, a Justiça e o Sonho.

Zelão (Irandhir Santos) – representa o Bruto e Valente Herói Trágico, que será vencido pelo amor. É filho de Mãe Benta e capanga do Coronel Epa.

Pedro Falcão (Rodrigo Lombardi) - trabalhador e a favor do progresso, ele é casado com Dona Tereza e pai de Gina. Representa a Justiça, o Trabalho e a Terra.

Giácomo (Antonio Fagundes) - é o arquétipo do Palhaço e Emotivo. Viúvo, tem uma filha chamada Milita e é muito amigo do prefeito e de Pedro Falcão.

Ferdinando (Johnny Massaro ) - filho mais velho de Epaminondas, é órfão de mãe e tem muito carinho por Catarina, sua madrasta. É o arquétipo do Príncipe, O Poeta, Filho Pródigo e o Alquimista.

Dona Tereza (Inês Peixoto) - mulher Pedro Falcão e mãe de Gina.

Gina (Paula Barbosa) – a filha de Dona Tereza e Pedro Falcão é brava e descuidada no jeito de se vestir, por isso costumam se referir a ela na cidade como mulher-homem. Se torna uma grande amiga de Juliana.

Doutor Renato (Bruno Fagundes) - Grande amigo de Ferdinando que se instala na vila de Santa Fé e constrói um posto de saúde.

Mãe Benta (Teuda Bara) - trabalha na fazenda do Coronel Epa e é também parteira e benzedeira respeitada por todo o vilarejo. Zelão é seu único filho. .

Milita (Cintia Dicker) - Filha única de Giácomo e namorada de Viramundo (Gabriel Sater).

Viramundo (Gabriel Sater) – namorado de Milita e um talentoso violeiro, vai se revelar também um grande compositor.

Padre Santo (Emiliano Queiroz) – é o maior pacificador das brigas que acontecem no vilarejo, de descendência alemã, é também amigo influente do atual prefeito das Antas.

Prefeito das Antas (Ricardo Blat) – venceu Coronel Epa nas últimas eleições e se tornou seu inimigo desde então. Foi ele quem construiu a escola e trouxe a professorinha da capital para dar aulas.

Rodapé (Flavio Bauraqui) - amigo de Zelão e empregado da fazenda do Coronel Epa. Sua alma é quase infantil.

Tuim (Kaue Ribeiro de Souza) - Grande amigo de Serelepe e Pituquinha.

Marimbondo (Fernando Sampaio) - É um dos pouquíssimos agregados do sítio de Pedro Falcão.

Amância (Dani Ornellas) - cozinheira da Casa Grande, se sente quase uma segunda mãe da menina Pituquinha e também gosta muito de Serelepe, a quem ajuda sempre que pode.

Rosinha (Letícia Almeida) - É ajudante de Amância na cozinha. Apaixonada por Zelão, ela odeia a professora Juliana.

VEJA TAMBÉM

Faça um link para essa matéria

Deixe seu comentário

comments powered by Disqus

principais notícias

  • Fábula de 'Meu Pedacinho de Chão' termina com casamentos e 'felizes para sempre'

    20:28 Fábula de 'Meu Pedacinho de Chão' termina com casamentos e 'felizes para sempre'

  • 07:35 Grazi Massafera termina romance com Erick Silva. Lutador tenta reatar com ex

  • 31/07 Claudia Raia aparece com marcas de sangue nas primeiras cenas de 'Alto Astral'

  • 31/07 Neymar nega envolvimento com blogueira Priscilla Silva: 'Ela pediu uma foto'

  • 31/07 Jessika Alves posa nua em carro retrô para ensaio da revista 'Playboy'

  • 31/07 Danielle Winits decide processar teatro dois anos e meio após acidente em peça

Leia mais sobre esse tema

+ Famosos

NÃO PERCA!