Ana Maria Braga está perto de completar 25 anos de Globo, onde comanda desde outubro de 1999 o "Mais Você", e fez a emissora carioca tomar uma importante decisão. Isso ocorreu após a apresentadora contratada em junho daquele ano jogar para escanteio os rumores de uma aposentadoria. Ao mesmo tempo, Ana Maria Braga vê seu nome ser envolvido em uma provável contratação de Eliana pela rede líder.
Mas que decisão foi essa tomada pela Globo? A emissora carioca decidiu produzir um documentário para passar a limpo a carreira de Ana Maria Braga e a equipe de jornalismo em São Paulo já toca o projeto, semelhante àqueles para Galvão Bueno e Xuxa, no qual a rainha dos baixinhos abriu o jogo sobre polêmicas envolvendo Marlene Mattos.
Em um primeiro momento, foi cogitado que Ana Maria Braga recebesse a homenagem no projeto "Tributo", que já teve edições com Lima Duarte e Laura Cardoso, cujo filho morreu três dias após o nascimento. Segundo a colunista Carla Bittencourt, do "Notícias da TV", a Globo achou melhor produzir um documentário do que um especial de uma só parte.
Ana estreou na TV nos anos 1970 na extinta TV Tupi. No começo dos anos 1990, regressou para a televisão, agora pela Record no "Note & Anote", em uma época de "vacas magras" na emissora paulista, conforme a própria Ana revelou em entrevista no ano passado. O sucesso fez o programa ser exibido ao longo de toda a tarde e a comunicadora ganhar uma atração noturna e semanal que levava o seu nome.
Em abril de 1999, Ana deixou a Record e dois meses depois assinou com a Globo. Primeiro, seu "Mais Você" era vespertino, porém acabou se transformando em matinal tempos mais tarde.
O documentário sobre Ana Maria irá ser disponível no Globoplay após o doc que irá recordar as Paquitas. Acontece que esse projeto não tem previsão de lançamento. Ao mesmo tempo, Tony Tornado, Susana Vieira e Neusa Borges são alguns dos nomes que terão vez no "Tributo", assim como Manoel Carlos.