BHAs, AHAs e PHAs: Entenda para que serve cada ácido queridinho da skin care!
Publicado em 28 de fevereiro de 2024 12:30
Por Débora Tavares | Estagiária
Escrevo sobre beleza e estilo. Nas horas vagas sou noveleira e maratono vídeos de gato.
Esses ácidos aparecem com frequência nas fórmulas de produtos para cuidar da pele. Saiba para que serve cada um e quando usar!
BHAs, AHAs e PHAs: Entenda para que serve cada ácido queridinho da skin care!© Shutterstock
Veja + após o anúncio

Os ácidos representam um grupo muito diverso nos tratamentos para a pele. Seja qual for a sua queixa, existe um ácido que pode te ajudar ao ser inserido na sua rotina de skin care . Alguns viraram febre, como o ácido hialurônico, mas antes de investir, é importante conhecer qual o melhor ácido para sua pele.

Por isso, esclarecemos quais as principais funções dos principais ácidos dos produtos para pele: os AHAs, BHAs e PHAs, além das diferenças entre eles, na matéria a seguir.

Ácidos AHAs vs. BHAs vs. PHAs: Qual a diferença?

Os AHAs vêm principalmente de frutas e vegetais. Eles atuam na camada mais superficial da pele, a epiderme. Agem esfoliando a pele quimicamente, ou seja, sem estimulação física, reduz o tamanho dos poros e deixam a pele mais fina e viçosa. Dentro desse grupo, existem os PHAs, que apresentam moléculas maiores que o resto do grupo e, por isso, são mais suaves e hidratantes.

Veja + após o anúncio
O ácido salicílico é o único ácido BHA para pele

O ácido salicilico é o melhor ácido no combate a acne e cravos, pela sua afinidade com o óleo. É como se ele fosse atraído pelo sebo, em camadas mais profundas da pele, o que resulta em uma ação anti-inflamatória eficaz e a desobstrução intensa dos poros. Promove a renovação celular em peles acneicas, com poros dilatados e peles maduras.

Os principais ácidos de cada grupo
  • AHAs: ácido lático, ácido cítrico, ácido mandélico, ácido málico, ácido glicólico e ácido tartárico.

 

Veja + após o anúncio
  • BHAs: ácido salicilico,

 

Veja + após o anúncio
  • PHAs: gluconolactona, ácido lactobiônico e galactose.

    Veja + após o anúncio
Qual o melhor ácido para a pele?
  • Se você sofre com espinhas internas, poros muito dilatados, oleosidade em excesso o ácido salicílico é o ideal.

 

Veja + após o anúncio
  • Se você tem pele sensível: prefira usar os ácidos PHAs, que são mais hidratantes e não agridem a pele.

 

Veja + após o anúncio
  • Se você tem muitos sinais, marcas e manchas: os ácidos AHAs são os melhores. Estimulam a produção de colágeno e renovam a pele.

Pode usar mais de um ácido?

Sim, nada impede que os ácidos sejam combinados com outros ácidos e outros tratamentos de acordo com a necessidade da sua pele, o que é esclarecido em uma consulta com um dermatologista.

#1 - Tônico renovador, Sallve

O tônico renovador da Sallve combina ácidos AHAs: ácido glicólico, lático e málico. Eles esfoliam a pele quimicamente, controlam a oleosidade e uniformizam a pele. Ideal para quem tem cicatrizes, linhas finas e manchas.

© Reprodução, Amazon

#2 - Tônico Ácido Salicílico 2%, Creamy

O tônico da Creamy é ideal para tratar a oleosidade da pele, além de também conter em sua fórmula ativos calmantes para as peles mais sensíveis ou sensibilizadas. Ele combina o óleo de melaleuca, ácido salicílico a 2% e complexo pré e pós-biótico, que preserva as bactérias benéficas para a pele e impede a proliferação de bactérias e fungos nocivos.

© Reprodução, Amazon

#3 - Sérum 2% Alfa-arbutin + 10% Gluconolactone, Principia

O sérum renovador da Principia regula a pigmentação da pele, combatendo manchas, além de também promover uma esfoliação suave. Hidrata e protege a barreira natural de proteção da pele.

© Reprodução, Amazon

*Os preços que constam na matéria são datados do Dia da publicação e podem sofrer alterações.

** A Webedia pode receber uma compensação nas compras realizadas no link desse conteúdo. Esse aviso representa nosso comprometimento e transparência com você.

Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana