Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela Segundo Sol
Novela Deus Salve o Rei
Novela Orgulho e Paixão
Malhação - Vidas Brasileiras
As Aventuras de Poliana
Novela Jesus
Série Lia
O Tempo Não Para
Novela O Sétimo Guardião
Resumo de novelas
TV
Domingão do Faustão
Mais Você
Encontro com Fátima
Caldeirão do Huck
Fantástico
Cinema
Tapete vermelho
Estreias
Oscar
Cannes
Festival do Rio
Angelina Jolie
Jennifer Aniston
Brad Pitt
Tom Cruise
Leonardo Dicaprio
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Giovanna Antonelli
Meghan Markle
Chay Suede
Letícia Colin
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Cabelos
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética

Zé Maria (Lázaro Ramos) desafia e vence lutador de jiu-jítsu em 'Lado a Lado'

Nesta quarta-feira (30), um importante confronto vai acontecer em "Lado a Lado": a capoeira X o jiu-jítsu. Zé Maria (Lázaro Ramos) fica revoltado quando a Marinha traz um estrangeiro para ensinar a arte marcial para seus oficiais e decide ir com Guerra (Emílio de Mello), Edgar (Thiago Fragoso) e Jonas (George Sauma) à apresentação do lutador japonês.

Corajoso e disposto a mostrar que a proibição da prática da capoeira não passa de puro preconceito, o ex-marinheiro aceita desafiar Jun Murakami no ringue. Mesmo tendo presenciado o futuro oponente derrotar todos os outros desafiantes.

Quando vê o noivo se prontificando a lutar, Isabel (Camila Pitanga) tenta fazer com que ele mude de ideia. "Se você me ama, não vai", ela pede. "Se você me ama, vai entender que eu preciso ir", devolve Zé. Diante de toda a plateia, o capoeirista vence Murakami com um rabo de arraia, famoso golpe da luta dos escravos.

A cena é inspirada em um momento histórico verdadeiro. Márcio Cocoroca, mestre de capoeira, conta para o site oficial da novela: "Essa luta foi em 1910 contra o mestre Bimba, Manoel dos Reis Machado. Ele queria mostrar que a capoeira era luta, porque as pessoas achavam que era só dança. Foi na Bahia, contra um judoca. O mestre Bimba não entendeu a reverência do japonês no início da luta e acertou uma meia lua de compasso". E com isso o adversário caiu desmaiado instantaneamente!

Na novela, o vencedor discursa emocionado: "Meu nome é Zé Navalha, senhor. Nascido José Maria dos Santos e criado numa roda de capoeira que, como todos aqui devem saber, é proibida no Brasil. Jiu-jítsu, luta greco-romana, luta livre, tudo vale aqui nesse ringue, nesse país, menos a capoeira! Porque é luta que veio dos escravos, e dos filhos deles que ainda batalham pra sobreviver num país cheio de preconceito. Só que não adianta proibir, nem prender, porque capoeira não é coisa de marginal, é coisa de brasileiro! Para jogar capoeira tem que ter ritmo, força e coragem, mas principalmente, orgulho. Eu tenho orgulho de ser capoeira, de ser negro, de ser brasileiro!".

Lázaro Ramos comentou a sequência nos bastidores da gravação. "A gente sempre se pergunta: o que acontece se uma pessoa de um estilo de luta enfrentar outra, de outro estilo? Inclusive, eu fiquei sem entender como é que ia funcionar a cena, mas acabou indo bem", contou.

Na trama das seis, Zé Maria já se valeu de sua habilidade na capoeira em vários momentos, até para tentar evitar a prisão de tia Jurema (Zezeh Barbosa). Chico (César Mello) também usará sua ginga de capoeirista jogando futebol e terá destaque no time dos playboys.

Acompanhe também as últimas notícias dos famosos pelo nosso Facebook.