Nascimento: 28 janeiro 1983
Idade: 36 anos
Profissão: Cantora / Atriz
Signo: Aquário
País: Brasil
Cidade : Campinas
Sandy Leah Lima é conhecida pelo seu primeiro nome, Sandy. É uma cantora, compositora, produtora e atriz brasileira que formou com o irmão, Junior, a dupla "Sandy & Junior", de 1989 a 2007.
Nasceu em 28 de janeiro de 1983, em Campinas, e é filha do cantor Xororó, da dulpa sertaneja "Chitãozinho & Xororó", e de Noely Pereira de Lima. O nome foi escolhido depois que os pais começaram a namorar no dia em que foram assistir ao filme "Grease – nos tempos da Brilhantina", com Olivia Newton-John.
Se o primeiro nome da filha do casal foi em homenagem à personagem principal do filme, o segundo é um nome bíblico, de origem hebraica. Sandy e o irmão mais novo, Junior, se apresentaram em 1989 pela primeira vez, mas o primeiro álbum foi lançado em 1991, o "Aniversário do tatu", que alcançou 250 mil cópias em menos de um mês. A dupla foi um ícone dos anos 90. Sandy, aos poucos, foi se consolidando como uma grande cantora. Já seu irmão, Junior, como um grande instrumentista.
A dupla Sandy & Junior gravou 18 álbuns, muitos deles conquistaram platina e ouro. Sandy e Junior estrelaram um programa da TV Globo, que recebia o nome dos dois, de 1999 a 2003. Na carreira, recebeu diversos prêmios como melhor cantora e participou de projetos paralelos ligados a grandes nomes da música brasileira, como a participação que fez quando tinha 10 anos no programa em homenagem à cantora Elis Regina. Depois dessa apresentação, Sandy foi convidada para parcerias com Pedro Mariano, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Ivete Sangalo. Fez também parcerias com importantes nomes internacionais, como Andrea Bocelli, Enrique Iglesias, Taboo, do Black Eyed Peas, Nerina Pallot.
Em 2007, como o término da dupla, realizou seus primeiros shows solo, com um repertório bem diferente do que costumava cantar com seu irmão: canções de Tom Jobim, Cole Porter e George Gershwin estavam na lista. No mesmo ano participou do show em homenagem aos 50 anos de carreira de Roberto Carlos. Em 2009, a cantora ficou entre as mais tocadas no Canadá com o single "Scandal", na frente de cantoras como Christina Aguilera e Katy Perry. Lançou em 2010 o CD "Manuscrito", e, em 2011, o "Manuscrito ao vivo".
Como atriz, destaque para o papel de Cristal, na novela "Estrela Guia", da Rede Globo, em 2001 e para o episódio "A reacionária do Pantanal", exibido em 2012, da série "As Brasileiras". Casou-se com o músico Lucas Lima, do grupo Família Lima, em 2008, ano em que se formou em Letras pela PUC Campinas.