Nascimento: 12 abril 2016
Idade: 6 anos
País: Brasil
"Liberdade, Liberdade" é a novela que ocupa o horário das onze a partir de abril de 2016. A trama de Mario Teixeira é baseada no argumento de Marcia Prates e tem direção artística de Vinicius Coimbra.
Ambientada no Brasil do século XVIII, a história começa no período da Inconfidência Mineira, de Joaquim José da Silva Xavier - o Tiradentes –, e tem sua segunda fase quando família real portuguesa vem para a colônia, nas Américas.
Joaquina (Mel Maia/Andreia Horta) é a filha de Tiradentes (Thiago Lacerda) e Antônia (Leticia Sabatella) nessa obra ficcional. Nascida no Brasil, a menina é criada por Raposo (Dalton Vigh) depois de testemunhar a morte dos pais. Simpatizante pela luta dos inconfidentes, ele se compadece de do sofrimento da menina e a leva para Portugal, passando a chamá-la Rosa a fim de despistar os que ainda perseguiam os inconfidentes.
Nas terras lusitadas, Raposo vê a garota, que cria como a uma filha, se tornar uma mulher forte, decidida e imponente. Sonhadora como o pai. Apesar de ter apoiado a luta dos inconfidentes no passado, ele se transforma num importante fidalgo graças à coroa portuguesa. Portanto, quando os nobres decidem voltar para o Brasil, ele se sente obrigado a ir junto.
A comitiva de Raposo chega ao Rio de Janeiro composta por Rosa, André (Caio Blat), seu filho biológico, e Bertoleza (Sheron Menezzes), escrava alforriada que ele também cria como filha, e portanto, é uma fidalga. Em Vila Rica eles são recebidos por Dionísia (Maitê Proença), a irmã de Raposo e a responsável pela preservação dos bens do irmão no Brasil.
A chegada de Rosa/Joaquina desperta a curiosidade de amigos e inimigos tanto por sua beleza única quanto pelas opiniões fortes e a coragem de ajudar a quem quer que seja, sem distinção de cor ou classe social. Ao vê-la, Virgínia (Lília Cabral), a dona do cabaré, reconhece a menina que ajudou a salvar quando o pai foi enforcado.
Branca (Nathalia Dill), a moça solteira que é o melhor partido da Vila, passou seis anos esperando o noivo, Xavier (Bruno Ferrari), voltar da Europa para se casar. Porém, quando ele chega se encanta por Rosa, o que vai deixar a noiva furiosa.
Rosa corresponde ao interesse de Xavier, pois se identifica com os ideais liberais e de justiça que ele defende. Mas corre perigo quando é reconhecida pelo salteador Mão de Luva (Marco Ricca), que tentou vendê-la em troca de ouro, quando ainda era menina, e agora acredita que ela vale ainda mais sendo adulta.
A elegância da protagonista também impressiona o intendente da cidade, defensor dos valores da família real portuguesa, Rubião (Mateus Solano), e a princípio a admiração é recíproca. Entretanto, Rosa descobre que foi ele quem entregou a luta de Tiradentes para a coroa e matou Antônia, sua mãe.
No Brasil, Joaquina ela se confronta com sua história e descobre mais sobre o pai biológico, os inconfidentes, as diferenças sociais e as agressões aos menos afortunados que acontecem no país, e também sobre as opiniões de Raposo em defesa da coroa. É onde a jovem também descobre o amor, a luta e as consequências das escolhas que fazemos
Personagens: