"The Voice Brasil" é um reality show exibido pela TV Globo desde setembro de 2012. O programa é a versão brasileira do formato original holandês "The Voice of Holland", criado por John de Mol. A direção de núcleo é de J. B. de Oliveira, o Boninho, e a direção geral de Creso Macedo e Rodrigo Dourado, com apresentação de Tiago Leifert.
A atração mantém o estilo das demais versões pelo mundo, priorizando e valorizando a voz do competidor e não julgando a sua aparência ou performance no palco. O vencedor tem direito a um prêmio de R$ 500.000, um contrato de gravação com a Universal Music, gerenciamento de carreira e um carro 0 km.
A equipe de produção do reality musical realiza audições para escolher possíveis participantes em várias capitais brasileiras. A série consiste em 4 fases: audições, batalhas, shows ao vivo e a grande final.
Audições: os candidatos se apresentam para os jurados, que ficam sentados de costas para o palco sem contato visual, apenas ouvindo a voz. Caso o técnico se interesse, ele aperta o botão "Eu quero você" e automaticamente sua poltrona se vira para o palco. O objetivo é que cada técnico forme uma equipe com 12 candidatos.
Batalhas: cada equipe de cantores passa a ser orientada por seu técnico e um mentor, geralmente um cantor convidado para cada grupo. Nessa etapa, dois membros da equipe sobem ao palco juntos e fazem uma "batalha" de voz, cantando a mesma canção. Após a apresentação, o técnico escolhe qual participante da dupla segue para a próxima fase. Nesta etapa, os outros técnicos podem pegar até três membros de outra equipe que tenham sido eliminados.
Shows ao vivo: nessa fase são realizadas as apresentações individuais ao vivo. Cada técnico chega à semifinal com nove participantes. O participante de cada equipe que não recebeu votos suficientes do público e que não foi salvo por seu técnico é eliminado. O competidor restante de cada equipe avança para a final.
Final: quatro concorrentes competem na final e o cantor mais votado é o vencedor da temporada.
Nos bastidores, a competição de talentos conta com um coapresentador. Já passaram pelo programa
Daniele Suzuki (2012 e 2015), Miá Mello (2013), Fernanda Souza (2014), Mariana Rios (2016 a 2018) e Jeniffer Nascimento (desde 2019).
Lulu Santos é o único técnico que está presente desde a primeira temporada. Carlinhos Brown esteve entre 2012 a 2018 e retorna em 2020. Claudia Leitte ocupou uma das cadeiras entre 2012 a 2016. Daniel participou do programa entre 2012 a 2014, sendo substituído por Michel Teló. Ivete Sangalo foi técnica entre 2017 a 2019, e Iza a partir de 2019.
Já venceram o programa, em ordem, Ellen Oléria, Sam Alves, Danilo Reis & Rafael, Renato Vianna, Mylena Jardim, Samantha Ayara, Léo Pain e Tony Gordon.