Home
últimas
Famosos Brasileiros
Famosos Internacionais
Famosos na praia
Filhos de famosos
Fotos de famosos
Vídeos
Namoro
Instagram dos famosos
Principais notícias
Todos os temas
Novelas
Novela A Dona do Pedaço
Novela Bom Sucesso
Novela Éramos Seis
Malhação - Toda Forma de Amar
As Aventuras de Poliana
Novela Topíssima
Novela Amor de Mãe
Resumo de novelas
TV
Domingão do Faustão
Masterchef Brasil
Caldeirão do Huck
Mais Você
Encontro com Fátima
Fantástico
Famosos
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa
Sasha
Anitta
Grazi Massafera
Ivete Sangalo
Kate Middleton
Meghan Markle
Marilia Mendonça
Gusttavo Lima
Camila Queiroz
Sabrina Sato
Michel Teló
Juliana Paes
Beleza e estilo PB valendo 27/08/19
Cabelo
Make
Moda
Dieta & Saúde
Beleza & Estética
Especial Arezzo valendo
Últimas notícias
Biografia

Criada pelo investidor escocês Robert Fraser em abril de 1907, a marca teve como inspiração as famosas sandálias tradicionais japonesas feitas com tiras de tecido e solado de palha de arroz. Na época, Fraser, pouco tempo depois de chegar ao Brasil, se uniu a um grupo de empresários para criar a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados, que, posteriormente, mudou de nome para Alpargatas São Paulo.

Em 1958, porém, o escocês passou a fabricar uma versão melhorada de sua inspiração. A palmilha da nova sandália possuía uma textura que reproduzia pequenos grãos de arroz e ainda trazia um diferencial: eram feitas de borracha. Um produto totalmente nacional que, acima de tudo, garantia um calçado duradouro e confortável.

Devido a sua comodidade, durabilidade e ótimo preço, os brasileiros das classes trabalhadoras se apaixonaram pelos primeiros modelos do chinelo e, a partir disso, nasceu a marca que hoje conhecemos como Havaianas. Embora o design das sandálias fosse de origem oriental, seu nome foi inspirado no Havaí, paraíso do sol e do mar, onde ricos e famosos passavam suas férias na década de 1960. Esse nome era considerado ideal, já que a sandália era adequada para o uso em países de clima quente e tropical, pois deixava os pés descobertos, evitando o excesso de transpiração. Entretanto, o mesmo só foi registrado em junho de 1962.

A ideia da sandália se espalhou tão rápido, que, em menos de um ano a marca já produzia mais de mil pares diariamente. Porém, por mero acaso, a evolução da marca se deu quando um lote que deveria ser na tradicional cor azul, saiu verde em virtude de um problema técnico. O que era para ser um desastre, acabou se tornando um imenso sucesso marcando uma nova era para a marca. A nova cor foi tão bem recebida pelo público, que eles começaram a produzir os mesmos chinelos com tiras em outras cores como amarelo, rosa, vermelho e preto. Anos depois, já eram vendidos mais de 80 milhões de pares da sandália por ano.

No entanto, na década de 80 e no início da de 90, a gestão da Alpargatas decidiu por um reposicionamento de marca, para que, ao invés de ser somente associada à classe trabalhadora, atraíssem também os consumidores da classe média. A Havaianas, por consequência, acabou se tornando um item de moda a partir do acrécimo de cores novas e o lançamento de seu primeiro modelo estampado, as Havaianas floral. Porém, o grande boom da marca foi em 1996, com uma versão nova chamada Havaianas Top. Cores fortes, borracha mais macia e o nome gravado em relevo, marcaram o início da comercialização do modelo.

Hoje em dia, detentora de mais de 80% do mercado brasileiro de chinelos de borracha, os números da Havaianas impressionam: são mais de 210 milhões de calçados comercializados por ano, e 10% deles vão para mais de 100 países espalhados pelos cinco continentes. Não é exagero dizer que a Brazilian brand conquistou o mundo.

Fotos de Havaianas