Morte do cachorro Joca: tudo sobre a falha operacional fatal que fez a GOL suspender transporte de cães e gatos
Publicado em 24 de abril de 2024 18:06
Por Rahabe Barros | Reality show e TV
Carioca, libriana e apaixonada pelo mundo de celebs, memes, música e reality show. Setorista de Bruna Marquezine no site (amo!).
Segundo informações do G1, o atestado de óbito de Joca indica falecimento por parada cardiorrespiratória, mas os motivos ainda não foram esclarecidos
Morte do cachorro Joca: tudo sobre a falha operacional fatal que fez a GOL suspender transporte de cães e gatos© Reprodução, Instagram/@jfantazzini
Veja + após o anúncio

Joca, um cachorro da raça Golden Retriever, saiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e deveria ter sido encaminhado para Sinop (MT). No entanto, por conta de uma falha operacional, o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (CE) e quando o dono, João Fantazzini, conseguiu reencontrar o cão, ele já estava morto dentro do canil da empresa.

Após polêmia, a Gol suspendeu por 30 dias as vendas do serviço de transporte de cães e gatos prestado pela GOLLOG Animais, e do produto Dog&Cat + Espaço, para viagens realizadas no porão da aeronave. De acordo com a companhia aérea, a decisão é para que a empresa possa se dedicar totalmente a concluir o processo de investigação do ocorrido.

Joca morreu por parada cardiorrespiratória

Segundo informações do G1, o atestado de óbito de Joca indica falecimento por parada cardiorrespiratória, mas os motivos ainda não foram esclarecidos. "A companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação", afirma a Gol.

Veja + após o anúncio
Presidente do Brasil, Lula faz cobrança após morte do cachorro

Nesta quarta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou a Gol e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) sobre a morte do cachorro. "Eu acho que a Gol tem que prestar contas, acho que a Anac tem que fiscalizar isso e acho que a gente não pode permitir que isso continue acontecendo no Brasil", disse Lula.

Usando uma gravada com desenho de um cachorro, o presidente contou ainda que escolheu a peça como uma forma de protesto após morte de Joca. "A minha gravata tem um desenho de um cachorrinho. Eu coloquei de manhã em protesto ao que aconteceu."

Anac apura morte de Joca

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instaurou processo administrativo para apurar os motivos que levaram à morte do cachorro Joca. "A Anac solicitou à Gol detalhes sobre as condições de transporte do animal, o seu envio para localidade diversa da contratada e as condições para a prestação desse tipo de serviço. O objetivo é abrir processo de fiscalização conforme as constatações apuradas", diz o órgão em comunicado.

Veja + após o anúncio

Regras para transporte de animais

A Anac afirma que o transporte de animais de estimação e de assistência emocional, quando ofertado pelas empresas aéreas, implica a responsabilidade destas pelos animais transportados desde o embarque até o recebimento, aplicando-se as disposições constantes do contrato firmado entre as partes. "Nos casos de dano causado ao animal de estimação ou de assistência emocional no decorrer do transporte, o transportador aéreo deverá indenizar o passageiro", finaliza o órgão em nota.

Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana