Símbolo do Carnaval do Rio, gari Renato Sorriso terá trajetória contada em filme
Publicado em 27 de abril de 2014 13:55
Por Purepeople
No Carnaval de 1997, o gari Renato Lourenço foi escalado para trabalhar pela primeira vez no sambódromo do Rio de Janeiro, a Marquês de Sapucaí. Chegando ao local, ao invés de varrer a pista por onde passavam as escolas de samba, ele começou a sambar com sua vassoura atrás das agremiações. O chefe chegou a repreendê-lo, mas, como público aplaudia aquele inusitado passista sorridente, a bronca perdeu força. Ali "nasceu" o gari Renato Sorriso e, desde então, ele virou um dos símbolos do Carnaval carioca. A fama foi tanta que ultrapassou a avenida do samba. Renato fez uma participação na novela "América" (2005), comerciais com Gisele Bündchen e Zeca Pagodinho e integrou a comitiva brasileira no encerramento das Olimpíadas de Londres (2012). O samba, a alegria e descontração do gari Sorriso foram exibidos para o mundo inteiro. E agora a trajetória ganhará as telas. A Ancine acaba de aprovar o projeto da produtora Caos e Cinema para o documentário "Sorriso". "Quando o Renato apareceu em Lon
A trajetória do gari Renato Sorriso vai virar documentário (27 de abril de 2014)
Gari Renato Sorriso com a equipe que produz o documentário sobre sua trajetória
O gari Renato Sorriso estreou na Marquês de Sapucaí em 1997
Desde então, o gari Renato Sorriso virou um símbolo do Carnaval carioca
Renato Sorriso esteve em Londres com a comitiva brasileira no encerramento das Olimpíadas de 2012
Renato Sorriso foi uma das atrações no encerramento das Olimpíadas de Londres
Renato Sorriso fez uma participação na novela 'América' (2005)
Na novela 'América', Renato Sorriso sambou com Dalva (Solange Couto)
Renato Sorriso gostaria de participar de outras novelas
Renato Sorriso também estrelou um comercial com Zeca Pagodinho
Renato Sorriso se formou no ano passado em Turismo
Renato Sorriso e a mulher no sambódromo do Rio com a atriz Claudia Ohana
Renato Sorriso trabalha como gari em uma praça no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio
Renato Sorriso ficou surpreso quando soube que sua vida viraria documentário
Renato Lourenço é o gari Sorriso
Veja + após o anúncio

No Carnaval de 1997, o gari Renato Lourenço foi escalado para trabalhar pela primeira vez no sambódromo do Rio de Janeiro, a Marquês de Sapucaí. Chegando ao local, ao invés de varrer a pista por onde passavam as escolas de samba, ele começou a sambar com sua vassoura atrás das agremiações. O chefe chegou a repreendê-lo, mas, como público aplaudia aquele inusitado passista sorridente, a bronca perdeu força.

Ali "nasceu" o gari Renato Sorriso e, desde então, ele virou um dos símbolos do Carnaval carioca. A fama foi tanta que ultrapassou a avenida do samba. Renato fez uma participação na novela "América" (2005), comerciais com Gisele Bündchen e Zeca Pagodinho e integrou a comitiva brasileira no encerramento das Olimpíadas de Londres (2012). O samba, a alegria e descontração do gari Sorriso foram exibidos para o mundo inteiro.

E agora a trajetória ganhará as telas. A Ancine acaba de aprovar o projeto da produtora Caos e Cinema para o documentário "Sorriso". "Quando o Renato apareceu em Londres, tive a ideia. Ele é muito querido e um símbolo da cidade. Não encontrei muito material à altura dessa figura e achei que seria bacana tocar o projeto", conta o diretor J. C. Oliveira, que mora em frente à praça onde o gari trabalha, no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Modesto, Renato se surpreendeu com convite. "Fiquei feliz com ideia, mas achava que tinham outras pessoas mais importantes, que fizeram coisas melhores que eu. Não sou ninguém até hoje", brinca ele, que se formou no ano passado, aos 48 anos, na faculdade de Turismo.

"Dois momentos de muito orgulho na minha vida: quando eu entrei na faculdade de Turismo e quando me formei. Nunca irei me esquecer", diz Renato Sorriso, que não se deslumbra com o contato com famosos. "Não encaro as pessoas pelo status dela e, sim, pelo amor que elas transmitem às pessoas ao seu redor", avalia.

Segundo J.C. Oliveira, o projeto será um curta-metragem. O filme vai ser exibido em festivais, na web e em emissoras especializadas, como o Canal Brasil. O diretor espera iniciar a produção até o final deste ano.

Questionado quem ele gostaria de ver interpretando-o, caso o filme fosse de ficção, Renato Sorriso prefere não se comprometer. "Não posso fazer esse pré-julgamento. Pode ser meu filho ou meu irmão? Aí, sim (risos)", diz ele, casado há dez anos e pai de três filhos.

Uma coisa, no entanto, não o deixaria em cima do muro: um novo convite para atuar em novelas. "Faria correndo! Adoraria, interpretando um papel mesmo. Qualquer personagem que me derem, eu faço. Sou ruim para decorar texto, mas prometo me esforçar", promete, com um largo sorriso, sua marca registrada.

(Por Anderson Dezan)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Cinema Carnaval Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Viviane Araujo aposta em short e top e exibe barriga sarada em feijoada de pré-carnaval 2024 no Rio. Fotos!
Viviane Araujo aposta em short e top e exibe barriga sarada em feijoada de pré-carnaval 2024 no Rio. Fotos!
15 de janeiro de 2024
Você é do Carnaval? Se inspire nesses 5 adereços de cabeça para curtir o Carnaval de rua!
Você é do Carnaval? Se inspire nesses 5 adereços de cabeça para curtir o Carnaval de rua!
23 de janeiro de 2024
Notícias similares
Matthew Perry, estrela da série 'Friends', morre aos 54 anos de forma trágica. Saiba a causa!
Matthew Perry, estrela da série 'Friends', morre aos 54 anos de forma trágica. Saiba a causa!
28 de outubro de 2023
Unânime! Viviane Araujo abusa da transparência em desfile e é enaltecida por musas de outras escolas: 'Rainha das rainhas'
Unânime! Viviane Araujo abusa da transparência em desfile e é enaltecida por musas de outras escolas: 'Rainha das rainhas'
2 de dezembro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias