Aparelho transparente: o que você precisa saber antes de usar alinhador invisível nos dentes
Publicado em 3 de fevereiro de 2021 15:15
Por Purepeople
O aparelho transparente ou alinhador invisível permite corrigir o dente sem impactar na estética. Saiba como funciona o tratamento!
Alinhador transparente: tudo o que você precisa saber antes de aderir!
Alinhador invisível é ideal para estética
Alinhador transparente deve ser retirado para higienizar
Aparelho transparente ajuda a melhorar a autoestima
Aparelho transaprente deve ser removido na hora das refeições
Aparelho invisível é mais fácil de higienizar
Aparelho dental invisível pode ser removido
Veja como fica o alinhador transparente na boca!
Veja + após o anúncio

O aparelho transparente ganhou adepto no mundo dos famosos, sendo a aposta de Mel Maia, Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank e outros artistas no momento da correção dentária. O tratamento é feito com um alinhador invisível, moldado com acetato transparente, o que proporciona um sorriso sem as ligas metálicas. A partir disso, o Purepeople entrou em contato com o ortodontista Djalma Faria para esclarecer suas dúvidas na hora de cuidar da saúde dos dentes. Confira!

Aparelho transparente ajuda na estética

O aparelho invisível, como o próprio nome já diz, fica quase imperceptível na boca, por isso muitas pessoas não irão sequer notar o alinhador. "Muitos pacientes têm receio em cuidar dos dentes, principalmente com o passar dos anos, por conta das mudanças na aparência causadas pelos alinhadores convencionais. Nesse caso, os transparentes são praticamente imperceptíveis, contribuindo para manter a autoestima", destaca o dentista.

Aparelho invisível não possui metais

Você já deve ter ouvido falar que o aparelho convencional machuca a boca, às vezes. Isso porque o alinhador possui ferrinhos que podem causar pequenas feridas ou aftas. "A ortodontia com uso de braquete, que são as peças metálicas do aparelho, pode furar a bochecha e machucar a gengiva", explica.

Alinhador transparente é removível

O transparente pode ser removido quando desejado, assim como o aparelho móvel. Diferente do fixo, é possível tirar rapidamente na hora das refeições ou para eventos específicos. Porém, cuidado: evite ficar mais de 4 horas por dia sem o item para não prejudicar e atrasar o tratamento. "Os alinhadores transparentes por serem removíveis proporcionam um maior conforto aos pacientes, uma vez que são feitos sob medida", avisa.

Não há restrição alimentar com alinhador estético

Não é necessário prestar atenção ou mudar a alimentação por conta do tratamento, assim como no uso das lentes de contato. "Os alinhadores precisam ser removidos no momento das refeições", destaca.

Cuidado na hora de tirar o alinhador dental

A facilidade na utilização do aparelho junto com a liberdade na alimentação exigem alguns cuidados especiais. Por isso, fique em alerta na hora de tirar o alinhador. "A remoção deve ser feita com cuidado e ele deve ser colocado em um local apropriado para que não haja contaminações", detalha.

Evite tirar o alinhador invisível constantemente

Poder tirar o aparelho transparente é uma facilidade, porém cuidado para não exagerar, ok? "É necessário que os alinhadores sejam utilizados 20 horas por dia", indica. Porém, tenha em mente que quanto tempo de utilização, maior será a eficácia e a velocidade do resultado. Em especial no início do tratamento, retire o produto apenas para comer e escovar os dentes, ok?

Previsão para duração do tratamento

Através de um software, o dentista, inclusive, consegue precisar, com maior eficácia, o período de tempo em que o paciente deverá usar o aparelho transparente. "Eu consigo mostrar do início ao fim do tratamento, além de cada fase intermediária", pontua. Geralmente, o procedimento dura de 3 a 9 meses, podendo ser estendido dependendo do quadro.

Aparelho ortodôntico invisível é mais fácil de limpar

Não precisa ter medo de ficar com algum resto de comida grudado no aparelho! O transparente facilita a escovação dos dentes por ser removível e ainda facilita a higienização do alinhador. Quer mudar o tamanho dos lábios também? Esclareça as dúvidas sobre preenchimento labial.

(Por Ana Clara Xavier)

Palavras-chave
Lifestyle Beleza & Estilo Beleza & Estética Saúde
Sobre o mesmo tema
'The Masked Singer': quarta temporada vem aí! Participantes, jurados e tudo que você quer saber sobre o programa da Globo
'The Masked Singer': quarta temporada vem aí! Participantes, jurados e tudo que você quer saber sobre o programa da Globo
11 de janeiro de 2024
Jojo Todynho de biquíni antes e depois da bariátrica: 7 vezes em que a cantora mostrou seu corpo real em peças fios-dentais
Jojo Todynho de biquíni antes e depois da bariátrica: 7 vezes em que a cantora mostrou seu corpo real em peças fios-dentais
17 de janeiro de 2024
Notícias similares
Pensando em começar a correr? Veja 4 acessórios que vão te ajudar a melhorar na prática!
Pensando em começar a correr? Veja 4 acessórios que vão te ajudar a melhorar na prática!
2 de abril de 2024
Chocante! Influenciadora perde os lábios e fica com rosto deformado após complicações da harmonização
Chocante! Influenciadora perde os lábios e fica com rosto deformado após complicações da harmonização
6 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias