Flores na rotina de beleza: conheça os benefícios para a pele
Publicado em 6 de outubro de 2018 06:36
Por Purepeople
Além de acrescentar as frutas nos cuidados com a pele, é possível adicionar flores para tratá-la da maneira adequada. Na primavera, saiba quais são as melhores plantas para a rotina de beleza e descubra como cada uma delas age quando aplicadas no maior órgão do corpo humano. Em entrevista para o Purepeople, a naturóloga Mariana Vitte e a terapeuta floral Marcia Rissato desenvolvem o tema.
As flores podem ser aliadas a rotina de beleza e trazer benefícios para a pele
Em entrevista para o Purepeople, Mariana Vitte e Marcia Rissato explicam como elas agem
A lavanda ajuda a acalmar qualquer tipo de pele
A rosa pode nutrir e tonificar a pele
O gerânio ajuda a combater a oleosidade
A camomila pode ajudar a deixar os fios mais claros
Néroli colabora para deixar a pele com uma textura melhor
A flor-de-lis ajuda a remover as células mortas da pele
Veja + após o anúncio

A primavera chegou e, além de proporcionar benefícios para o organismo com as frutas da estação, ela possibilita o reflorescimento da flora. Devido a isso, ela é considerada a melhor época do ano para aderir a tratamentos de beleza que envolvam flores e plantas como o óleo de melaleuca. Em entrevista para o Purepeople, a naturóloga Mariana Vitte e a terapeuta floral Marcia Rissato revelam as vantagens de incluí-las na rotina de beleza, além de citarem para que serve cada flor.

Como as flores agem: 'Tonificação, nutrição, regeneração celular e revitalização'

Para conseguir todos os proveitos das plantas, é necessário saber como retirar de sua composição o material necessário. "Existem duas maneiras de extrair os benefícios das flores: deixando a pétala de molho por mais de um mês para fazer um extrato ou aquecendo-as para produzir os óleos essenciais. A segunda opção é a mais eficiente apesar de ser mais rara e difícil de extrair", aponta a terapeuta ao ser complementada pela naturóloga do W Estética & Spa: "Os princípios ativos presentes nas flores trazem benefícios como tonificação, nutrição, regeneração celular e revitalização da pele." Além disso, é importante conhecer o que cada flor pode oferecer. "De um modo geral todas as flores fornecem benefícios para a pele, pois são ricas em polifenóides, substância que age contra os radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce da pele", esclarece Mariana sobre uma das propriedades também presente no óleo de canabidiol ao ter a fala completada pela Marcia: "Existem as flores que já são clássicas como a lavanda, o hibisco e a calêndula, pois possuem efeitos calmantes atenuando as inflamações da pele, principalmente as peles mais sensíveis." Quando aliadas a outros ingredientes como frutas, os efeitos para a pele podem ser ainda melhores.

Lavanda pode ser usada em peles sensíveis: 'Acalma'

Quem tem a pele seca sabe como é difícil ter que lidar com certas características, mas a flor pode ser um aliado para combater os incômodos. "A lavanda ajuda a acalmar a pele", explica as especialistas ao recomendarem: "Principalmente em casos de peles mais sensíveis." Além disso, a cor da planta está super na moda e é um dos tons que estão em alta para o verão.

Rosa fortifica a pele: 'Equilibra os ânimos'

Uma das flores mais conhecidas pode ser a solução para a aparência da sua pele. "Na aromaterapia é vista como um afrodisíaco e equilibra os ânimos", informam as profissionais ao apontarem os benefícios alcançados pela planta quando usada no órgão: "Tem poder de nutrir, tonificar e homogeneizar o tom da pele."

Gerânio auxilia na lutra conta oleosidade: 'Ação antisséptica'

A maioria das mulheres brasileiras convivem com a pele oleosa, devido ao clima do país. Com isso, é comum ter problemas com acne, mas é possível reverter esse quadro. "O gerânio tem ação antisséptica e combate a oleosidade", declaram as especialistas ao desenvolver: "Auxiliando no tratamento de cravos e espinhas. Também tonifica a pele."

Camomila nos fios: 'Clarear os cabelos'

Algumas flores também podem ser utilizadas para cuidados com os fios. "A camomila é indicado para clarear os cabelos", sugerem as profissionais ao acrescentarem: "Tem propriedades antinflamatórias, sedativas e antissépticas."

Néroli junto com lavanda: 'Melhora a textura da pele'

Muitas vezes, é possível fazer um mix de flores para conseguir conquistar mais benefícios quando forem relacionadas. "Quando associada à lavanda, a néroli melhora também a elasticidade", relatam as especialistas ao apontarem: "Também melhora a textura da pele."

Flor-de-Lis pode recuperar a pele: 'Tem efeito peeling'

Para dar uma nova cara para a pele, a flor-de-lis é uma das plantas mais recomendadas. "Ela tem efeito peeling quando utilizada no seu estado primário", recomendam as profissionais ao desenvolverem: "O que possibilita a regeneração da pele e eliminando as células mortas."

(Por Fernanda Casagrande)

Palavras-chave
Pele Beleza Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Adeus, celulite! Como ter uma rotina de beleza saudável e driblar incômodos no verão? Top Mari Fonseca traz dicas certeiras!
Adeus, celulite! Como ter uma rotina de beleza saudável e driblar incômodos no verão? Top Mari Fonseca traz dicas certeiras!
4 de fevereiro de 2024
Quando Xamã estreia em 'Renascer'? Rapper vive matador cheio de segredos e sensualidade à flor da pele
Quando Xamã estreia em 'Renascer'? Rapper vive matador cheio de segredos e sensualidade à flor da pele
13 de fevereiro de 2024
Notícias similares
Isis Valverde surge sem maquiagem em vídeo e doença de pele muito comum rouba a cena: 'Atacando até as famosas'
Isis Valverde surge sem maquiagem em vídeo e doença de pele muito comum rouba a cena: 'Atacando até as famosas'
9 de fevereiro de 2024
A 'menina mais bonita do mundo' cresceu! Como está hoje a francesa cuja beleza impressionou o mundo em 2007?
A 'menina mais bonita do mundo' cresceu! Como está hoje a francesa cuja beleza impressionou o mundo em 2007?
18 de abril de 2024
Últimas Notícias
'Ele era um filho para mim', desabafa tutor de cachorro que morreu por falha em transporte aéreo
'Ele era um filho para mim', desabafa tutor de cachorro que morreu por falha em transporte aéreo
23 de abril de 2024
Reality bom é reality com barraco! Confira 5 tretas em menos de 24 horas da estreia de  'A Grande Conquista 2'
Reality bom é reality com barraco! Confira 5 tretas em menos de 24 horas da estreia de 'A Grande Conquista 2'
23 de abril de 2024
Últimas Notícias