Batom vermelho: o guia definitivo para acertar na escolha da cor
Atualizado em 29 de julho de 2021 13:57
Publicado em 17 de agosto de 2019 12:28
Por Bruna Vilar
Um clássico é um clássico. E com o batom vermelho não poderia ser diferente: ele é item coringa na bolsa de toda mulher e ajuda a levar ousadia e sensualidade a qualquer produção mais básica. Muitas fashionistas já adotaram um tom para chamar de seu, mas nem sempre essa missão é tão fácil. A make up artista Nathalie Billio dá dicas para escolher o vermelho ideal de acordo com seu tom de pele e objetivo. Vem ver!
Batom vermelho matte: opção dá acabamento mais pigmentado e profissional
Bruna Marquezine tem pele morena e o batom vermelho ideal é mais aberto, com tons alaranjados
Batom vermelho: tons alaranjados funcionam melhor para mulheres com subtom de pele quente
Marina Ruy Barbosa tem pele clara com subtom frio e, por isso, o tom de batom vermelho ideal é o mais puxado para o rosa
Batom Vermelho: mulheres com pele clara e subtom quente combinam com tons de vermelho mais abertos e alaranjados
Giovanna Lancellotti posa com batom vermelho fechado. Batons vinhos podem ser usados por mulheres brancas e negras segundo a maquiadora
Batom Vermelho cremoso: opção tem acabamento mais hidratante e menor cobertura
Batom vermelho para pele negra: tons quentes são ideais, mas a especialista aconselha se jogar!
Marina Ruy Barbosa usa batom vermelho alaranjado e mostra que não existem regras na hora de escolher o seu!
Batom vermelho para peles claras: mulheres com pele clara e subtom quente devem investir em tons mais alaranjados
Batom vermelho para peles claras: pessoas com pele clara e subtom frio devem investir em tons mais frios
Veja + após o anúncio

Batom vermelho é aquele clássico que nunca sai de moda e tem lugar cativo no nécessaire de toda mulher. De tempos em tempos, novas nuances fazem a cabeça das fashionistas e viram item de desejo das mais aficionadas pelo item de beleza, que traz sensualidade e poder a qualquer produção. Mas nem sempre é fácil encontrar um tom para chamar de seu.

Para ajudar a entender melhor as nuances que mais se encaixam a cada tom de pele, a maquiadora Nathalie Billio trouxe um guia no Instagram com tudo o que você precisa saber para se jogar de vez no vermelho e o Purepeople detalha cada dica para você entender melhor.

Tons frios e quentes: quais as diferenças?

A make up artist explica que existe uma divisão básica entre os tons de vermelhos: eles podem ser quentes, frios ou neutros. A cor do pigmento de fundo é a principal diferença entre eles. E é justamente esse fator que deve ser levado em consideração na hora escolher o batom.

No caso do vermelho, tons quentes são mais alaranjados; já os tons frios têm mais pigmento azul em sua composição e são rosados por consequência. Tons neutros, por sua vez, não tendem para nenhum dos extremos e se adaptam bem a qualquer cor de pele.

O batom vermelho é encontrado em várias versões © Shutterstock

O batom vermelho ideal para cada subtom

"A primeira coisa que você precisa saber é que não existem regras", defende Nathalie. Aprender a combinar o subtom da sua pele com a tonalidade do produto é importante para facilitar a compra de um novo modelo, mas não deve ser um impeditivo.

Assim como os batons, a pessoas têm subtons (isto é, as cores de fundo) frios, quentes ou neutros. Segundo a expert, o segredo para alcançar um efeito mais harmônico é casar os fundos de mesma natureza: frio com frio e quente com quente. Mulheres com pele clara podem funcionar melhor em tons mais rosados, enquanto as de pele negra combinam melhor com tons alaranjados e abertos.

"Apesar de existirem teorias, círculo cromático e técnicas para descobrir qual é o tom de vermelho ideal para sua pele, muitas vezes nós gostamos do oposto do que é nos apresentado como o correto - e tá tudo bem, estamos aí para quebrar as regras, né?", reforça.

Maquiagem ideal: como descobrir o seu subtom

De acordo com Nathalie Billio, existem diferentes teorias sobre como descobrir o seu subtom de pele. Há quem diga que pessoas que ficam bronzeadas com facilidade ao pegarem sol têm subtom quente, enquanto quem fica mais avermelhado tem subtom frio. "Mas, como cada ser humano é único, é possível que essas regras se misturem", afirma.

"Se é para falar de teorias, quanto menos contrastante o tom do vermelho com o subtom da pele, mais harmônico. Por isso, geralmente pessoas com subtom quente, aquelas que ficam bronzeadas no sol, ficam muito bem com vermelhos quentes, mais alaranjados. E pessoas com subtom frio, aquelas que ficam avermelhadas no sol, ficam ótimas com vermelhos frios, mais rosados/azulados", explica.

A dica da make up artist é experimentar duas bases diferentes e analisar qual fica mais natural. Mas você se apaixonar por um tom específico, é possível fazer funcionar. Famosas como Marina Ruy Barbosa, em uma produção com terninho em tom lavado, e Camila Queiroz, em um look all white, são a prova disso!

Batom vermelho na pele negra

Nathalie lembra que por muito anos se acreditou que o tom perfeito de batom vermelho para mulheres brancas eram tons claros e, no caso das mulheres de pele negra, os tons mais escuros de vermelho funcionavam melhor. Ou seja, quanto mais claro fosse o tom de pele, mais aberto o tom do vermelho deveria ser.

A especialista em maquiagem, no entanto, reforça mais uma vez que não existem regras. "Acho essa ideia bem ultrapassada, já que Rihanna nos mostrou mil vezes que batom vermelho claro ou escuro fica belíssimo em negras."

Batom vermelho: Rihanna usando três tons diferentes da cor © Getty Images

Tipos de batom: tradicional, líquido ou lápis?

Se a sua dúvida é sobre o tipo de batom ideal, Nathalie tem a resposta: depende do seu objetivo. Batons em bastão (ou tradicionais) costumam estar disponíveis em vários tipos de acabamento, como matte e cremoso, o que proporciona uma cobertura mais pigmentada ou hidratante.

Os líquidos são ótimos para quem deseja lábios mais definidos com facilidade. Se você tem dificuldade para desenhar o formato da boca, os batons em lápis são a melhor opção: eles podem ser matte ou hidratantes, dando um visual natural à maquiagem do dia a dia.

Palavras-chave
Maquiagem Beleza Batom Beleza & Estilo Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Como escolher a melhor bolsa para o seu estilo? Confira 4 dicas essenciais para ajudar na escolha
Como escolher a melhor bolsa para o seu estilo? Confira 4 dicas essenciais para ajudar na escolha
10 de janeiro de 2024
Qual é a cor favorita da Taylor Swift? Esta pode ser a cor certa para você montar seu look para o 'The Eras' em São Paulo
Qual é a cor favorita da Taylor Swift? Esta pode ser a cor certa para você montar seu look para o 'The Eras' em São Paulo
23 de novembro de 2023
Notícias similares
Essa cor de batom não sai da boca das famosas! Saiba qual é a cor do momento
Essa cor de batom não sai da boca das famosas! Saiba qual é a cor do momento
8 de novembro de 2023
Angélica, aos 50 anos, esbanja beleza natural em cliques sem maquiagem e detalhe chama atenção: 'O tempo só valoriza'
Angélica, aos 50 anos, esbanja beleza natural em cliques sem maquiagem e detalhe chama atenção: 'O tempo só valoriza'
31 de janeiro de 2024
BBB 24: Como ter a 'pele de boneca' de Raquele, assunto na casa e nas redes sociais!
BBB 24: Como ter a 'pele de boneca' de Raquele, assunto na casa e nas redes sociais!
29 de fevereiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias