Ana Paula Arósio está completando 50 anos nesta quarta-feira, dia 16 de julho, e se consolidou como uma das atrizes mais famosas e misteriosas do Brasil nas últimas décadas, e que sempre dá o que falar por suas aparições raras no país, em comerciais e até na Globo, que causou rumores de um possível retorno às telinhas.
Reclusa da fama desde 2010, quando esteve no elenco da série 'Na Forma da Lei', Ana Paula Arósio também foi estrela de 'Terra Nostra' e 'Hilda Furacão', que ganhará uma nova versão com Isis Valverde. Mas sua carreira começou ainda na adolescência como modelo. Aos 14 anos, ela já tinha feito seu primeiro milhão, mas enfrentava muita pressão estética vinda da própria mãe, Aparecida Claudete Arósio.
Em uma entrevista ao jornal Extra, a antiga amiga da atriz, Vanessa Rodrigues, contou ter conhecido a estrela em Praia Grande, no litoral de São Paulo. "Um dia, às 6h estava fazendo alongamento e vejo passar um palito branco e cabeludo. Eu a reconheci das capas de revista", contou ela. "Ela não conhecia ninguém na praia, eu tinha uma turma de 20 pessoas. Chamei a Ana para sair com a gente. Mas a mãe foi até minha casa saber se eu era de uma boa família", emendou.
De acordo com a mulher, Ana Paula Arósio era muito regrada pela mãe, que hoje vive longe da filha em um asilo no interior de São Paulo, impôs uma série de restrições para a jovem na época de modelo, desde a proibição de tomar sol para manter a pele sem bronzeado até a de seguir dietas restritas para não engordar.
"Ela não podia tomar sol, não podia engordar. Pediu uma vez que minha mãe guardasse segredo por ter comido lasanha lá em casa. Dava pena. Aos 14 anos, ela era privada de tudo porque já era modelo. Mas quando estava longe da mãe, se soltava. Entrava nos restaurante cantando, dançando. Era até meio infantil", confessou a amiga.
No auge de sua adolescência, Ana Paula Arósio conheceu um jovem chamado Fabiano Rodrigues, que foi, inclusive, seu primeiro namorado. Mas, de acordo com a amiga Vanessa, que anos depois perdeu o contato com a atriz, a mãe não aprovou o relacionamento pelo fato do rapaz ser pobre, enquanto ela já era bem-sucedida.
"A Ana Paula já tinha dinheiro, uma carreira pela frente. A mãe dela não queria que nada atrapalhasse seu caminho", disparou. Também entrevistado pelo Extra, Fabiano revelou que Ana nunca gostou do ônus da fama: "Namoramos três meses, depois ela foi para Nova York. Mas, enquanto estivemos juntos, ela sempre foi uma menina doce, que detestava ser reconhecida. Andava de boné na rua para não chamar a atenção. Ela nunca ligou para a fama".
"Ela [Aparecida] saía de casa e levava o aparelho de telefone com ela. A Ana tinha que ir à padaria para me ligar. Não me surpreende que hoje ela viva distante da mãe" entregou Vanessa, citando o fato da mãe de Ana Paula Arósio morar em um asilo no interior de São Paulo.